O metal é uma material da natureza utilizado há muito tempo pela humanidade. Desde o princípio, foi utilizado para o desenvolvimento da sociedade, como fabricação de armas, espadas e escudos entre os mais seculares, até os aviões, pistolas e munições utilizados até os dias atuais.
A metalurgia também serve para a proteção e conforto das pessoas. As panelas de alumínio, por exemplo, são resultado do desenvolvimento de muitos anos de estudos.
As estruturas metálicas empregadas nos galpões industriais são resistentes e ideais para receber as mais diferentes plantas fabris.
A transformação de matérias-primas em diversos produtos voltados para o mercado consumidor também dependem do uso do metal em sua composição.
A indústria automobilística é das mais representativas, pois é dele que pesquisadores, engenheiros e projetistas criam os mais diferentes:
- Carros e motocicletas;
- Ônibus e caminhões;
- Navios e aviões;
- Aeronaves espaciais.
Para chegar neste ponto, muitos processos industriais devem ser empregados, envolvendo as mais diversas técnicas e especialidades, com profissionais atuando de maneira ativa em máquinas, ferramentas e equipamentos adequados para cada setor industrial.
Usinagem presente sob diferentes aspectos
A linha de produção da indústria automobilística tem diferentes processos de fabricação, envolvendo diferentes máquinas e profissionais.
Por todo o período, tarefas simples e complexas se alternam, assim como diferentes materiais formam o todo de um veículo.
A usinagem é um dos principais procedimentos utilizados na indústria de forma geral, e nas fábricas automobilísticas não seria diferente.
O simples fato de empregar o dressador diamantado para rebolo, por exemplo, na remoção de cavacos, já torna esse processo muito importante para a qualidade final do produto.
Tratamento adaptado a outros segmentos
A construção de carrocerias seguras e apropriadas para suportar o peso das chapas de aço que compõem um veículo dependem do trabalho adequado em cada peça empregada em um projeto.
Dessa forma, muita pesquisa deve ser realizada até chegar no ponto ideal, em que a estrutura não sofre nenhum tipo de ruptura ou suporta impactos e trancos do dia a dia.
Os profissionais que trabalham na serralheria grades de ferro de toda a carroceria veicular devem seguir as normas técnicas de segurança obrigatórias para cada modelo de automóvel.
Carros e motos são diferentes de caminhões e ônibus, assim como aviões são completamente diferentes de navios.
Cada um tem objetivos diferentes, com suporte a cargas variáveis, que precisam ser adaptadas conforme a mobilidade é proposta.
Os materiais recebem diferentes tipos de tratamento, tanto o carro para andar nas estradas, como os navios para navegarem no mar e os aviões para suportar as grandes altitudes.
Para isso, recebem tratamentos diferenciados sobre a superfície, como a aplicação do jateamento abrasivo para a remoção de contaminantes, dando as formas adequadas para o meio em que atuarão após o término de construção.
Madeira recebe tratamento com tecnologia
Assim como os metais, a madeira também faz parte dos cenários urbanos e rurais, como forma de esculturas e projetos que proporcionam conforto e proteção aos usuários.
Assim como na indústria automobilística, a tecnologia também faz parte dos procedimentos de transformação desta nobre matéria-prima em produtos de qualidade e eficiência, que são encontrados nos mais diferentes ambientes da sociedade.
Entre as máquinas presentes nas oficinas especializadas, os profissionais utilizam a router CNC na criação de objetos a partir da madeira como matéria-prima principal, trabalhando em coordenadas cartesianas no controle de movimentação em peças de três dimensões.
Os programas computadorizados são utilizados desde o princípio do desenvolvimento dos produtos, que estão interligados aos roteadores automatizados e cortadores, ajudando nos trabalhos e desenvolvimento de produtos e protótipos modelados.
Assim como na transformação do metal em exemplares para uma linha de produção contínua, a usinagem de peças é realizada em conformidade com os projetos propostos.
No caso da madeira, é muito útil para a determinação de telhamento, no setor da construção civil, e nas fábricas de mobílias, como estantes, cadeiras, mesas e estruturas modulares de sofás e poltronas.
O emprego da tecnologia neste setor é abrangente e crescente, proporcionando produtos com mais qualidade e melhor aproveitamento das matérias-primas utilizadas no setor industrial.
Desde os primórdios até os dias de hoje, o trabalho com o metal, a madeira e outros produtos provenientes da natureza têm se mostrado muito eficientes e eficazes, com a sociedade se aproveitando da melhor forma possível.
Apenas uma atualização está sendo empregada no cenário industrial, e que é muito importante para a sociedade como um todo, que é o emprego da sustentabilidade como uma nova maneira de pensar na transformação, reaproveitamento e reeducação quanto à importância do meio ambiente para a indústria e a sobrevivência da sociedade, de uma forma geral.