Desde a Revolução Industrial o setor de transformação não recebia tanta atenção quanto agora, com a automatização chegando às linhas de produção e substituindo serviços humanos por robótica avançada, por meio da tecnologia disponível.
Cada vez mais os processos industriais evoluem a passos largos, o que também proporciona mão de obra especializada, refletindo em mais qualidade e eficiência nos trabalhos realizados no chão de fábrica.
Ainda assim, é preciso atentar para os segmentos industriais que precisam de mão de obra com atuação específica do ser humano, mesmo que seja com o uso de máquinas desenvolvidas para facilitar os processos de trabalho.
Ferramentas com atuação em segmentos variados
Apenas o setor industrial possui diferentes segmentos, que se expandem de acordo com as características de transformação da matéria-prima e os produtos finalizados e que chegam às prateleiras, balcões e demais pontos de venda.
As industrias brasileiras são produtivas e muito importantes no cenário nacional e internacional, nos mais diversos pontos de atuação, como:
- Alimentos;
- Agronegócio;
- Farmacológico;
- Construção civil.
Com uma terra rica e profissionais capacitados, a oferta de matéria-prima para os mais variados segmentos é uma constante, assim como mão de obra especializada em todas as camadas produtivas e de atuação mercadológica.
As áreas voltadas para as pesquisas e desenvolvimentos industriais atuam na criação e formação de soluções integradas, atendendo diferentes cenários, com eficiência, qualidade e praticidade.
Um exemplo é a presença da furadeira SDS plus nas oficinas de usinagem industriais, com brocas presas ao mandril com ranhuras ou entalhes específicos.
Presa por rolamentos de esferas com molas, a energia empregada no trabalho é mais eficiente e direcionada de maneira correta.
Essa mesma ferramenta também é utilizada nos canteiros de obras, facilitando o trabalho para perfuração de concreto ou tijolo reforçado. Também funciona para a remoção de pisos ou azulejos, e até mesmo para a construção de dutos destinados a fios e cabos elétricos.
Sustentabilidade é novo desafio industrial
A implementação de novas tecnologias no setor industrial não é difícil. O desenvolvimento de soluções agregadas, com a presença de computadores em salas de comando e profissionais apresentando um cenário cada vez mais ajustado às leis ambientais também é uma mudança frente aos desafios que sempre surgem nesse mercado.
Por isso, uma nova revolução está surgindo, com a
tecnologia 4.0 começando a dominar os espaços. As empresas reconhecem que essa mudança de paradigma atua na criação de novos programas e serviços, com processos mais rápidos e inteligentes.
A tecnologia da informação auxilia o desenvolvimento de projetos nos mais variados setores, otimizando os ambientes de trabalho, desde o gerenciamento e o setor administrativo, até o chão de fábrica e a logística de distribuição ao mercado consumidor.
Outro fator importante é a soma proposta entra a industria e o meio ambiente, com integração de equipes de diferentes setores atuando de forma conjunta, mesmo com a automação presente e os computadores facilitando os processos administrativos.
Resta aos profissionais que trabalham nesse setor abraçarem as novas tecnologias, buscarem conhecimento específico das áreas de atuação, potencializando os impactos que terão em suas vidas, de forma positiva e madura.
Usinagem realiza transformação eficiente
Até mesmo as tarefas simples de movimentação de carga já fazem parte da transformação industrial. A presença de esteiras com rosca transportadora é comum, mas agora elas recebem leitores específicos que determinam a qualidade das mercadorias produzidas, descartando de forma automática as que não passam nos testes informatizados.
Da mesma forma as oficinas de usinagem se adaptaram com as máquinas com controle numérico computadorizado, produzindo peças de acordo com o projeto disponibilizado.
Ainda assim, a atuação de profissionais é preciosa, pois os ajustes devem ser realizados de forma precisa, como o rebolo abrasivo que remove partículas de maneira precisa, sem danificar o restante das peças.
Todas as propostas implementadas e que funcionam dentro dos ambientes industriais se resumem a menos poluição, melhoria dos processos de trabalho e a segurança voltada para os funcionários e operadores de máquinas e ferramentas disponíveis.
Dessa forma, a responsabilidade de equipes que trabalham em conjunto para o desenvolvimento de projetos voltados para a segurança laboral é muito importante.
Afinal, há muito tempo essa é uma das maiores preocupações corporativas, mesmo com a automatização das linhas de produção e a presença de máquinas inteligentes no ambiente de trabalho.
A prevenção de acidentes e a aplicação de manuais de conduta para operários, técnicos, supervisores e diretoria deve ser seguida à risca.
Da mesma forma a manutenção preventiva e corretiva devem ser realizadas constantemente, com reforço nos sistemas de informação, prevenindo qualquer tipo de problema de comunicação entre as máquinas utilizadas, os trabalhadores da linha de frente e os responsáveis pela administração industrial.