As indústrias contam com diversas máquinas e, ainda que as máquinas mudem de segmento para segmento, é fato que grande parte delas pode gerar desconforto aos operários.
Produzindo ruído, calor, precisando funcionar em locais muito frios, a lista é longa.
Por isso, a ventilação das fábricas é indispensável, gerando a necessidade de janelas. Mas como conservar a privacidade dentro das empresas?
Saiba escolher o material
A veneziana industrial é a resposta para essa pergunta. Geralmente feitas de uma estrutura de metal preenchida por aletas de plástico, existem diversos tamanhos e modelos.
O melhor é que o metal das chamadas hastes, as estruturas que sustentam as aletas, seja o aço galvanizado, conhecido por sua resistência e durabilidade.
Aliás, quando se fala de materiais industriais, a dica é que sempre se procure por metal galvanizado. Geralmente, o metal escolhido é o aço e o processo ocorre de forma simples.
Acrescenta-se um chamado metal de sacrifício, que geralmente é o zinco, para que sofra oxidação antes do aço. Embora a aparência dos metais seja a mesma, o galvanizado não enferruja e é mais resistente.
Quanto às aletas, os materiais mais usados e que oferecem mais vantagens são o PVC e o policarbonato.
O PVC era muito conhecido por formar canos, mas seu uso se tornou cada vez mais diverso, justamente por todas as vantagens que ele apresenta:
- Custo reduzido;
- Leveza;
- Conforto térmico;
- Conforto acústico;
- Durabilidade;
- Sustentabilidade (100% reciclável);
- Não propagação de chamas;
- Resistência contra microorganismos, insetos e roedores.
Assim, ao adquirir uma veneziana que some os benefícios do PVC com o metal galvanizado, consegue-se um produto que durará por anos e anos sem apresentar problemas.
Além disso, o valor estético também entra nessa matemática, conseguir galpões e fábricas com aparência mais organizada e limpa é muito positivo para a marca.
Esse tipo específico de janela possui ventilação sem precisar abrir mão da privacidade, pois o ar entra por baixo das aletas.
Geralmente, as aletas são fixadas à estrutura metálica utilizando rebites e arruelas (pequenas estruturas metálicas feitas especialmente para a fixação de materiais). Por isso, a instalação é rápida e fácil.
Se tratando de todos os tipos de empresa e não apenas os galpões, existem outros materiais que podem levar benefícios ao dia a dia da corporação sem privar o local da privacidade.
Um dos melhores exemplos é a Tela de proteção. Quando se fala nela, todos pensam nos modelos residenciais, geralmente na cor branca, que possuem o característico formato de diversos losangos alinhados.
Entretanto, existem telas feitas de metal, com vazamento em tamanho muito menor. Geralmente, são telas de correr, que podem ser usadas apenas quando desejado.
Essa é uma ótima alternativa para quem trabalha em locais que pedem por maior assepsia, com cuidados com a higiene.
Por exemplo, uma cozinha industrial.
Essas telas impedem a passagem de pequenos animais, insetos, plantas e toda sorte de partícula que pode ser carregada com o vento, tudo isso permitindo que haja ventilação.
Diferentemente dos modelos residenciais, as redes de proteção oferecem privacidade. Não é possível enxergar além delas.
Deixe sua empresa mais segura
É impossível falar de privacidade sem falar de segurança.
É preciso estar sempre atento ao risco de invasões durante a noite ou em finais de semana, quando a empresa está fechada. A procura por equipamentos de segurança é um dos principais fatores para garantir a privacidade.
Para demarcar limites e impedir a entrada de invasores, o alambrado é uma solução simples e acessível.
Feito com o mesmo material das concertinas (aquele fio de metal em forma de espiral colocado sobre muros), os alambrados possuem o mesmo formato das redes de proteção residenciais, os losangos alinhados.
Normalmente, esses materiais são usados na área externa e, por isso, os intempéries climáticos devem ser uma preocupação. Quando se utiliza um metal qualquer, a cerca logo começa a corroer e precisa ser substituída.
Sendo assim, ao procurar por Instalação de alambrados preço pense no longo prazo e opte por um por material resistente. O mesmo vale para o tamanho da cerca, que deve ser preferencialmente alta.
Economizar optando por um modelo pequeno acaba prejudicando o objetivo de oferecer segurança.
No final, a conclusão é que o mercado oferece diversos equipamentos capazes de fornecer privacidade para a empresa sem abrir mão da iluminação natural ou da ventilação.
Mais do que isso: esses equipamentos propiciam diversas vantagens, como a segurança ou economia de energia (gasta-se menos eletricidade quando há luz natural).