Os transformadores são responsáveis por transformar energia corrente em energia alternada, para muitos tipos de máquinas e componentes elétricos.

Sua estrutura pode variar quanto à quantidade de bobina, quanto ao sistema de resfriamento (a seco ou a óleo) e podem ser divididos em:

  • Transformador de corrente;
  • Transformador de força;
  • Transformador elevador e abaixador de pressão;
  • Monofásicos;
  • Transformador de potência;
  • Trifásico;
  • Polifásico.

Saiba como cuidar de forma correta do seu transformador

Erros comuns no uso de trafo podem acontecer, até mesmo dentro de casa. Por exemplo, durante a instalação de um autotransformador 2000va, para transformar um circuito corrente de 220V para 120V.

É importante que nunca se deve colocar o adaptador na tomada fêmea do cordão de ligação, por exemplo.

O erro que mais acontece, na utilização dos transformadores, é a utilização dos transformadores a óleo em lugares onde se devem usar transformadores a ar.

O efeito Joule (calor proveniente da aceleração dos átomos de cátions, elétrons e íons em uma corrente elétrica), faz com que o calor de um transformador, seja sempre muito alto.

Para realizar o resfriamento desse circuito, usa-se o sistema de refrigeração a óleo e a ar. O transformador a óleo, esfria as bobinas através da troca de calor, entre o óleo o ambiente.

O transformador a seco, não necessita do uso de elementos químicos inflamáveis, como resfriamento.

De acordo com NBR 14039, antes de instalar qualquer transformador, é necessário averiguar os riscos que ele possa trazer para os trabalhadores e o ambiente ao seu redor.

Pelo fato do óleo ser altamente explosivo e seu revestimento de verniz epóxi ser altamente inflamável. Sendo assim, não poderá ser implantando um Trafo a óleo, em estações dentro de empresas.

Leve em consideração os equipamentos que farão o uso desse transformador, pois os cabos de conexão dessas máquinas para a unidade, normalmente, tem um custo bastante elevado.

Ou seja, é muito mais fácil investir em um transformador a ar e instalá-lo dentro da empresa – e consequentemente economizar nos cabeamentos. Já que o transformador estará perto dos equipamentos que farão o uso do gerador.

Portanto, o transformador de refrigeração a óleo, só poderá ser instalado em locais externos das empresas. Para não expor a vida de pessoas, materiais e matérias-primas incendiáveis, como, por exemplo, fábricas de celulose.

Os transformadores a ar podem ser instalados dentro de empresas, que possuem circulação em massa de pessoas, como metrô e shoppings, por exemplo.

Outro erro muito comum, é trabalhar com a distribuição de um gerador em alta tensão. A cabine primária, deve estar sempre em tensão média.

Porque, quando é exigida a capacidade máxima do componente, a concessionária de energia, deve abastecer o restante desta tensão, para que possa atender o sistema do transformador.

O transformador é obrigado, então, a trabalhar em baixa tensão, nas tarifas de baixa tensão, o preço é relativamente maior.

Ou seja, para que haja uma economia no consumo de energia, é indicada a tensão de um transformador a seco 500kva (entre 0 a 1.000kva), para que haja uma economia em uma indústria.

Há transformadores, que não usam a concessionária de abastecimento elétrica para alternar a energia, como no caso das baterias de carros.

A bateria gera energia alternada para o alternador e, consequentemente, há transferência de força motriz para o motor de seu carro.

Outras forças físico-químicas estão envolvidas, como a tração, o peso, os choques mecânicos, o aquecimento e arrefecimento do motor, ou seja, quanto mais potente for essa transmissão, mais rapidamente seu carro responderá ao torque.

Escolher uma transmissão de baixa potência, não só é equivocado, como também influenciará o torque do motor.

Mais todos os componentes que estão inseridos na estrutura de um veículo, principalmente em veículos grandes, como empilhadeiras, retroescavadeiras e niveladores. Por isso a transmissão Clark 32000 produzirá mais estabilidade ao sistema estrutural.

Alguns procedimentos devem ser feitos antes da instalação do Trafo

A fim de minimizar qualquer risco de acidentes, por isso, é muito importante ler as normas da ABNT. Conheça alguns procedimentos, que devem ser adotados para a instalação de um transformador com segurança e evitar erros:

  • O Trafo de alta tensão só pode ser feito, por um engenheiro elétrico responsável fiscalizando a obra;
  • Alguns cuidados, devem ser tomados antes mesmo da instalação do transformador, como por exemplo, a nivelação do piso no local onde o transformador será instalado. Também deverá ser analisado o solo, para certificar se a fundação é resistente o suficiente para a permanência de um Trafo de alta tensão;
  • O espaço entre um transformador e outro, é de no mínimo 70 centímetros, o local onde será implantada a instalação do Trafo, deve ser bem ventilada para que o ar quente possa ser dissipado sem acúmulos.