A indústria automobilística é uma das principais indústrias do país, sendo responsável pela produção de automóveis como carros, motos e caminhões.
Ela faz com que a locomoção seja um processo mais simples, prático e rápido, conferindo ao condutor mais autonomia no ir e vir, além do conforto e da segurança, principalmente, quando comparado com o transporte público.
Presente na sociedade brasileira desde a década de 50, a linha de montagem dos carros, bem como os produtos foram sendo aprimorados com o passar do tempo e o desenvolvimento das tecnologias.
Uma das áreas que ao se aperfeiçoar modificou a indústria automobilística, tornando a produção mais otimizada foi a automação e a usinagem.
A automação permitiu que a produção fosse mais automática e a usinagem com o desenvolvimentos das peças que são essenciais a montagem dos veículos.
Para compreender a importância e vantagens desse setor ás montadoras continue lendo!
Qual o papel da usinagem no setor automotivo?
As empresas de usinagem são responsáveis pelo desenvolvimento de peças e objetos de metais que precisam ser moldados para chegar ao formato desejado pelo cliente, presente no projeto.
Para o setor automotivo a sua função é essencial, pois seus processos são responsáveis pela produção de todas as peças que serão usadas nos veículos.
A partir do metal bruto as peças são cortadas e moldadas de acordo com as medidas e dimensões necessárias para conferir formato e funcionalidade as peças.
As peças usinadas estão presentes nas engrenagens dos automóveis, as principais peças são:
- Flanges;
- Engrenagens;
- Eixos;
- Pinos;
- Cubos;
- Espaçadores;
- Mancais.
Versáteis, as peças usinadas são aplicadas nos mais variados tipos de projetos automotivos desde de tratores e caminhões a ônibus e veículos de passeio.
Quais são as máquinas e ferramentas utilizadas?
A produção de peças envolvem diversos processos de usinagem, podendo ser todos ou apenas alguns para o desenvolvimentos das peças aplicadas ao setor automotivo.
Os principais processos são:
- Perfuração;
- Moldagem por torno;
- Fresagem;
- Moagem;
- Mandrilamento.
A perfuração é responsável por conferir furo às peças, como parafusos e brocas. A moldagem por torno é a aplicação da máquina conhecida como tornearia para promover os cortes e dimensões ao metal.
A fresagem também é faz movimento que permite o corte, entretanto, ela faz um movimento rotacional uniforme e remove o cavaco do peça.
A moagem é aplicada sempre que é necessário afiar ou deixar as peças pontiagudas e o mandrilamento é um processo de acabamento que deixa as peças mais estéticas, funcionais e padronizadas.
Além das ferramentas e máquinas destinadas a cada processo, há o centro de usinagem, uma máquina-ferramenta que comporta em um único local todas as ferramentas necessárias para realizar os processos.
Sendo um dos avanços alcançados pelo desenvolvimento da tecnologia, ela compõem o escopo de máquinas CNC (comando numérico computadorizado) que fazem parte da usinagem de precisão ou automatizada.
Quais processos automotivos há usinagem?
A fábrica de carros é o local que realiza diversos processos em sua linha de montagem para chegar ao produto final com qualidade, segurança e eficiência.
Desse modo a usinagem não está só no processo de fornecer as peças, mas em qualquer outro que há a modelagem do metal para outros fins.
Uma ferramenta como a pistola pintura eletrostática a pó usada nos processo finais de montagem, pois é designada aos momento de pintura do metal e demais peças e acessórios que precisam desse tipo de revestimento é o tipo de usinagem, visto que a pistola de metal precisou ser construída antes de ser usada na indústria.
Uma outra peça que auxilia na montagem do carro e também nos processo de usinagem , o disco flap esmerilhadeira, um disco lixa é fundamental para os processos de lixamento deixando as superfícies uniformes e ainda é aplicado para remoção de ferrugens, pinturas e até em processos de soldagem essa peça é usada.
Versáteis, eles estão disponíveis no mercado em diferente granulaturas permitindo que elas sejam aplicadas em diferentes processos.
Por fim, há o processo de retífica de motores de moto e carros, ou seja, a inspeção geral em todas as peças e componentes dos motores, fazendo todos os reajustes necessários, bem como a usinagem de todas as peças que estão desgastadas ou fora do padrão.
Assim a usinagem é essencial a este setor, tornando as peças mais eficientes e os processos de acabamento e inspeção mais fáceis de serem realizados e desenvolvidos.