A constante modificação do modus operandi das indústrias se dá, principalmente, pela movimentação contínua das possibilidades de aplicações tecnológicas para a ampliação da linha de produção industrial.
O avanço significativo das tecnologias no mercado industrial permite que as indústrias insiram equipamentos modernos, eficientes e oferecem, principalmente, a possibilidade de que as máquinas sejam controladas por comandos computadorizados.
Essa mudança é fruto do trabalho da automação industrial, um dos principais campos de pesquisa industriais, que estuda e aplica técnicas diversificadas de inovação, tanto na produção quanto na manutenção dos aparatos da indústria.
Nesse texto apontaremos equipamentos e meios que a indústria utiliza cada vez mais para a otimização de suas atividades.
Empresas especializadas
A aplicação dessas estratégias é obtida pelas indústrias por meio da contratação de empresas de automação industrial. No estado de São Paulo, que possui o mais avançado e tecnológico setor industrial, existem diversas empresas espalhadas pelas cidades para atender a demanda das fábricas.
As indústrias podem, por exemplo, contratar empresas de automação industrial em Guarulhos, sendo essa localidade um importante polo industrial do estado.
Essas empresas contam com profissionais especializadas, principalmente, os chamados técnicos em automação industrial, além dos mais modernos dispositivos do mercado.
Dispositivos tecnológicos
Existem algumas ferramentas disponibilizadas por essas empresas que é importante dar destaque, como o rele de segurança NR12.
Esse equipamento é fundamental, principalmente, na proteção de máquinas, sendo cada dispositivo desse instalado a uma máquina individual.
A função dele é simples: quando há, por exemplo, queda de energia em determinado setor da indústria, e uma máquina está no meio de um processo, esse aparelho serve como fornecedor de energia para à determinada máquina.
Graças a esse sistema, são evitados diversos prejuízos, já que a queda de energia pode causar um curto circuito na instalação da máquina, fundamentalmente, em seu motor, fazendo com que a máquina precisasse ser trocada.
Isso causaria, além de muito prejuízo financeiro, uma perda de tempo desnecessária com a construção e a instalação de uma máquina no lugar da danificada.
Motores industriais e manutenções necessárias
A principal peça de uma máquina, que é a responsável pelo ligamento e por manter o funcionamento da atividade desse maquinário, são os motores. Todos os equipamentos necessitam de um motor para conseguirem executar sua função de maneira completa.
Eles podem ser feitos, por exemplo, com variações de correntes elétricas presentes no sistema, como os motores trifásicos. Esse tipo de motor é um dos mais encontrados nas indústrias, e por conta da aplicação de inversores de frequência eles se tornam ainda mais eficazes.
Os inversores de frequência, como o próprio nome já indica, são aparelhos incumbidos de realizar a mudança de frequência, alterando a corrente elétrica de fixa para variável, podendo fazer essa mudança no controle das frequências de acordo com a necessidade do trabalho que será realizado.
Caso esse equipamento apresenta falhas no seu sistema, ou na sua construção, é necessário realizar o conserto de inversores de frequencia weg, com empresas especializadas no reparo nesse tipo de equipamento específico.
Também existem diferentes tipos de motores, usados nas mais variadas máquinas industriais. Cada motor tem uma especificidade exclusiva, por exemplo, na forma como ele funciona.
Conheça alguns tipos de motores muito utilizados na indústria e também em outros setores:
- Motores elétricos;
- Motores pneumáticos (ar comprimido);
- Motor por combustão interna ou externa;
- Motor híbrido.
Já na manutenção do motor em si, existem algumas maneiras de conduzir, de acordo com o problema apresentado. Um dos principais processos de reparo de motores, é a retificação, realizadas em empresas peritos em retifica de motores.
Essa prática consiste na retiramento de uma peça do motor que está com defeito, efetuando os reparos necessários nessa peça, sem que haja a necessidade de fazer a troca do objeto.
A estratégia da retífica de motores é importante, pois evita que um material seja descartado, ajudando no controle de gastos e reposição.
Demais manutenções
Essa é uma das formas de manutenção industrial, aplicada a um material específico. Mas, existem diversas maneiras de executar reparos e consertos em equipamentos, utilizando diferentes dispositivos, como soldas e também o sensor indutivo.
Esse sensor é um equipamento muito usado nos dias de hoje no setor industrial, pois por meio de um campo magnético presente na sua extremidade, ele permite visualizar se há aproximação de materiais metálicos nos equipamentos.
Ele também é utilizado para detectar alguns materiais que não possuem alta resistências, estando propícios para sofrerem com falhas e quebras.