A função de um cabo de comando é determinar movimentos, dinâmica e automatizar sistemas elétricos. Estes cabos podem ser instalados em máquinas industriais na movimentação e acionamento das funções.
O cabo para comando blindado é diferenciado pela proteção extra que apresenta, pois possui camadas de materiais, como a fita de cobre, que garantem a sua melhor qualidade e funcionalidade.
Cabos, seus tipos e materiais
Os mais populares são os cabos sem blindagem, porque são baratos, flexíveis e fáceis de serem crimpados, porém, os cabos blindados possuem maior segurança.
Principalmente em ambientes com forte interferência eletromagnética, como grandes antenas de transmissão ou motores elétricos. Os metais que compõem os cabos blindados, podem variar pela maior ou menor capacidade de condução elétrica.
Além de distribuição de energia, tipos de revestimento e cada metal é desenvolvido para melhor adequação em cada necessidade.
O cabo de comando blindado traz alto teor de resistência, fácil manuseio e flexibilidade e automatiza o sistema elétrico de máquinas.
O bisturi é um instrumento cirúrgico utilizado para fazer incisões e também possui um cabo para melhor manuseio.
O cabo para bisturi se acopla a lâmina de bisturi, com a utilização de um porta-agulha, evitando cortes ao manuseá-la.
Esse tipo de cabo conta com materiais próprios para submissão à esterilização, evitando proliferação de bactérias e minimizando riscos de contaminação. O cabo é fixado de modo que a face cortada fique para cima.
A retirada segue os mesmos procedimentos. Os cabos para bisturi, devem ser desenvolvidos conforme diretrizes técnicas dos principais órgãos regulamentadores do setor, a fim de garantir sua eficiência e sua qualidade.
Existem outros tipos de cabo que podem ajudar com outros equipamentos. Por exemplo, as academias procuram evoluir para atender à grande demanda de pessoas interessadas em atividades físicas.
Por conta disso, os equipamentos utilizados precisam estar em perfeitas condições. O cabo de aço para aparelho de musculação, é um produto feito de um material resistente e seguro.
Que garante o bom funcionamento do aparelho de ginástica. O cabo tem longa vida útil por conta de sua flexibilidade, além de não ser prejudicado com o atrito de roldanas e ter baixo risco de ruptura.
É de suma importância, que a condução de energia ocorra pela troca de elétrons, por meio de um fio ou cabo, sendo o método mais viável para a distribuição de energia.
Embora inúmeros experimentos tenham sido realizados a partir de 1893, a energia elétrica só pôde ser usada em grande escala comercial, décadas mais tarde.
Sabendo disso, engenheiros eletricistas desenvolveram formas mais flexíveis de transmitir energia elétrica, colocando o fio sólido e rígido em um cabo que tem a mesma capacidade de transmissão.
Porém, é mais maleável e fácil de passar pelos condutores. Sendo assim, cabos flexíveis e fios sólidos partilham da mesma função, transmitir energia elétrica do gerador até a residencial.
Um dos principais benefícios do cabo flexível 10mm, está na facilidade de emendar suas pontas. Contudo, para garantir o contato, é importante que seja realizada a solda no ponto de emenda.
Com o fio sólido, a emenda é mais simples, basta somente enrolar as partes e isolá-las com fita isolante.
Outro tipo de cabo, muito utilizado em circuitos de distribuição para chuveiros, tomadas, sistemas de iluminação, instalação de ar condicionado e ligação de motores elétricos é o fio flexível 6 milímetros ou cabo 6mm.
Além disso, esse tipo de cabo – feito em cores preta ou vermelha – também é utilizado na ligação do aterramento com o cabo verde e na ligação do neutro com o cabo azul.
O uso das cores nos cabos
Para saber quais são as cores dos cabos, é preciso conhecer o sistema de crimpagem de um cabo de rede.
É algo muito simples de ser feito, basta apenas saber a sequência correta de cores e ter as ferramentas necessárias.
Para executar esse serviço, é preciso ter um alicate de crimpagem e os cabos necessários. Cores que devem estar igualmente presentes nas duas extremidades do cabo:
● Branco/verde;
● Verde;
● Branco/laranja;
● Azul;
● Branco/azul;
● Laranja;
● Branco/marrom;
● Marrom.
Para montar o cabo no esquema cruzado ou “crossover”, que serve para fazer uma ligação direta, é preciso que as cores cabo de rede sejam crimpadas a uma só extremidade, para que então a ligação apresente um bom funcionamento.