indústrias

A indústria é um setor muito importante, afinal é ele que é o responsável pelo desenvolvimento dos variados produtos que usamos no nosso cotidiano, dos computadores que estão em nossas casas até mesmo o que comemos no dia a dia.

No entanto, para que tudo chegue a nós com qualidade, eficiência e segurança, cada setor industrial possui uma série de processos, elementos, e componentes que juntos permitem a boa produção.

Assim, desde o uso de eletroduto corrugado 25mm, até manutenções periódicas nas máquinas contribuem e muito para o desempenho das indústrias.

Neste artigo abordaremos os muitos elementos que compõe uma indústria, bem como algumas metodologias que ajudam no controle dos processos e atestam a qualidade daquilo que está sendo feito.

As engrenagens na indústrias

Um elemento recorrente dentro das indústrias são as suas mais variadas máquinas, e para que funcionem é preciso que todas as suas peças funcionem de forma adequada e segura, inclusive, é necessário ter um setor responsável pela sua inspeção e manutenção.

E uma das peças que são mais importantes nas máquinas é a peça conhecida como acoplamento engrenagem. Essa peça é um tipo de componente mecânico que faz a ligação dos variados eixos rotativos nas máquinas industriais ou então ferramentas e equipamentos que possuem alto desempenho.

Ele permite que a máquina funcione mesmo que a máquina por conta do seu uso constante se desalinhe com as radias, angulares e axiais dos eixos. Essa peça é bastante flexível, com uma transmissão feita por meio de um dentado interno e externo.

Assim, o acoplamento da engrenagem é muito necessário para o bom desempenho das indústrias e da sua produção.

Processos de qualificação, operação e desempenho

Uma indústria só consegue funcionar de forma qualitativa porque seus processos são medidos, e existem processos em que a medição da qualidade não é possível por meio da inspeção, não sendo possível o controle da qualidade, e por conta disso, se torna necessário garantir a qualidade por meio da validação do processo.

Um exemplo é o processo da esterilização. Não é possível inspecionar um elemento esterilizado, pois se ocorrer isto, o material já se torna contaminado, alterando o resultado da esterilização, por isso, o processo de esterilização precisa ser garantido.

Assim, existem três tipos de validação de processos conhecidos como qualificação de instalação operação e desempenho.

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre seus tipos:

1. Qualificação de instalação

É usada para evidenciar que a instalação do equipamento está adequada, principalmente, porque o local que está instalada a máquina interfere e muito no resultado.

Assim, essa qualificação da instalação verifica as condições de instalações como:

  • Nivelamento;
  • Temperatura;
  • Tipo de eletroduto 25mm;
  • Limpeza;
  • Atenção as recomendações.

Também se verifica se os instrumentos de medição estão bem calibrados.

2. Qualificação de operação

Nessa qualificação é identificado se a operação do equipamento está ocorrendo da melhor maneira possível. São realizados alguns “exames” nas máquinas, como a verificação da calibração, ensaio de distribuição de temperatura, por exemplo.

Existem algumas qualificações de operação que já são embutidos junto com a qualificação de desempenho que veremos abaixo. São eles os processos de armazenagem de medicamentos e vacinas.

Também são verificados juntos com a qualificação de operação, alguns aspectos da instalação, como o bom funcionamento do SPDA isolado na indústria.

3. Qualificação de desempenho

Neste tipo de qualificação tenta se verificar se os equipamentos estão desempenhando adequadamente as funções nas quais foram feitas. Nesta qualificação um ensaio de penetração de calor é feito.

Um exemplo é o processo que verifica a esterilização com vapor que usa autoclaves. A medida da temperatura é feita com 12 sensores, segundo a norma da ABNT NBR ISO 16328.

Com a penetração de calor se evidencia o uso de indicadores biológicos e ou químicos que aponta para a realização da esterilização. Desse modo, identifica que a esterilização está tendo bom desempenho.

Ao fazer as qualificações, seja em rebolo para furadeira afiação, seja em processos de esterilização é elaborado um relatório técnico que detém todas as informações acerca dos procedimentos realizados, e todas elas devem ser aprovadas de acordo com os critérios técnicos estabelecidos.

Esse relatório deve ser conclusivo e identificar se o equipamento está apto ou não quanto ao seu uso. Com isso, entendemos que para o bom funcionamento da indústria é preciso usar tanto peças específicas como contar com metodologias de controle de qualidade para que os produtos sempre tenham o melhor desempenho.