Para garantir a precisão e a qualidade em uma série de procedimentos que são realizados todos os dias nos mais variados segmentos dentro das fábricas e indústrias, o setor precisa contar com dispositivo capazes de oferecer o máximo desempenho em confiabilidade e segurança.

Desse modo, os sensores fazem parte do cotidiano de produção e de montagem industriais, sendo altamente indicados para uma grande variedade de processos, os quais é importante conhecer a fim de gerar resultados cada vez mais satisfatórios.

Por isso, reunimos algumas informações imperdíveis sobre alguns tipos de sensores mais utilizados e sua contribuição para as indústrias. Continue acompanhando o artigo a seguir e confira!

Sensores de presença

Sensor de presença é um dispositivo desenvolvido especialmente para a detecção de movimento, sendo ideal para uma grande variedade de procedimentos industriais que exigem precisão no controle de posicionamento e no acionamento de atividades diversas.

Por meio da utilização de três fios, que são utilizados para ligações (sendo muitos deles baseados em sistemas de ligação semelhantes aos empregados na instalação de fotocélulas), esse dispositivo oferece praticidade e garante vantagens relacionadas ao alto desempenho em aplicações que fazem toda a diferença para a produtividade.

Muitas pessoas se perguntam sensor de presença como funciona, de modo que vale explicar que ele pode apresentar diferentes mecanismos de acordo com cada tipo de aplicação.

Sendo assim, é fundamental contar com profissionais qualificados na avaliação de demandas internas, possibilitando resultados mais satisfatórios.

Sensores de proximidade

Sensor de proximidade é outro exemplo de item que está presente nos mais diversos segmentos industriais com a finalidade de gerar processos de qualidade aprimorada.

O modelo indutivo é, certamente, um dos mais empregados, sendo ideal por não possuírem peças móveis e apresentar uma vida útil expressivamente prolongada.

Além disso, esses são componentes que contam com vedação de excelência e podem ser aplicados em ambientes onde há partículas no ar ou a produção de poeira não metálica. Até mesmo, o contato com líquidos não é capaz de danificar o sensor de proximidade indutivo.

Sua composição conta com um núcleo de ferrite que é envolto por uma peça chamada bobina, por um circuito oscilador e, ainda, por um circuito disparador, que atua conjuntamente com um amplificador.

Com relação à sua aplicação, podemos destacar que os sensores indutivos podem contribuir para diversas funções que exigem a percepção de proximidade, sendo uma das mais importantes a detecção precisa de presença ou ausência de um material metálico, por exemplo.

Além disso, procedimentos de detecção de passagem de materiais e, até mesmo, de fim de curso são executados por esse dispositivo.

Outras atividades que podem ser destacadas são:

  • Contagem de pulsos do componente mecânico;
  • Reconhecimento de pulsos;
  • Identificação de materiais metálicos;
  • Leitura de posição a longa distância.

Sensores magnéticos

Já o chamado Sensor magnetico tem como objetivo realizar a medição de um fluxo magnético ou da força e da direção de um campo magnético.

Desse modo, esse dispositivo é indicado para processos científicos de medição, navegação e também para a atuação industrial.

Existem diferentes tipos de sensores magnéticos e eles se diferenciam entre si de acordo com a tecnologia utilizada.

Os sensores magnetoresistivos, por exemplo, medem resistência elétrica de acordo com o campo aplicado, enquanto os chamados sensores de fluxo de porta são voltados para a medição de diferenças existentes no campo magnético levando em conta as extremidades de uma haste vertical.

Mas a sensor magnetico aplicação vai além. Ele pode ser utilizado por meio do uso de substâncias como querosene ou metanol, como no caso dos sensores de precessão de prótons, ou ainda polarizar um meio gasoso a partir do comprimento de ondas específicas de luz.

Com aplicações tão importantes para os mais diversos segmentos dentro das fábricas e indústrias, é fundamental contar com operadores qualificados para que a conservação dos sensores seja garantida.

Afinal, seu uso negligente ou inadequado pode gerar resultados enganosos e comprometer uma série de procedimentos, acarretando em prejuízos e podendo ocasionar, até mesmo, em acidentes.

Por isso, vale a pena contar com fabricantes de renome e que possam garantir a aplicação de produtos de qualidade e elevado desempenho, o que vai ter um impacto direto e extremamente positivo nos ciclos de montagem e produção das fábricas e indústrias.