O sistema agrícola é um dos mais importantes para a economia brasileira e, ainda, é o responsável pela produção dos alimentos que chegam à mesa do consumidor.
No entanto, para que uma plantação dê certo, vários fatores são verificados como o clima, o tempo, o tipo de solo e o adubo utilizado.
Apesar disso, os estudos nessa área vão além disso, porque cada vez mais pesquisadores estão estudando como não esgotar os nutrientes do solo, em como evitar o desmatamento (utilizando o mesmo solo com várias culturas) e, ainda, o grande desafio que é encontrar formas de economizar água.
Esses estudos têm gerado algumas hipóteses e resultados, no que se refere ao desenvolvimento de novas técnicas de plantação, de irrigação e, ainda, novos elementos e máquinas que ajudam a otimizar a plantação.
O processo de irrigação é um dos mais importantes em uma plantação, porque atua na distribuição de água até a planta.
Sem água ou com seu excesso, a plantação não vinga, representando uma perda ao produtor, seja ele grande ou não.
Por isso, existem algumas técnicas e equipamentos que podem ajudar nesse processo, facilitando a vida do pequeno e grande produtor e, ainda, garantindo que a plantação dará certo. Então, não deixe de conferir!
A importância da irrigação para os sistemas agrícolas
A irrigação é uma técnica desenvolvida no passado pelos persas e aprimorada nos dias atuais.
Essa técnica consiste no fornecimento da água, de forma controlada, para que as plantas recebam a quantidade que realmente desejam. Isso ajuda tanto na economia da água, um recurso natural fundamental, e ainda garante o aumento da produção.
Para que essa água chegue à planta, existem alguns materiais que são utilizados. Um deles, é a Mangueira microperfurada para irrigação.
Na prática, essa mangueira utiliza uma técnica chamada de gotejamento, que pode ser aplicada em vários tipos de plantação.
Essa mangueira é feita com polietileno, um material bastante flexível e resistente. Essa mangueira direciona a quantidade de água certa para a planta, distribuindo esse liquido de forma uniforme. Esse tipo de mangueira é indicado e utilizado em:
- Estufas;
- Canteiros;
- Plantações em locais abertos;
- Locais com presença de sensores.
Nesse sistema, a Mangueira para irrigação por gotejamento é acionada e está acoplada por temporizadores que acionam à mangueira apenas quando necessário e nos minutos corretos.
Essas gotas ajudam a plantinha em seu desenvolvimento, para que cresça forte e saudável.
Além disso, essa mangueira está associada a sistemas de bombeamento de água, que também são controlados.
Esse tipo de mangueira é um ótimo investimento para o produtor, pela flexibilidade que é possível em sua aplicação e ainda por ser um material que não necessita de manutenção intensa.
Além disso, essa mangueira é resistente a fatores externos como sol, chuva, acúmulo de fungos e bactérias, dentre outros.
O objetivo é realizar um sistema de gotejamento de forma eficiente para o agricultor. Outra vantagem no uso desse tipo de mangueira também é que ela não causa erosão ou perfurações no solo, ajudando na sua proteção.
O uso do trator em uma plantação
É muito comum visualizar a presença de tratores em plantações porque esse material surgiu para facilitar o processo.
Deste modo, esse material ajuda a puxar outros elementos mais pesados, que são necessários para abertura da terra no local em que a semente será colocada.
Atualmente, com o avanço tecnológico, os tratores são mais modernos e inteligentes, sendo acionados e operados automaticamente, operador dentro da cabine.
Com isso, os tratores conseguem plantar as sementes e, ainda, por meio de um painel, deixar registrado em que local a semente foi posta, para facilitar os demais serviços.
Para adquirir um trator, muitas pessoas assistem Vídeo de trator para verificar os variados modelos e, assim, constatar qual é o melhor para o seu negócio.
A utilização de Peneira vibratória
Após ser colhido, o alimento, principalmente grãos, precisam ser selecionados.
A depender da quantidade, isso pode ser feito manualmente ou em uma máquina.
Essa máquina é chamada de Peneira vibratória e é utilizada para a separação de materiais, sejam eles secos ou não, para conseguir identificar o melhor elemento e descartar aquele não serve.
Essa peneira pode ser utilizada em vários setores, desde a indústria de alimentos até a engenharia civil. A vantagem na utilização desse material é que ele é prático e fácil de instalar, possui uma manutenção relativamente simples e consome pouca energia.