O bem-estar dos colaboradores é essencial dentro de um ambiente de trabalho. As empresas são responsáveis pela implementação de elementos que proporcionam segurança e conforto para toda e qualquer pessoa em escritórios administrativos, chão de fábrica, depósitos de estoque ou qualquer outro espaço corporativo.
Dessa forma, é preciso identificar as possibilidades de riscos aparentes e reduzir ao máximo qualquer procedimento que coloque alguém em perigo.
A segurança do trabalho é levada a sério e existem diversas normas regulamentadoras que norteiam a gestão adequada para cada ambiente.
Trabalho em altura tem uma norma específica
Existem várias NRs (Normas Regulamentadoras) que regem o ambiente industrial. Levando em consideração que os trabalhos são realizados por diferentes profissionais, com conhecimentos específicos em áreas distintas, é preciso que os gestores estejam atentos à segurança do trabalho a todo momento.
Para os colaboradores que realizam trabalhos acima do piso com mais de 2 metros de altura, existe a necessidade de passar por um treinamento NR35 e assim possam fazer as tarefas de maneira apropriada.
O treinamento direciona os profissionais para que possam evitar qualquer risco de acidentes, como quedas, e o uso de material apropriado para o serviço a ser executado.
Dessa forma, é possível observar de maneira clara o que deve ser executado a todo instante, como:
- Preparo para situações emergenciais;
- Prevenção contra riscos potenciais;
- Seguir os procedimentos corretos;
- Uso de equipamentos adequados.
Tomando todos os cuidados necessários, é possível proporcionar um ambiente seguro e adequado para a realização dos serviços em altura, tanto na área interna quanto em espaços externos.
Tanto os gestores como os próprios profissionais são responsáveis pela segurança dentro do local de trabalho. Isso demonstra cidadania e respeito com o próximo, pois até mesmo terceiros podem ser prejudicados caso as normas regulamentadoras não sejam cumpridas à risca.
Colaboradores terceirizados devidamente trajados
A segurança do trabalho é extensível aos colaboradores que trabalham de forma terceirizada dentro de uma área destinada a uma fábrica pequena ou indústria de grande porte.
O pessoal responsável pela jardinagem e paisagismo, por exemplo, precisa utilizar roupas e acessórios apropriados para as tarefas que são realizadas continuamente. As botas de proteção extra são essenciais para que a lâmina para cortar grama não provoque nenhum acidente na região das pernas.
A obrigatoriedade deve ser observada pela empresa contratada, assim como pela contratante, pois essa é uma responsabilidade compartilhada e envolve a segurança do trabalho de todos os envolvidos.
Os trajes devem ser produzidos em tecido resistente, permitindo a mobilidade enquanto fazem os serviços de jardinagem, assim como promovem a segurança de maneira apropriada. O uso de colete, máscara, luvas e capacete deve ser cobrado pelo gestor responsável do setor.
Trabalhadores que utilizam nylon para roçadeira devem fazer a substituição desses fios com o equipamento totalmente desligado, utilizando ferramentas apropriadas e óculos de proteção. São serviços necessários para a manutenção do espaço, por isso são realizados sempre de forma segura.
Caso a fiscalização esteja presente e observe a falta de algum equipamento de segurança, a empresa responsável pode receber multa e os serviços só podem retornar quando tudo estiver devidamente esclarecido, e todas as medidas de segurança forem tomadas.
Climatização proporciona temperatura ideal
O ambiente de trabalho precisa ter uma temperatura adequada para a realização dos serviços. Em um espaço fechado é possível proporcionar uma climatização por meio de uma rede frigorígena atrelada aos equipamentos de ar-condicionado.
Essa estrutura deve ser implementada desde o início da montagem industrial, para que a carga térmica de cada ambiente seja calculada de maneira correta.
Com isso, é possível distribuir os pontos de energia elétrica, espaços para os aparelhos de ar-condicionado e o sistema hidráulico para a drenagem da água junto à rede de encanamento.
Assim, os colaboradores podem trabalhar em um ambiente com temperatura agradável, sem qualquer prejuízo à saúde ou qualidade de vida.
Almoxarifado precisa ser organizado e acessível
Dentro de um almoxarifado responsável pelo controle de estoque industrial, o espaço precisa ser organizado para atender às necessidades de diferentes setores produtivos.
As matérias-primas devem ser direcionadas de maneira correta, por isso a implementação de uma equipe responsável pela segurança do trabalho é uma solução eficiente, pois assim todos os procedimentos quanto ao direcionamento de equipamentos de proteção individual são seguidos à risca.
Até mesmo as equipes responsáveis pela manutenção devem utilizar óleo de motor preço apropriado, garantindo o funcionamento pleno de máquinas e equipamentos, garantindo a segurança dos operadores.
De qualquer forma, as empresas que seguem a legislação de maneira correta evitam problemas com o Ministério do Trabalho e demais entidades de classe, além dos sindicatos que defendem os direitos de profissionais.