A produção industrial têm um papel muito importante na criação de mercadorias de pequeno, médio e grande porte. O desempenho das empresas tem impacto direto no crescimento econômico do país, por isso os investimentos na área industrial são tão relevantes para que os funcionários tenham os insumos adequados para trabalhar.
O modo das empresas produzirem produtos de qualidade é utilizando matéria-prima de qualidade e máquinas e equipamentos modernos e velozes. Outro ponto relevante, é a contratação de funcionários experientes e preparados para as mais diversas situações, fator que ajuda a otimizar tempo de serviço, aumentar o volume da produção e obter resultados interessantes para o crescimento da empresa.
Destinar parte do capital da companhia para os processos de manutenções corretivas e periódicas são essenciais para manter a eficiência dos equipamentos, e assim evitar problemas, atrasos e paradas inesperadas.
A importância do trabalho de manutenção na indústria
A manutenção de hidráulica industrial tem a função de devolver potência adequada para o maquinário, e assim diminuir os índices de erros e falhas. Os profissionais especializados em manutenções podem ir até à empresa e avaliar as condições do equipamento ou máquina que precisa de uma atenção especial.
Com base na análise, o técnico decide se irá fazer uma manutenção corretiva ou preventiva. Na opção preventiva, é agendada uma data para realizar o cuidado, fazendo os testes necessários para eliminar as chances de falhas nas peças. Já a corretiva, visa resolver os problemas através do ajuste e troca de peças, de forma simples e rápida.
Uma boa manutenção envolve:
- Análise de óleos;
- Mudança dos fluidos;
- Inspeção dos indicadores e medidores;
- Verificação das mangueiras e dos sistemas de tubos/canos;
- Avaliação dos filtros de respiro e tampões;
- Limpeza.
Os profissionais podem realizar este processo nos atuadores, bombas hidráulicas, cilindros, motores hidráulicos, prensas, válvulas, entre outros itens que dependem do sistema hidráulico para funcionar.
Procedimentos de calibração
A calibração de válvulas é um processo de segurança obrigatório pela NR 13 (Norma Regulamentadora). A função de calibrar ajuda na avaliação da conservação e composição dos vasões de pressão e das tubulações, além de outras instalações que atuam com diversos fluidos como: compressores, reatores, sistemas de caldeiras, entre outros.
Este processo de calibração é muito comum em refinarias, petroquímicas, usinas termelétricas, empresas da área química e outras áreas em que o uso de gases, ar, vapor e líquido seja frequente.
O papel dos sensores na indústria
Os sensores são dispositivos muito importantes no ambiente industrial, já que tem a função de controlar muitos aspectos como o nível, velocidade, temperatura, posição, pH (Escala numérica adimensional) e outros fatores que ajudam nos processos produtivos.
Um indicador temperatura, por exemplo, é utilizado para as medições de temperatura partindo de uma característica física correspondente ao dispositivo como a resistência elétrica, radiação térmica ou campo eletromagnético. Os mais utilizados na indústria são os termopares, termistores, interruptores bimetálicos, sensor de infravermelho sem contato, entre outros.
Há diferentes modelos de sensores que podem ajudar na automação industrial:
- De pressão;
- Capacitivos;
- De proximidade;
- Magnéticos;
- Indutivos;
- A laser;
- Fotoelétricos;
- Ultrassônicos;
- De fibra óptica;
- Transdutores lineares.
O sensor termico é muito utilizado para controlar as variações de temperaturas dos equipamentos industriais. Entre os benefícios deste modelo de sensor, podemos citar a alta estabilidade mecânica, facilidade no uso, precisão, boa faixa de medição de temperatura e medições automatizadas e com baixo custo.
Outra opção que é frequentemente usada nas empresas, é o sensor Pt100, um modelo de termorresistência utilizado em instalações que estão sujeitas a intempéries ou perturbações elétricas. Em fornos industriais, transformadores e estufas este tipo de sensor é muito comum, pois ajuda na medição e verificação das variações de resistência elétrica.
Peça versátil no ambiente industrial
Os equipamentos e sistemas que tenham contato direto com fluidos, precisam ter um componente que ajude na vedação, assim o índice de vazamentos reduz. Uma arruela de vedação borracha é uma boa escolha, pois consegue formar uma barreira de umidade para vedar gases e líquidos.
Outra função da arruela, é amortecer a cabeça do parafuso ou porca, fator que aumenta a qualidade dos processos produtivos. As arruelas podem ser usadas em encanamentos, sistemas de aquecimento e resfriamento, acessórios e aparelhos sujeitos à umidade.
Portanto, os investimentos em peças de qualidade, instalações e manutenções feitas por profissionais experientes são formas de conseguir trabalhar com excelência para conquistar ganhos expressivos.