
Assim como em qualquer segmento, a indústria de plástico possui dificuldades mais latentes em seu gerenciamento. Algumas delas são: controle de estoque, planejamento de compras e gestão financeira.
- Desafios da indústria do plástico:
- Gerenciamento correto da mistura;
- Diminuição dos custos materiais;
- Controle da geração de aparas;
- Manutenção de registros e documentação do setor de qualidade;
- Separação de materiais para expedição;
- Acompanhamento da eficiência de fábrica.
Utilizado para fabricação de Vassoura, confecção de embalagens, peças técnicas, frascos para cosméticos e produtos de limpeza, o plástico é muito aproveitado na indústria por ser durável e muito resistente.
A Injeção de pp permite que o polipropileno seja moldado de diferentes formas. Por meio da moldagem se faz muitos objetos, como tecidos, recipientes, sacos, capas para sofá, entre outros.
Além de assumirem diversas formas, os produtos feitos de polímero são recicláveis e, ao ser realizada uma nova injeção, é possível reaproveitar o plástico para moldagem de outros tipos de produtos, diferentes dos primeiros.
O Polipropileno, ao passar pela injeção de pp, pode se transformar em outra matéria-prima. O sintético, utilizado para a fabricação de bolsas e carteira, é um material originário do termoplástico. Isso demonstra a grande importância do plástico para qualquer tipo de indústria.
Para que o termoplástico tenha uma moldagem eficiente é necessário aquecê-lo na temperatura ideal, conforme o produto que será fabricado. Antes de derreter o material, é preciso estar com as dimensões da peça determinadas. A injeção com o polímero, para ser eficiente, deve aplicar o Plástico no molde, de maneira que este ocupe todos os espaços. Somente após o resfriamento é possível retirar as peças dos moldes e cortá-las, dando acabamento ao produto.
A injeção de pp permite que o plástico seja moldado de diversas formas
Falando desse tipo de injeção, um dos materiais que sofreram essa mudança é o Noryl ppo, que é um material mecanicamente mais resistente do que o alumínio e de extrema flexibilidade na absorção de choques, além de totalmente imune à corrosão, suportando variações de temperatura de –40°C até mais de 130°C.
Ele é revestido por algumas camadas de pintura plástica e automotiva, além de primers especiais, que garante um acabamento que seja alta durabilidade e que naturalmente imune a:
- fungos
- água
- maresia
- ácidos
- alcalinos
- estável à radiação.
Sua principal utilização vem na indústria automotiva. Utilizado na confecção de painéis de instrumentos até os parachoques dos mais modernos veículos.
Por dispor de uma resistência elevada é utilizado na confecção de calotas modernas, pás de ventilação de radiadores e racks de bagagens, entre outros.
Além disso, por absoluta confiabilidade, também é usado como gabinete de equipamentos médicos e cirúrgicos portáteis para atendimento de campo e emergência, gabinete em equipamentos de grande porte e até em pisos para áreas de construção civil no exterior.
Comparando o PPO (polióxido de fenileno) com PPO/PS (com poliestireno), podemos perceber que o PPO é responsável por todas as propriedades da blenda, enquanto que o PS melhora a processabilidade e o custo do conjunto.
Por uma outra vertente, a adição de um determinado componente semi-cristalino ao sistema, eleva sua contração de moldagem, além da absorção de água, porém melhoram a resistência térmica e a resistência química.
O comportamento sob carga por longos períodos de tempo é considerado ótimo.
Sendo um material inconsistente, com baixa absorção de água e ótima resistência à fluência, o Polióxido de Fenileno modificado e, em especial, os tipos modificados com poliestireno exibem excelente estabilidade dimensional.
A diversidade das propriedades mecânicas da resina NORYL (material termoplástico) em função da temperatura são baixas, o mesmo dispõe com o coeficiente de expansão térmica.
Além disso, dispõe de uma baixa variação da temperatura de deflexão ao calor sob diferentes cargas.
Utilização do noryl
O noryl pode ser utilizado diretamente em contato com a água quente sem prejuízo das propriedades mecânicas
Muito resistente e moldado com injeção de polipropileno, o Balde Graduado é fabricado com chapa reforçada e tem alta capacidade de armazenamento.
Sua função primordial é armazenar líquidos de diversas composições, sejam óleos solúveis que precisam ser diluídos para aplicação em máquinas de usinagem, como tornos automatizados ou mecânicos, assim como os equipamentos de controle numéricos computadorizados que precisam ter seus reservatórios abastecidos.
Outros líquidos que podem ser armazenados são combustíveis não provenientes de etanol, óleos lubrificantes para aplicação em engrenagens, óleos provenientes da troca de óleo de veículos, óleos queimados do caminhão, água ou, até mesmo, alguns pecuaristas ordenham sua criação de vacas com o balde graduado.