Os processos industriais reúnem as mais variadas ferramentas, máquinas e equipamentos, cada um sendo desenvolvido de acordo com as necessidades e características de cada empresa.
A missão e os objetivos devem estar alinhados à visão de mercado, buscando oferecer o que há de melhor na transformação da matéria-prima no melhor que o público-alvo merece receber, com agilidade e eficiência, refletindo em qualidade final.
O planejamento de montagem e organização precisa unificar em um mesmo ambiente diversos procedimentos. Entre a logística de transformação, a linha de montagem e a distribuição para os pontos de venda está, entre muitos outras tarefas, a usinagem.
Por ser um processo de transformação que está presente na sociedade há muito tempo, tem sido beneficiada com os avanços tecnológicos, melhorando e facilitando os trabalhos industriais e outros setores pertinentes.
Máquinas desenvolvidas com tecnologia computadorizada oferecem precisão no acabamento, menor consumo de energia e redução na produção de resíduos contaminantes.
Processos executados com precisão
As geometrias cilíndricas possibilitadas pela usinagem de peças só é possível com o uso de equipamentos apropriados como o torno.
Por meio de desbastamento da matéria-prima como uma barra de aço, utilizando uma ferramenta de corte com rotação provocada pelo eixo do torno, é possível alcançar o formato desejado pelo profissional.
Como a indústria tem uma demanda volumosa, a tecnologia passou a fazer parte do cenário de fábricas com o emprego da usinagem CNC (controle numérico computadorizado).
As oficinas passaram a contar com um equipamento de acompanhamento tecnológico, produzindo peças com velocidade acelerada, mantendo as características do projeto original, em grande volume para atendimento de demanda crescente.
Os processos de usinagem com equipamentos automatizados permitiu a especialização de muitos profissionais, inclusive nos outros processos de transformação, incluindo:
- Fresamento;
- Furação;
- Alinhamento;
- Brochamento;
- Mandrilamento.
Todas as tarefas devem ser acompanhadas de um profissional capacitado, garantindo a qualidade dos serviços voltados para a usinagem.
Muitas empresas terceirizam este tipo de trabalho para oficinas especializadas, exigindo a aplicação de padrões de qualidade em todos os processos.
Energia térmica com atuação específica
A usinagem é acompanhada de outros processos na transformação de matéria-prima, como a caldeiraria pesada voltada para a confecção de estruturas a partir de peças metálicas, como chapas e barras de ferro e aço.
Muitos itens presentes no campo industrial são resultado deste setor, responsável também por soldagem de plataformas, mezaninos, dutos, coifas e chaminés.
A segurança e o rendimento dos processos industriais são concomitantes e paralelos, já que os trabalhos que não sofrem nenhum tipo de interrupção garante maior produtividade.
Dessa forma, as máquinas que atuam em um ambiente muito quente recebem um tratamento especial, com a lubrificação feita com graxa de alta temperatura, promovendo mais eficiência e movimentação das peças sem desgaste ou fora do padrão.
Outros materiais recebem tratamento de usinagem
Apesar dos materiais trabalhados no cenário industrial estarem sempre voltados para a área de metalurgia, a usinagem atua de maneira abrangente em outros ambientes de fabricação e transformação de matérias-primas, principalmente, na construção civil.
O desenvolvimento de projetos exclusivos e personalizados em materiais como a madeira, por exemplo, podem ser realizados pela máquina router CNC, empregando um acabamento diferenciado, trabalhando em esculturas em três dimensões, com diversos benefícios, como:
- Formas complexas;
- Alta velocidade de corte;
- Prazos menores de execução;
- Perfuração em ângulos diferenciados.
A produtividade dos modelos de máquinas que ocupam as bancadas das oficinas de usinagem são modernas e precisas, reduzindo de forma significativa o tempo dispensado para a produção de peças, mesmo com complexidade no projeto.
A usinagem também é eficiente na produção de acabamentos finos dentro do setor da construção civil.
O mercado especializado disponibiliza um equipamento específico que atua no acabamento de bordas de peças de granito e mármore, denominado poliborda para granito, favorecendo os trabalhos voltados para o formato final, dando excelente brilho e acabamento.
O investimento neste tipo de equipamento possibilita o treinamento de mão de obra especializada, promovendo maior agilidade no setor produtivo e dinâmica nas tarefas realizadas nas obras e projetos arquitetônicos.
As máquinas e ferramentas utilizadas acompanham a passos largos o crescimento da tecnologia empregada na usinagem, permitindo tarefas mais ágeis, seguras e com precisão milimétrica.
Aos investidores e demais envolvidos nos processos industriais, a profissionalização e especialização dos trabalhadores é uma forma de se destacar diante da concorrência e entregar produtos de qualidade para o mercado consumidor.