Os processos industriais e os serviços de produção são variados e compostos por uma série de etapas e também de equipamentos que quando juntos permitem uma produção qualificada e uma gestão mais eficiente.
Um exemplo é o uso de paleteira manual usada para a movimentação de cargas dentro da indústria, permitindo que sua logística seja mais eficiente, independente, do tamanho da indústria, seja pequena, média ou grande.
Portanto, podemos entender que as indústrias para se manterem no topo das empresas mais importantes que existem no mundo precisam ser munidas de equipamentos de qualidade e eficiência, pois sem isso, seu desempenho é posto em cheque.
Neste artigo abordaremos sobre as bombas hidráulicas que são usadas em conjunto com sistemas com cilindro de simples ação e com outros elementos tão importantes para o desenvolvimento de processos qualitativos.
As bombas hidráulicas e o seu uso industrial
Dentro de uma fábrica muitos componentes são usados para que a produção ocorra de forma adequada e segura, e um desses elementos são as bombas hidráulicas.
As bombas hidráulicas e seus mais diversos tipos são usados para dar força aos fluidos para que sua transferência seja possível de um lugar para outro.
Além de serem usadas na indústria, as bombas são usadas para retirar fluidos de determinados lugares, um exemplo é o uso de bomba submersa para água suja. Assim, há diversos tipos de mecanismos que podem ser usados dentro da indústria.
As bombas funcionam por meio de um motor ou de uma turbina que permite que o trabalho mecânico seja transformado em energia, que permite que o deslocamento do fluido ocorra de forma adequada.
Abaixo falaremos sobre alguns dos tipos de bombas que podem ser usadas e encontradas dentro da indústria.
1. A bombas de engrenagem
Esses tipos são os mais usados nas indústrias devido a sua alta usabilidade e flexibilidade, podendo atuar em líquidos com características diversas como:
- Com baixa viscosidade;
- Líquidos corrosivos;
- Líquidos com características tóxicos;
- Com alta viscosidade;
- Com média viscosidade.
Por conta de sua característica tem aplicações de até 70% das indústrias e de muitos setores como petroquímico, siderúrgico, metalúrgico, alimentício, entre outros.
2. Bombas centrífugas
São aquelas usadas para o deslocamento e transferência de altos volumes de fluidos.
São indicadas para a transferência com fluidos limpos, com um tipo de densidade mais próxima da água e que sejam poucos agressivos quimicamente.
3. Bombas de deslocamento positivo
Essas bombas são chamadas de bombas volumétricas. A bomba de deslocamento positivo faz o processo de bombeamento por meio da impulsão, e trabalha bem com baixas vazões e com alta viscosidade, como xarope, mel, óleos pesados, concreto entre muitos outros.
Portanto, assim como barra chata de ferro ajuda a manter os equipamentos e máquinas a funcionarem, as bombas permitem a qualidade da transferência dos líquidos para qualquer lugar da fábrica.
Os equipamentos e máquinas industriais
As máquinas e equipamentos, como as bombas hidráulicas, e outras são muito importantes para o desenvolvimento de processos mais eficientes e permitir que a produção seja mais rentável.
Deste modo, os gestores empresariais precisam definir com base em algumas perguntas como a usabilidade do equipamento, como será usado, e se haverá um diferencial competitivo.
Abaixo falaremos sobre alguns equipamentos que podem ser usados nos serviços das empresas, como o transporte de matéria-prima com empilhadeira usada.
1. Transporte de materiais
O transporte de materiais é um dos mais importantes para a indústria, principalmente, porque está relacionado ao carregamento e ao descarregamento de matéria-prima. Um dos equipamentos usados nesse processo é o chamada escavadeira.
As escavadeiras são usadas para o transporte de grandes cargas, principalmente, de um espaço a outros, além de ajudar no descarregamento de matérias-primas e também na organização das fábricas.
Já dentro das indústrias, para a manobra de cargas internas é possível usar as empilhadeiras equipadas com rodogas para empilhadeira preço para que as cargas sejam transportadas, com flexibilidade de percursos, entre outros elementos.
2. Válvulas
As válvulas são importantes e atuam junto com as bombas e tubulações nos sistemas industriais. Elas permitem que haja um controle de muitas variáveis operacionais, como o fluxo, o nível e também a pressão, e participam dos sistemas de reciclo, que aumenta, a produção.
Assim, vimos que uma indústria é composta de inúmeros elementos e que todos eles são importantes par o bom desempenho dos processos.