O universo industrial tem grande importância para a criação de mercadorias e serviços que são úteis no dia a dia. A utilização de equipamentos e máquinas específicas para algumas atividades, funcionários experientes e um ambiente amplo para a linha de produção, faz muita diferença nos resultados, proporcionando agilidade e eficiência durante a jornada de trabalho.
Executar métodos de produção adequados para cada segmento são maneiras de conseguir produzir em larga escala e atender as demandas dos clientes.
Existem vários processos que podem ser feitos com segurança e praticidade. A usinagem é uma técnica muito conhecida na indústria, sendo realizada em muitas empresas.
O principal objetivo da usinagem é transformar um bloco sólido de matéria-prima metálica ou não em uma peça e molde. Para que isso aconteça, o uso de máquinas e ferramentas de desgaste mecânico são essenciais durante o trabalho.
As vantagens dos processos de usinagem na indústria
Os serviços de usinar permitem criar itens com formatos, medidas e tamanhos precisos, um ponto muito interessante e que evita o desperdício de peças em vários segmentos.
As áreas que usam componentes que foram usinados são:
- Automobilística;
- Naval;
- Eletrônica;
- Aeroespacial;
- Eletrodomésticos.
Essas são apenas algumas dos inúmeros segmentos da indústria que se beneficia com os trabalhos que são feitos nas empresas de usinagem.
Processos de usinar
A fabricação das peças acontece com a execução de processos diferentes, que consistem na obtenção em grande quantidade ou de acordo com as necessidades dos clientes.
Criar peças é apenas uma das possibilidades da usinagem, já que, algumas firmas usam esse método para remates e reparos de acessórios e componentes metálicos.
Os métodos mais comuns nas companhias são: aplainamento, afiamento, brochamento, burnimento, eletroerosão, fresamento, mandrilamento, retificação, serramento, torneamento e usinagem de precisão, feita com máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado).
Já a usinagem mecânica é a que usa retificadoras, fresadoras, tornos e furadeiras.
Tornos mecânicos e suas funções
O torno é uma máquina-ferramenta que pode usinar peças em formatos geométricos. A operação deste equipamento acontece, girando a matéria-prima presa em um cabeçote placa com 3 ou 4 castanhas, enquanto a ferramenta atua dando o formato ideal, de acordo com os esboços e desenhos da peça.
Um torno CNC automático é a melhor opção para as empresas que realizam serviços de produção em grande quantidade. Essa máquina permite um controle das operações, ou seja, definir o número de peças, através das coordenadas X (vertical) e Z (longitudinal).
O acabamento de qualidade, economia de materiais e tempo reduzido de serviço são as vantagens que um equipamento CNC oferece.
A tornearia CNC é uma ferramenta que consegue produzir componentes e peças com os seguintes materiais como a madeira, metal ou plástico. Pode fazer a função de corte e acabamento, criando formas para aperfeiçoar o item.
As peças que podem ser feitas com a torneação:
- Cones;
- Cilindros;
- Esferas;
- Eixos;
- Polias;
- Roscas.
A importância da soldagem nas atividades industriais
A soldura é um processo que tem como objetivo a união pontual de dois materiais, similares ou não. Essa ligação após a finalização, se torna permanente. Há dois processos de soldagem que podem ser executados, dependendo dos materiais e estruturas que necessitam de solda.
O método de soldagem por fusão se baseia que envolve o aquecimento, calor e fusão parcial das duas partes que precisam ser unidas. Já a soldagem por pressão consiste na deformação localizada.
A máquina de solda mig é muito usada no segmento automobilístico, espacial e naval, graças a sua qualidade, eficiência, não exige um acabamento pós-solda, rapidez no processo, mínimo de perdas, maior rendimento e versatilidade são os benefícios deste equipamento.
Pesquisar o custo de compra dessa maquinário é a solução para conseguir utilizá-lo como um complemento nos processos de usinagem.
A solda de manutenção é um meio utilizado como um jeito de prolongar o tempo de vida útil dos equipamentos no ambiente industrial. Os pontos positivos desse procedimento estão relacionados a economia de capital e a redução de paradas durante as atividades.
O equipamento usado para os casos de reparos é o retificador, que consegue soldar vários tipos de metal e as máquinas de solda tig que são muito versáteis.
O calibrador tampão liso tem a função fazer a inspeção, ou seja, é uma ferramenta que verifica a dimensão de furos. Esse item é frequentemente utilizado na fabricação de peças na indústria metal-mecânica, é uma excelente solução para os casos de medição durante a produção.
Portanto, os serviços de usinagem são muito relevante, ajudando no desenvolvimento de mercadorias e bens em vários segmentos diferentes e fortalecendo as atividades da indústria, proporcionando reconhecimento das pessoas, que passam a valorizar essa área tão importante.