A indústria é composta por vários setores de desenvolvimento que vão desde a construção civil até a agropecuária. Nesse sentido, há elementos industriais e tecnologias que são aplicadas para impulsionar o mercado e elaborar novas soluções e recursos.

Como a busca por soluções é um processo incessante, atualmente uma das matérias-primas base para a confecção de diversas peças, acessórios e equipamentos é o ferro, o metal ou aço. Itens esses que também foram aprimorados.

O ferro, assim como o aço e demais metais, é um elemento presentes na natureza e que são extraídos pelo homem. Após alguns processos, eles são transformados em diversos produtos, comercializados e vendidos cotidianamente. As principais características desses itens é que são resistentes, duráveis, moldáveis e corrosivos.

Assim, a fim de solucionar a corrosão que resulta em ferrugem e faz com que a sua utilização seja concluída, ou seja, diminui o tempo de vida útil e faz com que outras opções de materiais sejam realizadas para a produção de um mesmo bem, a indústria buscou por soluções e conseguiu desenvolver o aço inoxidável.

Popularmente conhecido como inox, esse material impede a oxidação e, consequentemente, a ferrugem da matéria. Vale destacar que os processos de revestimento e os produtos galvanizados também tem esse desgaste retardado.

Para compreender melhor a galvanização e seus benefícios nos produtos e processos industriais, além de especificações de galpões industriais para locação ideais para sua execução, continue a leitura.

O que é galvanização?

Galvanização é o nome dado ao processo de revestimento de um metal por um outro com propriedades e características mais nobres com o objetivo de torná-lo mais resistente e durável.

Além do aspecto estético que é modificado, o procedimento confere mais beleza para a peça. Com exceção de alguns poucos metais, a maioria é oxidável.

A oxidação é um desgaste que ocorre por meio do contato do metal com o oxigênio ou a água. Assim, diversas estruturas que são compostas por esse elemento e são expostas a isso sofrem a oxidação, o que impede seu uso e demanda a substituição do material.

A galvanização, que ocorre por meio da imersão das peças em zinco, forma ao final do processo uma capa protetora que impede o contato do metal com o meio externo.

Com isso, podem ser utilizados para entrar em contato com a água e oxigênio sem estragarem, além de prolongar seu uso nesses ambientes considerados hostis.

Equipamentos para galvanização

Para que o processo de galvanização ocorra, são necessários alguns equipamentos para galvanoplastia industrial, sendo eles:

  • Retificadores;
  • Sistemas de exaustão;
  • Centrífugas;
  • Bombas de filtro;
  • Lavadoras de gases.

Além dos elementos citados acima, há um outro item que é responsável por armazenar o processo metalúrgico de imersão das peças em zinco metálico e lhe conferir todas as novas características e durabilidade.

O recipiente responsável por isso é chamado de tanque rotativo para galvanoplastia, responsável pelos banhos galvânicos.

O tanque precisa possuir algumas características de resistência e segurança, por isso são construídos – obrigatoriamente – com polipropileno, pois ele consegue suportar o aquecimento do zinco sem corromper o recipiente.

Além disso, o seu sistema rotativo é automatizado e realiza o processo de rotação de forma autônoma, movimentando o zinco aquecido de forma segura.

Por serem grandes peças e atuarem com substancias corrosivas, ao procurar um galpão industrial para alugar é preciso verificar antes em vistoria se ele atende às exigências de segurança para realização desta atividade, pois há algumas especificidades de manipulação dos gases nocivos, entre outros detalhes de segurança.

Vantagens da galvanização

Como apresentado no decorrer do texto, a galvanização oferece mais resistência ao produto, permitindo a sua exposição a agentes corrosivos sem que ele enferruje.

Além disso, o processo também faz com que a peça seja mais sustentável, visto que o material pode ser totalmente reciclável ao passar pela galvanização. Mais ainda, esse é um processo simples e que proporciona mais economia, visto que prolonga a vida útil do produto e expande a sua aplicação no mercado consumidor.

Outra vantagem é que com a popularização do processo, muitas empresas passaram a desenvolver técnicas e outras empresas passaram a fornecer equipamentos e espaços como aluguel de galpão industrial com as especificações para o desenvolvimento desta industria.

Locação de espaço

É necessário ressaltar a importância que o espaço têm para o desenvolvimento do processo, pois essa parte da industria trabalha com o manuseio e transformações de muitas substâncias que podem ser nocivas para saúde e a comunidade ao entorno – caso acidentes ocorram.

Por isso, o galpão para alugar em Santa Bárbara d oeste – ou qualquer outro lugar – precisa ter altos padrões de segurança, ou sofrer as modificações necessárias, além de possuir espaço suficiente para implantação dos tanques e circulação em segurança dos colaboradores.