No setor industrial, devido a sua diversidade, é possível notar processos variados, por exemplo, os líquidos, que envolvem diferentes tipos de testes, transmissões, soluções, entre outras possibilidades.
Neste contexto, entre tantos processos envolvidos, é possível citar a transmissão hidrostática, que é composta por três partes cruciais: gerador de energia hidráulica, motor hidráulico, válvulas e tubulações.
O dispositivo gerador de energia corresponde a bomba hidráulica, que tem acionamento por meio de um motor elétrico com combustão interna.
Já as válvulas e as tubulações, possuem como principal funcionalidade, a transmissão de fluido sob alta pressão, além do controle da energia hidráulica no sistema.
Por fim, o motor hidráulico realiza a alteração da energia hidráulica de volta para a mecânica, de forma que o elemento conduzido e acoplado a ele seja acionado.
Para compreender melhor esse funcionamento, é interessante observar que um sistema hidráulico corresponde a basicamente a conversão da energia mecânica em energia hidráulica.
Isso ocorre por meio de uma unidade de conversão primária, condicionamento e da transferência dessa energia por meio de um fluido até o lugar de uso, além da conversão de volta para a energia mecânica citada.
Dessa forma, apresenta vantagens como as seguintes:
- O fluido atua como lubrificante para os elementos das máquinas;
- Permite a transmissão de força elevada com peso e volume reduzido;
- Agilidade de resposta dos atuadores hidráulicos a inversão de movimentos;
- Os atuadores podem ser operados em diferentes condições sem sofrerem danos.
O que é hidrojateamento de alta pressão?
O hidrojateamento de alta pressão também é integrante deste cenário, é um processo que consiste na aplicação de um jato de água pressurizada que pode ter forma de neblina ou lâmina.
Além da alta pressão, também é possível que esse jato de água tenha baixa ou ultra pressão.
Esse sistema pode ser notado em uma lavadora alta pressão, aplicada para limpar superfícies e também máquinas industriais.
Para isso, além dos jatos d’água de alta pressão, são utilizados conjuntos de motobombas com vazões distintas.
Esse tipo de limpeza apresenta diversas vantagens, tais como:
- Não gera resíduos;
- Não danifica os equipamentos higienizados;
- Não expõe os profissionais ou equipamentos a produtos químicos;
- Não produz faíscas;
- Apresenta graus profundos de limpeza.
Ainda há possibilidade de utilizar esse sistema para desobstruir tubulações e sistemas hidráulicos, sendo essas alternativas extremamente importantes para sistemas produtivos industriais.
É importante observar que não há aditivos, é um sistema que inclui apenas as propriedades solventes da água e a força física da pressão.
Como funciona o teste hidrostático?
O teste hidrostático é muito importante para itens pressurizados que apresentam gases ou líquidos.
Basicamente, é um teste efetuado para a integridade estrutural de determinados elementos, tais como tubulações, cilindros de gás e até mesmo caldeiras.
Para esse teste, é possível que o recipiente seja situado no interior de uma câmara de aço e a partir deste ponto, é preenchida com água sob pressão normal.
Dessa forma, a água sob pressão é bombeada para o interior do recipiente a ser testado.
Ele irá expandir, forçando a água para o exterior da câmara e posteriormente, a pressão será liberada, de forma que a água volte para a câmara.
É justamente a quantidade de água que volta para a câmara que determina se o recipiente passou ou não no teste.
Exemplos de itens que necessitam do teste hidrostático são os extintores de incêndio, que precisam de vistorias regulares, isso se deve ao efeito do tempo na integridade do invólucro.
Como é o sistema de dosagem industrial?
O sistema de dosagem é aplicado para a manipulação de matérias-primas.
Que podem ser sólidas ou líquidas, para a elaboração de produtos químicos, tais como aditivos, derivados químicos, bebidas, líquidos para a indústria alimentícia, entre outras possibilidades.
A complexidade do sistema em questão tem grande dependência do tipo de produto a ser trabalhado, assim como a capacidade de produção, normas e outros atributos.
De qualquer forma, é indispensável que o sistema seja compacto, fácil de ser operado e não prejudique o espaço na instalação predial.
A automação industrial também acaba sendo favorável neste contexto.
Uma vez que hoje e dia é possível encontrar componentes automatizados para esses sistemas, que contribuem com aspectos como a supervisão assistida e remota, cadastro de matéria-prima, informações de falhas e muito mais.
Naturalmente, além desses processos, muitos outros na indústria também envolvem líquidos.
Cabe a cada setor estipular os métodos mais adequados para cada modo de operação, principalmente para obter resultados eficazes e seguros.