Uma residência ou uma indústria precisam de água para alimentar seus processos, seja regar o jardim, usar a água quente dada pelo aquecedor solar ou para manter uma substância uniforme.
Mas, para que essa água chegue até a torneira das máquinas e também da pia da cozinha, ela passa por um imenso processo que vai desde a captação nas fontes de rios e lagos até passar pelas Estações de Tratamento de Água – ETA, chegando a distribuição.
Dessa maneira, o ponto mais importante é a distribuição e também quando a água vai para o reservatório dessas casas e indústrias e que precisam ser canalizadas de forma adequada. É assim que surgem os sistemas de pressurização.
Os sistemas de pressurização são sistemas que tem como objetivo ajudar na compressão da água em determinada canalização ou então dentro de uma rede muito grande.
Apesar de não termos falado inicialmente, os sistemas de pressurização não são usados apenas na distribuição do reservatório, mas ajudam a água a sair das ETAs e chegar até em casa, pois garante que a água siga seu curso de forma adequada.
O sistema de pressurização é composto por alguns equipamentos, por exemplo, um PRESSURIZADOR SCHNEIDER, uma bomba e um tanque.
Assim, todo esse complexo sistema, ajuda a manter a pressão da água em variados pontos, permitindo que ela não escape e também, garantindo que ela sempre esteja.
Sistemas de pressurização, onde são usados?
Os sistemas de pressurização podem ser usados em diversos locais e compostos por diversidade de materiais, isso porque a bomba de água tem diversos modelos, assim como os compressores. Sempre se deve atentar a qual demanda tua residência ou indústria tem.
De maneira geral, os sistemas de pressurização são muito usados em:
- Áreas com pouco desnível para vazão da água;
- Áreas próximas a caixa d’água;
- Áreas com pouca pressão para o transporte do líquido;
- Sistemas de distribuição internos e externos.
Esses sistemas tem um grande desempenho e permite que a distribuição seja eficaz, trazendo conforto para os usuários.
Existem alguns benefício do uso do sistema de pressurização, seja aquele que usa PRESSURIZADOR SYLLENT ou outro modelo, uma bomba de água e aplicado a algum reservatório.
1. Tem baixo consumo de energia elétrica.
2. As bombas no sistema funcionam de maneira independente por meio de equipamentos elétricos chamados inversores de frequência.
3. Em casos de falta de água, há controle de escalonamento.
4. Podem ser usados em sistemas de aquecedor a óleo e outros tipos.
Tipos de bomba d’água que podem compor o sistema
Assim, vimos que o sistema de pressurização precisa ser composto por um tipo de bomba, e dentro do mercado existem diversos tipos de bombas, cada uma adequada a uma demanda, que pode corresponder a aplicabilidade do sistema de pressurização que está planejado.
Alguns modelos de bomba são:
Bomba centrífuga inox
A bomba centrífuga inox tem como finalidade ajudar na transferência e também no transporte dos chamados fluidos, ou então líquidos. Sua total responsabilidade é por meio da sucção, fazer com que o líquido seja transportado.
Seu funcionamento se da por meio de rotores que auxiliam no procedimento da sucção. E como são bem potentes, essas bombas podem ajudar na aplicação de diversos tipos de líquidos incluindo aqueles que podem conter sólidos em suspensão.
O acionamento desse tipo de bomba pode ser tanto elétrico como a diesel, e também ter a sua vedação feita com selo mecânico, que ajuda na prevenção de vazamentos, e também não permite que a parte mecânica da bomba entre em contato com o fluido.
Bomba autoescorvante
É uma bomba que podem ser aplicado em lugares que inicialmente não possuem líquidos, criando uma espécie de vácuo. Assim, podem ser usados no seco por um tempo somente.
Ajudam no transporte de efluentes e outros materiais, por exemplo lama, água oleosa, resíduos em tanques, e também em situações de emergência.
Bomba submersível
É um modelo que atua por meio da submersão, dessa maneira, fica submersa nos líquidos, e se operam por meio de uma unidade de força remotamente. Podem ser deslocadas e colocadas em diversos locais. Tem grande usabilidade.
Assim, vimos que os sistemas de pressurização são importantíssimos para o desempenho fiel de todos os processos que envolvem a distribuição de água de forma eficiente.