Sensores

A indústria é responsável pela maioria dos serviços e produtos essenciais ao desenvolvimento da sociedade, elas estão presentes na área da saúde, alimentação, transporte, segurança e educação.

Desde atividades simples e corriqueiras às mais complexas e esporádicas a indústria está presente direta ou indiretamente.

Por ser essencial também ao crescimento econômico, há muito estudo, pesquisa e desenvolvimento na área e com isso ela consegue cada vez mais produzir soluções práticas e eficientes à população.

Com o aprimoramento dos processos, uma das principais característica da indústria moderna é a automação de processos.

A automação provoca um aumento das máquinas nas linhas de produção, para realizar ações mais repetitivas e manuais, essas máquinas são gerenciadas por sistemas e softwares que permite sua programação e controle de produção.

Os efeitos desse processo são muitos, dentre eles a melhoria na qualidade dos produtos, a otimização dos processos produzindo dessa forma mais e melhor em menos tempo.

Outra característica da indústria contemporânea é a prioridade e reforço da segurança em suas linhas de produção. Investindo na área muitos produtos foram desenvolvidos e são aplicados em larga escala, o sensor, tema do artigo é uma das soluções aplicadas amplamente em diversos setores industriais.

Para compreender alguns dos modelos utilizados e suas vantagens continue lendo.

Sensor de Temperatura

Com nome autoexplicativo, os sensores de temperatura são utilizados para controlar a variação temperatura em máquinas e ambientes no qual o seu controle é primordial, tanto para a saúde e segurança dos colaboradores quanto para a qualidade do produto.

Por monitorar e controlar a temperatura os sensores são aplicados nas seguintes área da industria:

  • Siderúrgicas;
  • Caldeirarias;
  • Indústria alimentícia;
  • Indústria química;
  • Indústrias de cerâmicas;
  • Vidrarias.

Devido a alta demanda há uma variedade de modelos que foram desenvolvidos pelo mercado para conseguir atender a todo as as necessidades.

Dentre eles há o sensor de temperatura PT100 utilizado para medição e monitoramento das variações da resistência elétrica, assim são resistentes a pertubações elétricas e intempéries. Assim estão presentes em estufas, fornos e transformadores.

Com funcionamento simples ele atua por meio da variação no valor da resistência elétrica de um condutor de metal, em função da temperatura.

Composto por metais específicos, o sensor PT100 é feito com platina, pois é bem resistente a variação de temperatura entre -248ºC até 962ºC, além de ser resistente ao processo de oxidação.

Sensor de Proximidade

O sensores de proximidade são dispositivos usados para detectar, sem contato físico, a presença ou ausência dos objetos. Assim como os de temperaturas eles são usados em diversas industrias, principalmente, nos processos de logística.

Um dos sensores de proximidade é o sensor fotoelétrico, utilizado para contagem e análise dos materiais. Atuando com emissão e recepção de luz ele é utilizado tanto para pequenas quanto para longas distâncias.

Outro sensor de proximidade que atua com precisão para reagir a proximidade de elementos metálicos, explorando a capacidade destes e alterando seu campo magnético, dessa forma o sensor de proximidade indutivo é acionado sempre que qualquer objeto metálico invadir o seu campo magnético.

Funcionando sem que seja necessário o contato físico, o centro e sua formação é um oscilador que altera sempre quando um objeto metálico invade o seu campo que possui uma bobina, voltando ao seu estado natural quando o objeto é afastado do sensor indutivo.

As variações registradas são analisadas e interpretadas pelo dispositivo denominado trigger, transmitindo na saída do aparelho o resultado alto ou baixo.

As peças são montadas de forma intuitiva utilizando técnicas modernas e avançadas, por isso é necessário que seja realizado por profissionais especialistas, ou seja, aqueles que foram devidamente treinados e capacidade para produzir e montar os sensores indutivos.

Ao inserir os sensores nas máquinas e processos produtivos a empresa consegue ativar um diferencial competitivo, uma vez que eles aprimoram a segurança, um dos principais requisitos exigidos pelos consumidores, aumenta a produtividade e contribui com os processos de manutenções, servindo de agentes norteadores para identificação e controle de problemas.

Assim, as paralisações podem acontecer de forma parcial ou em horários estratégicos que não comprometam a produção. Os desdobramentos são todos benéficos, minimizando riscos, otimizando processos e produtos.

Dessa forma, os sensores são investimento lucrativos,apresentando uma ótima relação entre os seus custos e seus benefícios para a industria em aspectos gerais.