O mercado atual possui inúmeras ferramentas que possuem o intuito de facilitar o cotidiano daqueles que as manuseiam e otimizar a produtividade do local. Cada vez mais as ferramentas vem ganhando novas tecnologias, o que acaba facilitando o manuseio e a praticidade dos objetos.
O disco de polimento é um equipamento que tem como função gerar ou reativar o brilho de quaisquer superfícies, independente de se tratar de uma peça natural ou manufaturada, podendo, quando ajustado de maneira correta, eliminar pequenas imperfeições que possam estar ainda presentes na peça.
O instrumento, que pode ou não conter serras com diamante, consiste em um produto simplificado da rocha chiba e é comumente utilizado na produção industrial de polimento, possuindo como vantagens:
- Boa forca de corte;
- Resistência ao calor e a areia;
- Efeito de consumo de pano significativo;
- Boa durabilidade;
Atualmente, no mercado é possível encontrar inúmeros modelos de discos para que diferentes funções possam ser executadas.
O Gancho curto para perfilado 38×38 é comumente utilizado para fins de alimentação de circuitos ou como forma de auxiliar a passagem de uma pequena quantidade de cabos elétricos e fios diversos.
Pode também ser usado para fins de fiação de cabos telefônicos em construções tanto comerciais como industriais, podendo ainda ser perfurado ou liso e possuir a opção de conter uma tampa de pressão.
O Rebolo diamantado para afiação consiste em uma ferramenta utilizada em cortes e afiações em diferentes materiais, contendo uma auto afiação precisa, o que a difere das demais que possuem esse modelo de sistema.
Os rebolos são aparelhos versáteis que podem ser facilmente encontradas em diversos materiais, acabamentos e tamanhos.
Quais equipamentos e ferramentas utilizar para polimento?
A serra circular, por sua vez, consiste em um equipamento de potência elevada que possui o objetivo de realizar grandes cortes em diferentes materiais.
A qualidade do equipamento é de suma importância na hora da compra, já que ela é considerada uma ferramenta perigosa para quem não possui as devidas técnicas para manuseio.
O primeiro aspecto que deve ser devidamente verificado, a fim de não causar futuros problemas e riscos é sua potência, já que dispõe de força bruta tão alta a ponto de realizar diferentes cortes sem que emperre durante sua utilização.
Um outro ponto que deve ser observado é caso haja alguma diminuição significativa do desempenho do motor, já que a lâmina pode vir a aquecer e acabar prejudicando o corte, de modo a provocar algum acidente.
Seu manuseio adequado deve ser realizado somente por pessoas que sejam especializadas e devidamente treinadas para tal, já que sua utilização deve ser feita com todo o cuidado possível.
Sendo um abrasivo revestido, a lixa consiste em um item que pode ser usado desde os processos iniciais de desbaste até como meio de auxílio no polimento de peças.
Possuindo suas próprias variedades, cada modelo possui uma certa especificação para manuseio, podendo variar seus materiais de madeira à metal.
De acordo com a gramatura existente em cada superfície, pode ser utilizada como diferentes meios de acabamento, auxiliando na correção de desníveis e farpas que possam existir na peça, garantindo um visual mais uniforme.
Quando utilizada em espessuras mais finas, pode ajudar a dar um acabamento ainda mais brilhante para a peça, já que um de seus objetivos consiste em retirar certa quantidade de um material que esteja presente na peça, obtendo uma condição mais aprimorada do objeto.
Por que optar pelo polimento?
Realizar o polimento de um objeto tende a melhorar a propriedade do material e, dependendo da aplicação, é capaz de alterar até mesmo a sua aparência.
É importante ressaltar que a pessoa que estiver encarregada de manusear os aparelhos citados deve se manter atenta ao modelo de polimento que deseja ser criado, já que este acabamento pode variar em diversos fatores, como as suas aplicações técnicas.
Uma outra característica que deve ser ressaltada é o diâmetro presente no material que é um fator indispensável para que o efeito desejado seja alcançado de modo eficiente.
Sendo assim, é importante possuir um conhecimento dos materiais que deverão ser utilizados, visando sempre o correto manuseio das ferramentas.
Por fim, é de suma importância que para a realização desse procedimento, o trabalhador utilize os devidos equipamentos de proteção individual, que além de oferecerem a segurança adequada durante o trabalho, evita que quaisquer acidentes ocorram ao operador que manusear as máquinas, independente da execução.