As indústrias são importantes desde os primórdios para a composição da sociedade, pois interferem diretamente na dinâmica social e financeira dessas organizações.

Historicamente a sociedade se desenvolveu acompanhando o desenvolvimento da indústria. Nesse cenários as revoluções industriais marcam épocas e promovem características únicas para cada período.

Nos primórdios as pessoas trabalhavam horas e horas e em sistemas de produção em série bem repetitivos, ainda hoje é possível identificar alguns modelos de produção que seguem essa mesma linha com algumas melhorias nos processos.

Chegando nos dias atuais já estamos na quarta revolução industrial que tem muita influencia dos avanços tecnológicos e que impactam em conjunto muito o cotidiano de todos.

Mas essas revoluções e mudanças trouxeram muitas melhorias e inovações de processos e produtos que contribuíram para um ambiente mais saudável, prático e transformador para todos.

Indústrias de galvanoplastia

Nas indústrias de galvanoplastia a tecnologia está presente em alguns detalhes como os equipamentos para galvanoplastia.

Atualmente, nesse segmento há empresas especializadas espalhadas em todo o território nacional que oferecem desde uma linha de equipamentos manuais e equipamentos automáticos que tornam os processo e etapas mais eficazes, práticas e eficientes com redução de custos e uma mão de obra mais qualificada e preparada para atuar nessas áreas.

O processo de galvanoplastia vem sendo cada vez mais utilizado pelas indústrias a fim de fabricar peças mais resistes à substancias e fluidos como, por exemplo, as peças de engate rapido que são usadas em diversas áreas e atividades, como o engate de mangueira, engate de carros entre outros que precisam ser resistentes, possuem qualidades antioxidantes.

Assim a galvanização consegue atribuir essas caracterizaras a essas peças e torná-las ainda melhoras e duráveis o mesmo ocorre com as peças do compressor de ar para aerógrafo que precisam ser muito resistentes, pois assim como os engates são usados como elos e condutores das mais variadas substancias desde água e ar a substancias altamente corrosivas.

A exigência pela boa qualidade e resistência, é igual para todas as ferramentas utilizadas na indústria, pois todos lidam com grandes processos.

Além disso, ele é muito importante para processos diferentes, como, por exemplo, o transporte do acido formico 85 – usado como fixador de corantes em tecidos, coagulação do látex e curtimento do couro.

Segurança

Pensando na estrutura física desses espaços alguns aspectos contribuem para o bom desenvolvimento do trabalho, pois apenas ter bons equipamentos para os processos é uma parte da empresa, mas fornecer um ambiente saudável e agradável aos trabalhadores é essencial para empresa.

Por isso muitas possuem em seus ambientes alguns equipamentos e processos que contribuem para isso como:

  • Exaustor industrial;
  • Ventilador industrial;
  • EPI’s – Equipamentos de Proteção individual;
  • Segurança do trabalho.

Com relação ao primeiro equipamento, atualmente não apenas as empresa de galvanoplastia, como as industrias de uma forma geral precisam de exaustores, pois esses são equipamentos que contribuem com a circulação do ar nos ambientes industriais.

Assim o processo de ventilação ocorre de uma forma mais prática e eficiente, proporcionando a todos que estão atuando no ambiente um ar mais renovado e livre de agentes que podem ser nocivos a saúde dos colaboradores.

Além de promover um ambiente mais limpo e saudável, os exautores possuem uma instalação fácil e podem ser colocados em diversos locais das instalações industrias.

Os lugares mais comuns são os telhados, mas há no mercado exaustores para tubulações,  murais e demais locais. Alguns segmentos industrias possuem ainda a obrigatoriedade da instalação desses equipamentos.

Os ventiladores industriais são semelhantes aos exaustores quanto ao objetivo, ou seja, também são instalados com o intuito de tornar o ambiente mais agradável e saudável aos trabalhadores.

Entretanto os ventiladores são usados para fazer com que ele seja um ambiente mais fresco e sustentável. O mercado de ventiladores também se desenvolveu a fim de atender as demandas industriais por isso é possível encontrar modelos que se enquadram em todos os modelos de industria. Fazendo com que os ambiente sejam sustentáveis e salubres a todos que circulam no espaço.

Os epi’s são uma exigência tanto dos trabalhadores para evitar acidentes e danos a suas saúdes, mas também uma determinação legal que precisa ser cumprida.

Os equipamentos possuem características de proteção que vão de acordo com a necessidade de cada área da industria – automobilística, construção civil, alimentícia e outras.

Por fim, atualmente tem-se investido mais na qualidade para executar as atividades laborais a fim de evitar acidentes, lesões e demais danos à saúde física e mental dos colaboradores, assim a segurança do trabalho executada por profissionais qualificados são especializados e identificar melhorias em processos e no espaço a fim de evitar acidentes e situações de risco.