industriais

O investimento em máquinas e equipamentos industriais pode pesar no orçamento de uma empresa. Ainda assim, é preciso acompanhar a evolução constante no ambiente industrial de uma fábrica, atualizando todos os setores da melhor forma possível.

Muitos processos industriais são realizados com técnicas que são empregadas há muito tempo, como a usinagem de peças. Mesmo esse setor, passou por adequações tecnológicas com a implementação das máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado), em que a automação permite uma produção constante e de qualidade.

Os equipamentos utilizados, e as técnicas empregadas pelos profissionais, fazem toda a diferença em uma linha de produção competente, eficaz e que tem como padrão a qualidade dos bens de consumo levados para o consumidor final.

Para as empresas que aplicam a manutenção constante em maquinários e ferramentas, além de investimento em treinamento adequado e reciclagem dos colaboradores, é possível atender a demanda de forma competente e se manter competitiva no mercado.

Atualização e reforma de equipamentos industriais

Sem capital para comprar novos equipamentos e modernização da planta fabril, as empresas tem apostado em soluções inteligentes para que não fiquem desatualizadas dentro da linha de produção, ou mesmo no setor logístico.

A contratação de empresas especializadas em retrofitting de máquinas industriais, tem sido uma solução buscada por diversas fábricas e indústrias que precisam se adequar às normas regulamentares propostas por órgãos fiscalizadores.

Um exemplo, é a atualização em relação à norma NR 12, que determina que as empresas precisam reduzir os riscos de acidentes durante as operações causadas por equipamentos e máquinas em funcionamento constante.

As soluções apresentadas visam a apresentação de soluções eficientes para o ambiente de trabalho no setor industrial, realizando adaptações às novas tecnologias em diferentes aspectos, atendendo sistemas industriais como:

  • Eletroeletrônicos;
  • Mecânicos;
  • Hidráulicos;
  • Pneumáticos.

As oficinas de usinagem recebem estas atualizações nos mais diversos equipamentos, assim como a correção de posicionamento de ferramentas para corrigir a postura dos operadores.

Pode ser o caso da morsa de bancada 8 polegadas, que recebe um reforço em sua base para garantir a fixação e sua funcionalidade.

Tratamento adequado para a matéria-prima

A sustentabilidade é uma pauta constante quando se trata de renovação dentro do ambiente industrial. As reformas implementadas para atendimento às normas regulamentadas se referem, também, para as adaptações necessárias que dizem respeito à legislação ambiental vigente.

Esse cuidado pode ser observado quando se trata da instalação de uma torre de resfriamento de água de reuso, em que a presença de uma estação de tratamento de esgoto faz toda a diferença no aspecto estrutural de uma indústria.

Os recursos naturais utilizados dentro da linha de produção, assim como a matéria-prima empregada na criação de novos bens de consumo, devem ser aproveitados ao máximo. A legislação ambiental e, consequentemente, a fiscalização, fazem verificações constantes quanto aos processos industriais e a proteção ao meio ambiente.

O tratamento implementado nas peças metálicas que passam pela granalha de aço para limpeza após a fundição, ou a rebarbação de materiais plásticos e emborrachados, é vistoriado para que tenham o descarte realizado de maneira correta.

Nesse ponto, entram as parcerias empresariais, em que indústrias de reciclagem reaproveitam os materiais em diferentes segmentos, aplicando uma nova função ao que antes era desperdiçado ou ignorado.

Acabamento final recebe atenção especial

As fábricas que trabalham com matéria-prima metálica, atualizam a máquina de solda industrial de acordo com as necessidades e inovações tecnológicas apresentadas no mercado.

As linhas de produção automobilísticas e de eletrodomésticos são muito interessadas e, por consequência, os setores seguintes implementam as novas tecnologias, adaptando conforme a necessidade e a realidade construtiva.

A adaptação de uma planta fabril deve atender à Norma Regulamentadora número 12 (NR 12), para que os os maquinários e equipamentos promovem a segurança dentro do ambiente de trabalho, como na soldagem industrial, seguindo uma padronização que garanta a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores.

Se as empresas não cumprirem os termos apresentados pela NR 12, podem ser aplicadas multas pesadas e notificações pelos órgãos fiscalizadores, como sindicatos trabalhistas e entidades de classe.

Por fim, o investimento para a adaptação tem um aspecto positivo, além de evitar problemas para os trabalhadores. Qualquer segmento que atende às normas vigentes, está se atualizando e tornando a empresa ainda mais competitiva.

Sendo assim, ganham os empresários, os colaboradores, sejam eles operadores diretos ou indiretos, e o próprio consumidor, que recebe os produtos com a qualidade intacta e o abastecimento apropriado para atendimento da demanda.