A indústria está presente em diversos segmentos, como no setor têxtil, no alimentício, no automobilístico, e em outros. Seu trabalho é desempenhado com destaque, contribuindo para o desenvolvimento do país.

Mas, para que a indústria funcione corretamente, ela precisa do amparo e apoio de outras empresas que irão prestar determinado serviço.

Por causa da importância de todas essas empresas, que trabalham para que a indústria desempenhe seu papel, este artigo irá citar sobre alguns desses segmentos. Não deixe de conferir!

Tecnologia para indústria: a automação industrial

A tecnologia está presente dentro da indústria e contribui para otimizar os seus processos. Um dos avanços tecnológicos que chegou dentro da indústria se refere à automação.

Esse segmento atua na robotização das máquinas e na realização de atividades a partir de um comando já programado por um técnico.

Dentre as vantagens em se ter um sistema automatizado, podemos destacar:

  • Maior otimização do tempo;
  • Maior precisão nas atividades;
  • Redução dos riscos de acidentes no ambiente de trabalho;
  • Agrega maior velocidade ao processo;
  • Maior qualidade na entrega.

O sistema automatizado é controlado por uma CLP (Controlador Lógico Programável), que é comandada por uma pessoa que compreenda o sistema.

Assim, as máquinas conseguem funcionar de forma assertiva no desempenho das atividades. Esse tipo de sistema contribui bastante principalmente em segmentos industriais que envolvem o carregamento de cargas elevadas, seu deslocamento e, ainda, o fato de lidar com temperaturas altas.

É por isso que existem Empresas de automação industrial que são responsáveis por esse serviço de instalação e manutenção do sistema.

Para que a indústria contrate esse tipo de empresa, é necessário realizar alguns testes prévios com o objetivo de verificar qual é a melhor instituição para realizar o serviço.

Vale destacar também que o sistema de automação é bastante técnico e por isso é necessário ter mão de obra especializada internamente.

Outro detalhe se refere às instalações elétricas do local, porque, no caso da automação, esse sistema irá depender ativamente da energia elétrica. Por isso, esse será o nosso próximo tópico.

Importância das instalações elétricas dentro do ambiente industrial

As instalações elétricas empresas são de extrema importância dentro da indústria e, de modo geral, na sociedade. Praticamente todas as atividades realizadas no ambiente residencial ou de trabalho necessitam do uso da energia elétrica.

Seja para ligar a luz, ou fazer uma máquina funcionar, a indústria depende 100% da eletricidade. Sem ela, o sistema produtivo ficará comprometido, acarretando diversos prejuízos, como perda material e financeira.

Por isso, contratar Empresas de instalações elétricas é fundamental para sua indústria. Essas empresas possuem especialização técnica, além de contar com a presença de engenheiros elétricos, civis e, ainda, eletricistas que possuam experiência nesse ramo.

Esses profissionais irão fazer as instalações a partir de um projeto elétrico em conjunto com a própria planta em que a indústria foi construída.

Dentro desse projeto, não somente as questões referentes à automação do sistema são discutidas mas também sobre qual é a melhor lâmpada para se utilizar, potência das máquinas, corrente elétrica suportada no local, dentre outros detalhes.

Além de realizar as instalações, é de extrema importância também estar atento às manutenções elétricas. Isso, porque, com o passar dos anos, o cabeamento e a fiação podem se danificar.

De modo geral, o recomendado é realizar uma manutenção preventiva, com o objetivo de verificar se o sistema está funcionando corretamente, ou se necessita de reparos por causa de sobrecarga.

Realizando esse cuidado, a empresa mantém a segurança não somente do seu negócio mas também dos seus funcionários.

Pintura predial: mais que beleza, questão de segurança

Outro assunto bastante importante dentro do ambiente industrial, refere-se ao encontro de uma Empresa de pintura predial. Essa empresa será responsável por realizar reparos na pintura e ainda aplicar o tipo de tintura correta para cada local.

Por exemplo, existem tintas que não são inflamáveis, como é o caso da epóxi e é altamente indicada para o ambiente industrial. Também existem outros tipos de tintas que não se dão bem com umidade e, por isso, são recomendadas para locais mais secos.

Ou seja, uma firma de pintura predial, que seja especializada, possui conhecimento técnico suficiente para verificar qual é o melhor modelo de tinta recomendado para cada espaço dentro da indústria.

Por isso, busque referências e recomendações referentes às empresas e contrate um excelente serviço, com a qualidade que a sua indústria merece.