O aço é uma das matérias-primas mais utilizadas em todo o mundo, para as mais variadas aplicações como: fabricação de máquinas, equipamentos, móveis, ferramentas, utensílios domésticos, objetos ornamentais, bijuterias, entre outros.
É difícil imaginar algum segmento da sociedade que não use o aço como material de confecção, já que ele possui características extremamente positivas.
Segundo registros históricos, a origem do aço é muito remota, desde os povos antigos. A fabricação de ferro na Anatólia, por volta de 2000 a.C. (antes de Cristo), durante a Idade do Ferro, teria sido a precursora do aço.
Com o desenvolvimento das indústrias, os resíduos ferrosos acabaram se transformando em material de possível reutilização e, assim, o aço ganhou popularidade no setor industrial.
Hoje, não somente nas indústrias e fábricas, o aço também é amplamente empregado na construção civil, especialmente na constituição de estruturas metálicas e de concreto.
Ademais, é possível encontrar o metal em vários móveis e sistemas construtivos, como tubulações, redes hidráulicas e instalações elétricas.
Exemplos de componentes fabricados com aço galvanizado
O desenvolvimento tecnológico possibilitou o aprimoramento dos materiais, inclusive do aço.
Hoje em dia, muito se fala no aço galvanizado, que consiste na aplicação de uma camada protetora de zinco, ou ligas de zinco, na superfície metálica, como forma de evitar a corrosão do material.
A galvanização é feita por imersão a quente, em que as peças de aço são mergulhadas em um banho de zinco.
Ou seja, o aço galvanizado é muito mais resistente e durável que o aço normal, sem revestimento, apresentando boa maleabilidade e capacidade para suportar atritos, choques mecânicos, intempéries, variações de temperatura e oxidação.
Nesse sentido, ele é aplicado em muitos produtos da indústria e da construção civil.
Como exemplo temos o tubo de aço galvanizado, usado em sistemas de transporte de fluidos, gases e líquidos.
Ademais, as tubulações em aço galvanizado também são instaladas em:
- Usinas de açúcar e álcool;
- Sistemas hidráulicos residenciais;
- Sistemas pneumáticos industriais;
- Transporte de substâncias químicas.
Existem diversos modelos de tubos de aço, entre eles, o eletroduto galvanizado 3 4.
Ele é especialmente indicado para aplicação em ambientes externos, oferecendo ótima resistência no armazenamento de fios e cabos elétricos. Portanto, é possível encontrar o tipo de tubo ideal em aço galvanizado, como o eletroduto galvanizado 3 4, dependendo da aplicação.
Outros componentes que utilizam aço galvanizado na fabricação
Além dos tubos, há muitos outros artigos que utilizam o aço galvanizado, em especial, os componentes que operam em condições agressivas ou têm contato direto com a água/umidade.
Esse é o caso do bico aspersor, uma peça que atua na pulverização ou a irrigação de água em uma torre de resfriamento, áreas de agricultura e cultivo, além de colaborar para o controle de temperatura ambiente.
Na prática um bico aspersor atua de modo bem simples, pois a água pulverizada parte de uma força da pressão interna, que envia o líquido até a superfície do bico, distribuindo para todo o ambiente.
Devido ao contato permanente com a água, é importante que as peças sejam confeccionadas em aço galvanizado ou inoxidável, que irá evitar a oxidação.
Por isso, é recomendável encontrar um fabricante com reconhecimento de mercado, que ofereça bicos de qualidade e com garantia.
No mais, todas as peças em aço galvanizado devem ser produzidas conforme as normas técnicas e demais determinações de fabricação.
Vale dizer que os bicos aspersores também podem ser instalados em conjunto com um ventilador, principalmente, para o controle de temperatura ambiente.
Estima-se que a pulverização da água possa reduzir até 12ºC a temperatura de um determinado local, o que é ótimo para os dias mais quentes.
Quer dizer que, além das atividades de irrigação, os bicos aspersores também atuam como uma espécie de climatizador, com possibilidade de instalação nos mais diversos estabelecimentos, como comércios, shoppings, feiras, restaurantes, entre outros.
Esses componentes também são instalados nas indústrias, já que o ambiente industrial pode ser muito quente, dependendo do tipo de trabalho. Desse modo, os bicos reduzem a temperatura, tornando o local mais confortável.
Dependendo da intensidade do calor do ambiente industrial, as fábricas têm obrigação de garantir uma temperatura adequada para os trabalhadores, de modo a não prejudicar a saúde ocupacional deles.
Por isso, é importante que a indústria verifique quais são os seus deveres e siga corretamente todas as recomendações, normas técnicas e legislações vigentes.