O meio industrial engloba diferentes tipos de processos de fabricação e a preparação do aço e um deles é o de usinagem, que é aplicado para operações que estão predominantemente ligadas ao metal.

Para esses processos, as empresas de usinagem empregam diferentes métodos para conferir às peças formato, acabamento superficial ou dimensões.

Grande parte de produtos industrializados conta com algum tipo de processo de usinagem no decorrer de sua fabricação.

Entre os principais itens que envolvem esse processo, estão:

  • Máquina-ferramenta;
  • Processo selecionado;
  • Produtividade;
  • Componente;
  • Parâmetros de corte.

Um dos tipos mais básicos e comumente encontrados de usinagem é a perfuração, correspondendo a mais da metade das aplicações.

Outro método muito empregado é a moldagem por meio do torno, que é aplicado justamente para dar forma ao metal, que é girado para que seja cortado ou moldado através de ferramentas ou kits especiais.

A máquina fresadora também é muito aplicada, principalmente para cortar materiais metálicos, seja fora da superfície ou na própria face de um determinado objeto.

Nesse processo, a ferramenta tem fixação específica, principalmente, para garantir uma operação segura.

Outro método comumente aplicado na usinagem, mas normalmente como última categoria, é a moagem, que serve tanto para afiar ferramentas manuais, quanto para proporcionar um acabamento acetinado no carro.

Naturalmente, essas são apenas algumas possibilidades em meio a grande diversidade que o serviço de usinagem oferece.

O que são aços especiais?

Quando se fala em aços especiais, a principal referência geral é o aço-liga, que consiste em uma liga de ferro e carbono com outros elementos de adição, tais como:

  • Silício;
  • Manganês;
  • Cromo;
  • Níquel;
  • Alumínio.

Por essa razão, esse aço é categorizado como portador de características especiais, que se referem à dureza, elasticidade, resistência a fatores como corrosão e tração, fazendo com que tenham determinados diferenciais quando comparados a outros tipos de aços-carbonos.

A adição dos elementos de liga é efetuada justamente para que esse material atenda a finalidades específicas, pois proporciona alterações nas propriedades físicas e mecânicas.

No que diz respeito à classificação, comumente são designados conforme os elementos predominantes, por exemplo, aço-cromo e aço-níquel.

Conheça as principais características do aço ferramenta

aço ferramenta também é considerado um tipo de aço especial, pois é fabricado e processado em prol do alcance de um padrão muito elevado de qualidade.

Entre as principais aplicações desse material, é possível citar itens de caixa de ferramentas, componentes de máquinas, moldes, matrizes, entre outras possibilidades.

Esses aços são categorizados conforme os atributos metalúrgicos que apresentam, porém também é possível que sejam divididos de acordo com o gênero da aplicação.

Dessa forma, é possível citar classificações como:

  • Aços para moldagem;
  • Aços para deformação a frio;
  • Aços com resistência ao choque;
  • Aços para operações a quente.

Cada uma dessas aplicações, naturalmente, apresenta suas particularidades.

Os aços temperáveis em água, por exemplo, são aplicados em ferramentas propícias para o forjamento a frio, corte de metais rígidos, gravação em relevo, cutelaria, entre outras aplicações que exijam maior resistência no que diz respeito ao desgaste por abrasão.

Além disso, são caracterizados também por apresentarem grande resistência e dureza. Seus principais atributos são justamente devido ao processo de adição de teores elevados de carbono e elementos de ligas, como manganês e tungstênio.

Por mais que grande parte dos aços-ferramenta sejam forjados, há também possibilidade de que a fabricação ocorra através da metalurgia do pó ou por fundição de precisão.

No entanto, depende do segmento e aplicação final deste item, para que o melhor processo seja escolhido.

O processo seletivo para a matéria-prima é um ponto de grande importância para todo o procedimento de fusão desse tipo de aço, que normalmente é efetuada em pequenas quantidades em fornos elétricos.

Também é preciso que exista grande cautela no que diz respeito às tolerâncias presentes na composição química e o quão homogêneo o produto final se apresenta.

Dessa forma, é possível notar que cada tipo de aço aplicado em procedimentos de usinagem, entre outros presentes na indústria reúne suas particularidades, que devem ser conhecidas e respeitadas para que as aplicações mais adequadas e eficazes sejam efetuadas.

Por essa razão, o melhor tipo de aço é relativo, pois depende principalmente do tipo de finalidade e das exigências do setor e operação em questão, além de claro, das especificações do produto final.