medição industrial

A indústria desenvolve um papel muito importante na sociedade, atuando a criação de mercadorias e serviços que são úteis para as pessoas. Existem muitos segmentos distintos na área industrial, mas que podem se complementar para desempenhar uma boa produtividade.

Uma forma de o desenvolvimento ser produtivo é as empresas investirem na compra de matéria-prima, máquinas, equipamentos e ferramentas de qualidade.

Isso porque, ter um maquinário potente e uma equipe de colaboradores preparados e com experiência são o segredo para o sucesso da sua firma.

Uma linha de produção equipada com as melhores máquinas não são o única aspecto que a empresa deve ter para conseguir desempenhar um bom trabalho.

Afinal, implementar métodos de aprimoramento para a criação das mercadorias é uma forma de conseguir precisão e produtos com qualidade, o que será sempre apreciado e reconhecido pelos clientes, gerando reconhecimento de mercado para a empresa.

O papel da medição na área industrial

O método de medição tem o objetivo de gerar análises e resultados que são muito importantes para entender o desempenho dos equipamentos e máquinas.

Investir na aquisição de instrumentos de metrologia é uma solução para conseguir uma boa utilização dos recursos, melhorar a rentabilidade e o desempenho do maquinário, além de trazer mais segurança durante a produção.

As medições exigem o uso de instrumentos específicos para essas atividades. São eles:

  • Alicate amperímetro;
  • Anemógrafo;
  • Balança;
  • Frequencímetro;
  • Galvanômetro;
  • Manômetro;
  • Multímetro;
  • Micrômetro;
  • Paquímetro;
  • Régua.

Esses são apenas alguns dos inúmeros instrumentos que podem ser utilizados para trazer mais precisão para os processos, sendo que cada um terá uma aplicação distinta.

Com tantas opções, pesquisar o custo e os modelos disponíveis no mercado é um jeito de ter os melhores instrumentos na sua empresa.

A metrologia instrumentos de medição são muito importantes na rotina das pessoas, servindo para padronizar os métodos de medir, gerando exatidão, eficiência e efetividade aos processos e produtos, além de reduzir os custos de manutenção nas empresas e até mesmo os problemas no dia a dia.

Alguns instrumentos são manuais, ou seja, a pessoa precisa fazer cálculos para obter os resultados de medição.

Já os mais modernos são eletrônicos e possuem um visor numérico, que mostra rapidamente os números e medidas solicitados. Seja automático ou manual, estes instrumentos proporcionam rapidez, segurança e praticidade.

Com o decorrer do tempo e frequência de uso, os instrumentos podem começar a apresentar resultados alterados.

Quando isso acontecer é sinal de que está na hora de fazer uma manutenção para recuperar a qualidade da peça. Mais ainda, muitos setores demandam a realização de controle de qualidade dessas pessoas de modo mais frequente, sendo preciso realizar a análise e possível calibração dentro de prazos pré-estabelecidos.

A calibracao de instrumentos é um processo que consiste em verificar se os instrumentos de medição estão aptos para serem utilizados, sem prejudicar a qualidade das mercadorias.

Os benefícios desse serviço são:

  • Evita o desperdício de materiais;
  • Traz segurança para a empresa e funcionários;
  • Reduz o índice de erros;
  • Reduz os custos operacionais;
  • Assegura a qualidade do produto;
  • Previne danos aos instrumentos;
  • Identifica se o instrumento necessita de manutenção ou substituição.

Os benefícios da automação industrial nas empresas

A automação industrial é um método que utiliza máquinas eletromecânicas, equipamentos específicos e softwares que automatizam os processos de produção nas empresas.

Um jeito de usufruir os pontos positivos é contratar os serviços de uma empresa automação industrial que pode ajudar na implementação do sistema automático com qualidade e segurança.

O principal objetivo da automação industrial é maximizar a produção com o menor consumo de energia, aumentar a eficiência dos processos, reduzir a emissão de resíduos e proporcionar excelentes condições de segurança das informações, humanas e material.

Uma forma para obter esses benefícios é seguir as dicas que as empresas de automação industrial sugerem aos seus clientes, como o uso de:

  • Microcontroladores;
  • CNCs (Controle Numérico Computadorizado);
  • CLPs (Controle Lógico Programável);
  • SDCDs (Sistema Digital de Controle Distribuído).

Usando esses equipamentos é possível conquistar segurança, qualidade, aumento da produtividade, vantagem competitiva, entre outras vantagens para a linha de produção.

Uso do ar comprimido nos processos

Além de todos os processos e serviços mencionados, o uso de sistemas para facilitar o funcionamento das máquinas se torna essencial.

Nesse sentido, o ar comprimido é um elemento amplamente utilizado na indústria. Por isso, pesquisar no mercado uma empresa de instalação de ar comprimido que faça um serviço de qualidade e com um bom custo-benefício se torna necessário.

Ter um sistema de ar é uma solução muito eficiente para o funcionamento dos martelos pneumáticos e motores a ar, além de diversas máquinas e sistemas.

Os benefícios do ar comprimido são o transporte fácil, ser uma fonte inesgotável de energia e possuir um armazenamento simples e prático.

Portanto, os investimentos em serviços de automação industrial, a compra de instrumentos de medição e a contratação de funcionários experientes são alternativas para o sucesso do desempenho da indústria.