Quem utiliza máquinas estáticas, ou seja, sem movimentos, sabe o quanto é importante mantê-las bem vedadas, possível com o anel oring, especialmente quando se fala em produtos em forma gasosa ou líquida.

Uma ótima solução para vedação é o anel oring, um dispositivo versátil de vedação que possui muitas vantagens, sendo muito bem aplicado em sistemas pneumáticos e hidráulicos.

Veja as principais vantagens:

  • Requerem pouco espaço;
  • Tem boa vida útil;
  • Quando há falha, é de fácil identificação;
  • Trabalham com diversos tipos de pressão.

Com seção transversal em formato de círculo, é geralmente utilizado com o objetivo de vedar peças de máquinas sem movimento.

Dependendo da condição, pode ser aplicado ainda, em sistemas dinâmicos, com movimentos rotativos, oscilantes e em forma de eixo.

O interessante, é que esse material é muito versátil, podendo ser encontrado nos mais diversos materiais e também, durezas, adequando-se bem nas diversas aplicações em que é empregada.

Como funciona?

O anel de vedação, é alojado em ranhuras já dimensionadas, submetendo a seção do anel à carga de pressão. Desta maneira, é assegurada a vedação inicial do sistema.

Então, a pressão do fluído exercida sobre o anel, pelo fluido, faz com que ele deforme-se. Essa ação é responsável por comprimi-lo contra a outra parte da ranhura.

Fazendo com que o sistema seja vedado. No entanto, quanto mais o anel é submetido a pressão, mais tem chances de sofrer com exageradas deformações.

Mas isso pode ser controlado, basta observar as folgas, que são os espaços existentes entre o diâmetro da haste e o diâmetro interno do cilindro.

É importante verificar ainda, a dureza do anel, mediante a sua usabilidade. Dessa forma, para diminuir a possibilidade de ruptura, você pode aumentar a capacidade do anel.

Para que ele suporte melhor as pressões, usando o anel anti extrusão. Esse item elimina a folga diametral do sistema.

Para a fabricação do anel é utilizado borracha com dureza muito alta, entre 80 e 90 Shore A.

A medida Shore A, é um sistema que mede a dureza dos elementos, numa escala que vai até 100. Outros materiais de fabricação são o nylon e o teflon.

Utilização em equipamento estático

A vedação em equipamento estático é muito utilizada em assentos de válvulas e uniões e também em tampas.

Desta forma, quanto mais o espaço de folga é fechado, maior é a capacidade que o anel estático tem de suportar a pressão.

Quando a superfície do anel compressor é lisa, que podem fazer contato metal com metal, o anel oring consegue suportar altas pressões.

Geralmente, as fabricantes fornecem dimensões padronizadas, facilitando o alojamento destes anéis.

Utilização em equipamento dinâmico

O anel oring também adapta-se bem em sistema pneumáticos e hidráulicos, com pequenos diâmetros, pressões moderadas e pequenos cursos.

Elas podem até adequar-se em outros sistemas, no entanto, não são recomendadas para sistemas que possuem velocidade muito baixa.

Isso faz com que os atritos aumentem, ocasionando desgaste do anel. Em sistemas com movimentos rotativos, geralmente, não há a aplicação do anel oring.

Pois, as velocidades são muito baixas. É importante atentar-se para não alojar o anel na parte estacionária da máquina e também, que ele não tenha a função de bucha.

Como montar?

Durante a montagem, o anel oring é comprimido, isso irá garantir a pressão inicial no sistema. No entanto, a compressão pode causar danos aos anéis.

Assim, para facilitar a montagem e ainda diminuir o risco de vazamentos, que podem ser ocasionados por anéis danificados, deve-se eliminar os cantos vivos em que o anel oring irá passar.

Utilizando também, chaveta, arruela e rosca, quando ele ficar alojado após os canais. Partículas abrasivas e rebarbas podem desgastar prematuramente os anéis.

Anel de borracha para corrimão

O anel de borracha para corrimão é um item muito importante, pois é utilizado para fazer a sinalização visual em degraus, rampas e escadas.

Podendo ser ainda, utilizado na borda do piso mas, em cor que contraste com ele. Em relação ao corrimão, o anel de borracha é sempre o mais indicado.

Uma vez que contrasta com a textura da maioria dos materiais. Ele servirá ainda, para orientar quanto aos pavimentos, no início e também ao final das rampas e escadas.

O anel de borracha para corrimão, é um importante aliado na ambientação de deficientes visuais, desta maneira, eles conseguem perceber, por exemplo, mudanças bruscas de direção.

Bem, hoje você aprendeu um pouco mais sobre o sistema de vedação que utiliza o anel oring, compreendendo ainda, a maneira certa de utilizá-lo para aumentar sua vida útil.

Pôde entender também a importância do anel de borracha para corrimão, especialmente para deficiente visuais.