No setor industrial, tudo e quanto é tipo de equipamentos que sirvam para melhorar o funcionamento das demais máquinas são sempre bem-vindos. Independente do setor, a indústria necessita de mão de obra qualificada e de aparelhagem tecnológica, como é o caso do aquecedor solar, por exemplo.
Além de ser um grande aliado ao meio ambiente, esse tipo de aquecedor diminui constantemente o gasto com energia elétrica, o que o torna uma grande vantagem ao bolso do empreendedor.
Entretanto, muitos empresários do ramo industrial desconhecem esses tipos de equipamentos que, ao mesmo tempo, são funcionais e produtivos a qualquer empresa.
Por essa razão, produzimos este conteúdo especial com 3 equipamentos que podem aprimorar a sua indústria. Continue com a leitura a partir dos próximos tópicos deste artigo.
1. Controle de acesso
Toda empresa necessita de um equipamento capaz de realizar o controle de acesso de forma automatizada e segura. Afinal, ninguém quer que pessoas não autorizadas entrem nas dependências na indústria, não é mesmo?!
Por conta disso, é imprescindível contar com um sistema de segurança, que seja capaz de identificar e armazenar dados das pessoas que realmente podem entrar na empresa.
O Chaveiro de Proximidade é um desses aparelhos, uma vez que possui métodos de identificação por meio de senha numérica, que pode ser digitada em um teclado de touch screen.
Dependendo do fabricante, o equipamento permite o cadastro de até 4 senhas ou o uso de 5 chaveiros. Ainda assim, existem outros modelos confiáveis no mercado, tais como:
-
Controle de acesso por cartão;
-
Acesso por biometria;
-
Modelo de sobrepor para portas de vidro;
-
Reconhecimento facial;
-
Dentre outros.
Em suma, a principal vantagem desses tipos de equipamento, incluindo o sistema de chaveiro, é a segurança máxima dentro de cada indústria. Além disso, o sistema dispensa manutenção periódica, uma vez que conta com o auxílio de tecnologia de ponta.
2. Aquecedor
Assim como foi mencionado no início deste artigo, existem diversos aparatos que potencializam as atividades acerca da indústria, e o aquecedor, que funciona por meio de energia solar, é um deles.
O aparato promove a usabilidade de energia limpa, renovável e não poluente. Ainda assim, para a indústria que é engajada com o meio ambiente, o uso de energia térmica evita o alagamento de áreas impactadas pela construção de usinas hidrelétricas.
A instalação de aquecedor solar tem efeito positivo na maioria dos processos industriais, onde água quente deve ser usada, pois é muito mais vantajoso aquecer o líquido com energia solar, do que com gás, por exemplo.
Por fim, o aquecimento decorrente de energia solar, potencializa a combustão da água, diminui o consumo de energia elétrica e, consequentemente, reduz os custos da empresa no fim do mês.
Para ter uma ideia, um chuveiro elétrico de 4.500W de potência, consome energia equivalente a 300 lâmpadas ligadas de uma só vez. A economia para quem coloca um aquecedor solar, por exemplo, pode chegar a 80% na redução da conta de luz.
3. Sistema de gestão
Independente do tamanho ou setor, o sistema integrado de gestão industrial é importantíssimo, principalmente para garantir o sucesso nos processos organizacionais.
O equipamento não somente melhora os processos internos, como simplifica a gestão financeira.
A indústria, neste contexto, deve contar com um sistema que integra todos os procedimentos empresariais, como cadastro de funcionários, controle e demais assuntos, tudo em apenas um software de gestão.
É com esse tipo de sistema que a indústria otimiza a rotina da organização, cortando processos manuais e melhorando muito o desenvolvimento da empresa. Partindo desse pressuposto, confira algumas vantagens do sistema de gestão:
-
Melhora o controle de processos;
-
Evita retrabalhos;
-
Informações assertivas e confiáveis;
-
Layouts para cada setor da empresa;
-
Processos mais ágeis;
-
Redução de erros.
Cabe destacar que esse tipo de sistema melhora todos os processos, envolvendo o funcionário com a empresa. Isso aumenta a credibilidade do local, diminui o tempo com etapas burocráticas e ainda garante um maior controle de informações acerca dos setores de cada organização.
Afinal, esses três equipamentos são importantes?
Em suma, os três equipamentos citados neste artigo, não só melhoram os processos organizacionais de uma empresa, mas têm papéis importantíssimos na diminuição de custos, com outros procedimentos manuais, como a folha de ponto, por exemplo.
A partir do momento em que o empreendedor do setor industrial tem em mente que precisa melhorar os processos, os tornando automáticos, a empresa em questão começa a evoluir atrelada à tecnologia.