A bomba centrífuga possui a função de transferir todo os líquidos a atividade de uso, desde o uso doméstico até o uso comercial ou externo.

De modo geral , a bomba de água centrífuga possui impulsores que realizam a transferência do líquido por energia centrífuga por meio de uma pressão que produz o fluxo de bombeamento em alta frequência.

Esses modelos de bombas podem ser aplicadas em diversos sistemas, até mesmo industriais, em condomínios ou em residências comuns, tudo depende da necessidade e do tamanho da distribuição do local.

Dentro de cada bomba centrífuga existem componentes que ajudam o produto circular e funcionar normalmente. O primeiro é o impulso que, geralmente, é feito no material enlatado em ferro, que pode se manter aberto ou fechado.

Esse produto precisa se manter fechado na parte da frente por questão de segurança e lacrado com uma proteção de mortalha.

Os impulsores abertos precisam se manter rodando em baixa frequência, distribuindo o peso para os eixos. Já os impulsores fechados são responsáveis por distribuir a mesma velocidade, de modo mais eficiente.

Centrifuga horizontal

A bomba centrífuga horizontal ou vertical trabalha em modo mecânico, no qual o motor trabalha por meio do uso da energia hidráulica. Essa energia é convertida para pressão e leva o líquido até as torneiras e duchas.

A centrífuga horizontal costuma trabalhar com o líquido desenvolvido em grande escala, assim a sua elevação acontece desde o centro, até que seja expulsa pela lateral do equipamento.

Além da bomba centrífuga é possível trabalhar com outros modelos de bombas, como:

  • Bombas de engrenagem;

  • Bombas caminhão;

  • Bombas de palhetas;

  • Bombas mancalizadas.

Hoje no mercado é possível encontrar diversos produtos centrífugas, trazendo diversas funções e utilidades para o dia a dia, como exemplo podemos destacar a monoestágio que tem como função causar um recuo maior no local em que é instalada.

Sendo assim, o modelo ela é aplicado para movimentar todos os fluidos e líquidos.

Vale mencionar que o modelo de bomba centrífuga monoestágio é utilizado somente em um estágio, sendo assim existe somente uma engrenagem de rotação.

Bombas de água para irrigação

Atualmente é muito comum encontrar inundações e vazamentos de água durante a sua transferência de um tanque para outro e, até que seja realizado o processo de secagem, podem aparecer pequenos danos no material e gerar oxidação.

Por isso, nas instalações atuais é indicado a instalação de bomba de água para irrigação, que proporciona diversos benefícios caso seja utilizado de modo correto.

Esse produto facilita no transporte da água, assim, independentemente do ambiente em que está instalado, ele evita atritos e vazamentos devido a sua vedação mais completa e eficiente.

Além disso, esse tipo de bomba consegue fazer a distribuição para diversos plantios diferentes, podendo responder corretamente a pequenos jardins e também as grandes plantações.

Bomba centrífuga submersa

A bomba submersa é indicada para locais que possuem poços, como casas, chácaras, sítios, indústrias rurais e agriculturas por gerar uma redução da água e filtrar melhor a umidade do local.

Além disso, esse produto realiza a movimentação e bombeamento em uma temperatura de até 30ºC, sendo possível manter a água saudável e limpa.

Ao realizar a instalação de qualquer bomba centrífuga é importante ter todos os certificados de acordo com as normas de segurança, de forma a manter a sua fiscalização e manutenção em dia.

Benefícios e cuidados ao realizar a instalar

A bomba centrífuga submersa oferece diversos benefícios ao realizar a sua instalação, uma delas é por ser um produto extremamente duradouro, o que facilita vida dos produtores rurais.

Ao instalar esse produto é importante verificar se a rede elétrica do ambiente suporta a carga de energia que esse produto consome para que não aconteça danos tanto no aparelho quanto na rede elétrica do local.

Manutenção

Esse produto é um equipamento mecânico, com isso está sujeito a ocorrer falhas caso não tenha uma manutenção regular.

O ideal para evitar desgastes é ficar atento na sua lubrificação, no alinhamento da bomba e na entrada e saída de ar do produto, garantindo uma melhor refrigeração e evitando possíveis ruídos.

Esse produto consome uma grande quantidade de tensão elétrica, por isso ele funciona prioritariamente em 220 volts, tanto nos modelos trifásicos quanto bifásicos.

Vale mencionar quem, caso seja ligado em uma corrente menos como 110 volts, pode ocorrer falhas como oscilações e até risco de queimar o produto.

Outro ponto que merece destaque é que a bomba centrífuga preço é acessível e pode ser encontrada em diversas lojas de materiais de construção.