peças para indústria

A indústria produz diversos tipos de produtos e materiais, que vão desde o cabo de cobre nu preço até brocas e parafusos, tudo para que diversos procedimentos sejam feitos com eficiência, qualidade e segurança.

Nesse texto falaremos de alguns tipos de produtos que são usados em indústrias, independentemente dos setores em que estão, e como esses elementos garantem a qualidade e a eficiência dos procedimentos.

Roletes para correias transportadoras

Um dos elementos mais importantes dentro de uma linha de produção são as correias transportadoras, afinal, elas permitem que determinado produto ou parte da produção seja encaminhado para outro setor.

No entanto, para que essas correias transportadoras sejam efetivas, é necessário o uso dos roletes. Desse modo, a fabricação de roletes é altamente importante, pois em conjunto com a correia, transforma e otimiza a logística industrial.

Vale destacar neste ponto que existem diversos modelos de roletes, os quais iremos falar neste texto:

  1. Roletes de carga: Esse tipo de rolete está dentro de um conjunto que ajuda no apoio no espaço carregado dentro das correias;
  2. Roletes de retorno: Conjunto de roletes que permite o apoio de retorno das correias instaladas;
  3. Roletes de impacto: Conjunto de roletes que ficam em pontos específicos da correia, tudo para que faça a amenização do impactos dos materiais;
  4. Roletes auto alinhadores: São roletes que possuem um tipo de estrutura giratória, que tem como função manter o controle do deslocamento lateral. Eles são usados em diversos trechos da carga e no retorno;
  5. Rolete de anéis: São formados por anéis de borracha que possuem espaço. Esse espaço garante que não haja um acúmulo de material no rolete e permite que ocorra o desprendimento do material que fica nas correias.

Além dos roletes existem os parafusos, que são variados, desde o parafuso auto brocante para madeira, até parafusos com aberturas e objetivos diferentes. Confira informações acerca disso nos tópicos abaixo.

Parafusos e auto brocantes

Os parafusos são elementos extremamente importantes dentro das indústrias, construções, robótica e tudo que precisa ser fixado.

Há diversos tipos de parafusos como cabeças, fendas e autobrocantes. Contudo, possível agregá-los em alguns tipos principais como:

  • Francês;
  • Sextavado;
  • Rosca máquina;
  • Auto atarraxantes e outros.

Agora iremos falar de alguns tipos principais:

1. Parafuso francês

O parafuso francês é um modelo bastante comum e tem uma cabeça no formato de cogumelo com uma seção quadrada logo abaixo.

Esse modelo de parafuso permite que o travamento ocorra quando colocado tanto em furos quadrados quanto os redondos em materiais como a madeira.

Ele foi pensado e desenvolvido para fixação de placas metálicas de reforço alocado em vigas de madeira. É usados em bancos de praça, suportes diversos, construções navais, arados mecânicos, além de pallets de madeira e carrocerias de caminhões.

2. O parafuso sextavado

É um dos fixadores com bastante utilização e é usados em grande escala na construção e no reparo.

Pode ser visto em diversos locais do mundo e o nome sextavado, vem por conta do formato da sua cabeça que possui seis faces.

É usado em grande medida em veículos, máquinas, equipamentos, móveis e estruturas metálicas, podendo ser aplicado também em aparelhos de academia, motor de carros e outros.

3. O parafuso sextavado interno

É um tipo de parafuso sextavado, conhecido também como allen, que tem uma fenda hexagonal (sextavado interno).

Diferente do parafuso sextavado que as seis faces ficam do lado de fora, o allen fica internamente na cabeça ou então na haste do parafuso.

Ele é muito utilizado em locais com pouco espaço para manuseio.

4. O parafuso máquina

O parafuso máquina é um dos mais usados, podem ser tanto em versão phillips como fendas, é usado em máquinas, eletrodomésticos e outros.

5. O parafuso auto atarraxante

Por fim, esse tipo de parafuso tem uma rosca mais fina e cortante, contando com uma ponta que ajuda a ficar melhor encaixado e facilitar o uso. Não necessita de um furo prévio pois sua característica permite forçar uma rosca.

É aplicável em MDF, chapas metálicas e diversos outros materiais.

Obviamente, há outros tipos de parafusos, como os auto brocantes e brocas usadas em indústrias. O fato é que tanto os roletes, como os parafusos são essenciais dentro da indústria, assim como outros elementos que podem ser usados em diversas aplicações.

Todas essas peças funcionam para que os procedimentos sejam eficientes e de qualidade, garantindo que a indústria cresça e se desenvolva cada vez mais.