As Mangueiras e conexões são muito importantes nos processos industriais. Isso porque, é por meio delas que todo o transporte de resíduos e materiais é feito com eficiência e segurança.

De modo geral, elas podem ser encontradas nos mais variados segmentos, em core, materiais e tamanhos diferentes, o que possibilita ao consumidor e ao ramo industrial a liberdade de criação sobre esses itens, que podem ser fabricados sobre medida, de acordo com cada projeto.

Por isso, é importante conhecer melhor suas características e potencialidades. Confira a seguir mais informações sobre esses sistemas.

Mangueiras e conexões: Qual papel desempenham nas indústrias

As mangueiras, assim como os tubos e conexões, são ligadas por pontos específicos, possibilitando o transporte de resíduos dentro de indústrias, sejam eles líquidos, gasosos ou sólidos.

As mangueiras são utilizadas como substitutas dos tubos e, quando implantadas, apresentam enormes vantagens para os ramos que a utilizam. Isso porque elas conferem características como:

  • São flexíveis em sua utilização;
  • Possuem fácil instalação e manutenção;
  • Resistentes à corrosão e a grandes pressões;
  • Podem ser encontradas em diversos formatos e modelos.

O processo de escolha das mangueiras

Versáteis e eficientes, as mangueiras podem trabalhar juntas de um Tubo pneumático (meio condutor de ar comprimido).

Elas também são resistentes e possuem uma longa vida útil, consideradas um excelente investimento, principalmente quando se trata da necessidade de transportar resíduos em segurança.

Elas são instaladas facilmente e, em casos de manutenção, podem ser trabalhadas no local. Além de facilitar o dia a dia das indústrias, as mangueiras podem ser encontradas em vários modelos, que possuem características que variam em relação ao:

  • Material ou resíduo transportado;
  • Temperatura do ambiente;
  • Quantidade de pressão necessária;
  • De qual material é fabricada.

A função de mangueiras e conexões

Com a automação industrial, processo que viabiliza os meios produtivos tanto a níveis quantitativos como qualitativos, foi necessário a implantação de projetos pneumáticos e hidráulicos, assim como itens que fizessem o transporte de resíduos em segurança.

As mangueiras têm sido as principais ferramentas utilizadas nesse ramo, principalmente após o aumento dos processos e a alta demanda das indústrias.

Portanto, esses materiais surgiram como alternativas eficientes, para prestar assistência aos materiais e resíduos que precisam ser direcionados à algum lugar, ou controlar o ar de um ambiente por meio de uma Válvula de recirculação.

As mangueiras industriais estão presentes no cotidiano de todas as pessoas, muitas vezes escondidas e outras vezes visíveis, mas sempre servindo como conexões de itens muito utilizados, como o abastecimento de veículos e os alimentos que passam por processos de industrialização.

Assim, elas se fazem presentes, mesmo que de forma imperceptível, mas ainda assim assumem um papel fundamental em nossa sociedade. Existem vários modelos de mangueiras, o que torna indispensável o conhecimento sobre elas.

Tipos de mangueiras

Com dito, existem vários tipos de mangueiras e para os mais diversos ramos.

Para complementar esse item, muitos sistemas também possuem uma valvula solenoide (válvula que controla os fluidos transportados).

Portanto, na hora de escolher qual é a mangueira ideal para determinado serviço ou projeto, é preciso que o objetivo seja bem definido com a corporação a qual pertence. Dessa forma, o processo de escolha é seguro e pode ser feito mediante à características dos materiais, que podem ou não ser relacionados com os objetivos do projeto em foco.

Existem diferentes tipos de mangueiras e a escolha dentre essas alternativas depende do objetivo que se tem, ou seja, do uso para o qual essa mangueira será destinada. Entre as situações estão:

  • Mangueiras para mineração;
  • Mangueiras para caminhão tanque;
  • Mangueiras para construção civil;
  • Mangueiras de drenagem.

1. Mangueiras para mineração e caminhão tanque

As mangueiras para mineração são utilizadas para atividades que envolvam água ou ar comprimido.

Normalmente, são implantadas em minas, pedreiras e indústrias, ambientes que muitas vezes oferecem riscos aos trabalhadores.

Sua composição é feita de lona e borracha sintética, materiais resistentes e eficientes.

Já no caminhão tanque, as mangueiras costumam ser utilizadas para sucção e recalque, ou seja, para o transporte de asfalto, derivados de petróleo e óleos.

2. Mangueiras para construção civil e drenagem

Feitas de borracha flexível, um material resistente e muito utilizado, as mangueiras em construções civis são utilizadas para demandas relacionadas ao transporte de materiais.

Suas funções nesse segmento envolvem sucção e descarga de produtos abrasivos, que podem ser secos ou molhados, como: areias, fertilizantes, minérios e cimentos.

Já as mangueiras utilizadas para drenagem, como o próprio nome sugere, são utilizadas para transportar materiais que são drenados em diversos segmentos.

Assim, pode-se concluir que as mangueiras e conexões são fundamentais para os mais variados ramos e são muito mais utilizadas do que as pessoas imaginam.

Além de transportar resíduos e materiais em segurança, as mangueiras são resistentes e duráveis, resistindo à altas temperaturas e pressões de água (que podem ser controladas através de um regulador de pressão).

Tais aspectos tornam esses itens confiáveis e uma ótima alternativa para o transporte de resíduos. Dessa forma, basta encontrar a mangueira ideal para o projeto ou obra e adquiri-la com empresas especializadas e de renome.