A indústria é composta por inúmeros processos e todos eles objetivam uma coisa, a eficiência de todos as etapas e um aumento do desempenho. Para que isso seja possível muitos elementos são usados, seja a locação de empilhadeira ou máquinas de usinagem por CNC.

Neste artigo abordaremos os diversos componentes que estão presentes na indústria e que permitem uma maior agilidade no transporte de peças e materiais, e também falaremos sobre a usinagem que é bastante presente nestes ambientes.

Entendo os processos de usinagem

Uma indústria é composta de muitos elementos, sendo os principais as peças e ferramentas. Todas essas peças, sejam elas peças para empilhadeira, peças para engrenagens, ferramentas de corte, são produzidas por um processo conhecido como usinagem.

O processo de usinagem consiste em um processo de desgaste mecânico feito por uma ferramenta sobre determinada peça que tem como objetivo moldar uma peça. Em sua grande maioria de peças, o material usinado é metálico.

Existem diversos tipos de usinagem e cada um possui uma característica. A mais comum é o torneamento que permite a produção de molas, tubulações, engrenagens e outros processos. Além do torneamento podemos citar as seguintes metodologias:

  • Aplainamento;
  • Brochamento;
  • Eletroerosão;
  • Serramento.

Com as peças prontas é preciso fazer o transporte para dentro das indústrias, é nisso que o transporte interno de materiais e peças industriais entra em cena, usando um sistema de planejamento e ferramentas como a paleteira manual e o guindaste é possível trazer dinamismo e segurança no transporte desses componentes.

No tópico abaixo falaremos de forma mais detalhada sobre os transportes internos de mercadorias industriais.

Movimentação interna de materiais e peças

A movimentação interna dos materiais de peças é fundamental para que as entradas e saídas do armazém da indústria sejam eficientes.

Para que tudo contribua para o processo industrial é necessário o planejamento de um esquema de logística fazendo com que esse transporte interno seja o mais natural, eficiente e fluido possível.

A realização do transporte desses materiais e peças tem como objetivo deslocar um determinado material de um ponto ao outro, em um trajeto não muito extenso e da maneira mais rápida possível com o uso de equipamentos como plataformas tesoura caso esteja em altura ou com empilhadeira e esteiras transportadoras.

O desenvolvimento de uma logística interna de transporte de materiais permite que a indústria não tenha gargalos de movimentação, que podem causar atrasos no desenvolvimento de certos processos.

Abaixo falaremos sobre alguns equipamentos que são usados para o transporte de peças e mercadorias de maneira rápida e segura.

1. Empilhadeiras

Nas movimentações de materiais, as empilhadeiras são os equipamentos mais usados. Isto porque são veículos industriais de fácil manuseio e muito versáteis, que contribuem ativamente para a manobra de materiais.

As empilhadeiras podem transportar uma infinidade de tipos de materiais e peças, e são compostas por duas lâminas que ficam presas em sua estrutura e servem como uma plataforma para levar materiais e paletes.

2. Niveladora de doca

niveladora de doca conhecida como plataformas ou rampas são usadas, em grande parte, para operação das cargas e descargas de produtos e materiais em uma indústria.

Ela possui esse nome por compensar as alturas entre o carregamento e a carroceria dos caminhões. Desse modo suporta pesos variados e diferenças de níveis, portanto, atuando como um equipamento de ligação.

A vantagem do uso desses equipamentos é que dão flexibilidade às instalações e garantem ao sistema logístico maior rapidez do fluxo de carga ou descarga de modo que o tempo de espera dos veículos diminua.

3. Transpaleteira

A transpaleteira é um tipo de equipamento que é usado em armazéns modernos e possui duas versões, a manual e a elétrica. Eles são exclusivamente de transporte e não de elevação, como ocorre com as empilhadeiras.

São usados para diversos fins como de carga e descarga dos caminhões, transporte de materiais de um setor para o outro, e também ajudam nas operações de picking (separação de produtos que ocorre dentro do estoque).

Portanto vimos que as indústrias precisam de diversos elementos e sistemas para funcionar de forma plena e eficiente. Neste sentido, entendemos que os processos de logística interna são extremamente importantes para evitar atrasos na produção e também falhas em etapas específicas de produção.

Assim, investir em um planejamento de logística interna é fundamental para a segurança e alto desempenho da sua fábrica.