O jateamento consiste em uma operação em que um equipamento é responsável por propulsionar certo fluxo de materiais em uma alta pressão numa determinada superfície, podendo torná-la lisa ou rugosa, ou ainda dar formas e, até mesmo, fazer a remoção de superfícies contaminantes que estejam presentes.

O procedimento é comumente utilizado para fins de pintura em metálicos, remoção de ferrugem e outras operações.

O jateamento permitido convencionalmente pode oferecer uma diversa variedade de materiais abrasivos para tal operação, onde cada um deles possui um uso determinado e específico, podendo ser: bicarbonato de sódio, areia e, até mesmo, cascas de nozes trituradas.

Dar formato, restaurar ou reformar um item que possua acabamento em metal ou aço requer uma série de passos que sejam capazes de remover por completo a ferrugem, cromagem ou tinta já existente na superfície do aparato, combinando um acabamento perfeito e acessível.

Lixar à mão é um dos métodos mais básicos que podem ser utilizados a fim de deixá-la pronta para que possa receber um novo acabamento. Entretanto, esse método pode ser cansativo e bastante demorado.

Características e vantagens do jateamento com gralha de aço

Tendo como principais funções limpar, polir e proteger materiais, o jateamento com gralha de aço consiste em um serviço usado em diferentes segmentos industriais que fazem uso de matais, já que este é de suma importância para maximizar a resistência de outros materiais, garantindo uma maior durabilidade, o que acaba permitindo também uma boa atuação à longo período já que o metal fica protegido das inúmeras corrosões que podem ocorrer no ambiente de trabalho.

Este serviço vem se tornado um dos mais requisitados devido a qualidade e eficiência envolvidas em sua performance.

A granalha de aço é recomendada para este tipo de procedimento por apresentar características que tendem a tornar a sua fragmentação mais difícil, possibilitando assim um trabalho mais eficiente e abrangente.

O serviço pode ainda gerar diversos benefícios ao cliente. O procedimento possui um baixo custo e o material utilizado pode suportar até 400 ciclos, o que ainda reduz gastos com troca de materiais.

O jateamento com granalha de aço é realizado de forma rápida, já que o material é impulsionado por turbinas, o que tende a aumentar sua velocidade, realizando um trabalho mais ágil e acelerado, gerando otimização de produtividade e lucros.

O procedimento ainda conta com vantagens como:

  • Baixo custo operacional;
  • Velocidade de limpeza;
  • Uniformidade no acabamento;
  • Menor desgaste;
  • Menor geração de pó.

O que é o hidrojateamento industrial?

Os serviços de hidrojateamento industrial consistem em um método utilizado para a limpeza de diversos equipamentos, de modo a preparar a superfície do local para receber a pintura futura.

A técnica é efetuada com o auxílio de conjuntos motobombas que possuem jatos d’água com alta pressão que variam de 5.000 a 45.000 psi e diferentes vazões, além de contar com outros dispositivos específicos para determinadas aplicações, o que visa maximizar a eficiência do jato.

Dentre as aplicações que uma empresa de hidrojateamento oferece, destaca-se a limpeza de:

  • Caixas de gordura;
  • Áreas alagadas;
  • Poços;
  • Redes de esgoto;
  • Caixas d’água;
  • Caldeiras;
  • Fossas;
  • Controle de pragas;
  • Dedetização.

Uma preparação adequada de superfícies antes de começar a pintura é fundamental para que a durabilidade do trabalho possa ser garantida.

Por meio do hidrojateamento, a superfície, seja ela metálica ou de alvenaria, mantem-se intacta ao mesmo tempo em que as outras impurezas como borracha, plástico e tinta são retiradas.

O procedimento á capaz de substituir outros que sejam mais agressivos, principalmente o próprio jateamento abrasivo.

Já que o hidrojateamento faz uso de somente água potável, este acaba obtendo diversos benefícios em relação ao método convencional, como por exemplo: não expor os trabalhadores a riscos que sejam relacionados aos produtos químicos que são utilizados; é mais amigável com o meio ambiente.

Além disso, não produz faíscas nem gera resíduos particulados, podendo ser utilizado em locais que possuam riscos de explosão ou qualquer outra região; não danifica os equipamentos que estão sendo limpados, o que não gera outras despesas como trocas de equipamentos; possuem graus de limpeza mais profundos e garante melhores resultados.

Um fator que merece ser destacado é que os trabalhadores devem fazer uso dos equipamentos de proteção individual específicos, que garantem uma maior segurança aos envolvidos.