peças

Os processos industriais são fundamentais para a fabricação de mercadorias de pequeno, médio e grande porte. As empresas de diferentes segmentos investem capital na compra de máquinas, peças e equipamentos que ajudam a produzir com qualidade e rapidez para atender aos pedidos dos clientes.

Os trabalhos nas empresas acontecem mediante a elaboração de um planejamento, ou seja, a organização é essencial para ter o controle sobre as atividades, para a economia de tempo, além de ajudar na tomada de decisões.

Apostar na diversidade é algo muito interessante, devido a geração de novos postos de trabalho, possibilidade de criar produtos diferentes, fortalece a economia, aumenta as vendas nos comércios, e consequentemente, a produtividade nas empresas de diferentes áreas da indústria.

Escolher materiais de boa procedência, métodos eficientes e seguros, maquinário moderno e criar estratégias para aumentar a produção, são os segredos para atender as demandas de vendas e exportação que as empresas têm.

O papel de instalações de qualidade

Investir em equipamentos e sistemas que ajudam na automação industrial, é uma ótima estratégia para automatizar atividades simples para permitir que os funcionários possam se dedicar a outras tarefas.

Por isso, um quadro de comando eletrico é muito utilizado para realizar diferentes funções, gerando comando para: tomadas, iluminação, motores elétricos, controlar equipamentos e projetos especiais.

Esse quadro pode ser personalizado conforme as necessidades da empresa, algo que proporciona as seguintes vantagens: maior agilidade, redução de custos, produtividade sem perdas, maior controle sobre o maquinário industrial, organização, além de diminuir o número de acidentes e falhas que atrasam a produção.

Com a instalação do quadro de comando elétrico, é possível ter mais segurança, maior aproveitamento dos recursos energéticos, excelente viabilidade operacional, além de uma manutenção simplificada.

Compressores e sua relevância na indústria

Os compressores são máquinas que podem transformar a energia mecânica em ar comprimido. Com esta transformação, o equipamento consegue fornecer suprimento para as unidades que necessitam de ar, sempre com a pressão e a vazão necessárias para o funcionamento das ferramentas e máquinas pneumáticas.

Existem muitos modelos diferentes de compressores com potência e capacidades de operação diferenciadas. Os mais utilizados são:

  • Dinâmicos;
  • Volumétricos;
  • Axiais;
  • Alternativas;
  • Rotativos;
  • De êmbolo;
  • Turbocompressores.

Com o passar do tempo e a frequência de uso, os compressores precisam de uma manutenção periódica, ou seja, cuidados especiais para evitar falhas inesperadas durante a operação.

A principal função da manutenção compressor é prolongar o tempo de vida útil da máquina, permitindo um bom funcionamento, reduzindo os custos operacionais. Desse modo, os reparos preventivos evitam paradas inesperadas, minimizam as consequências das falhas e impedem gastos com a compra de novos equipamentos.

O processo de manutenção ocorre da seguinte forma:

  • Verificação das serpentinas respiradoras;
  • Limpeza periódica;
  • Análise do nível de óleo e lubrificação;
  • Testes de funcionamento das válvulas de segurança;
  • Verificação das tensões das correias;
  • Remoção e limpeza do filtro de admissão;
  • Analisar se há ou não vazamentos.

Sistema hidráulico e suas peças

As mangueiras e conexões hidraulicas são elementos de ligação com flexibilidade e que podem ser utilizadas para conectar dois pontos para facilitar o transporte de fluidos. Estes componentes são indicados para linhas de alta, baixa e média pressão, proporcionando uma ótima operação para as máquinas.

As mangueiras que são utilizadas com as conexões podem substituir as tubulações nos processos de transporte de sólidos, gasosos e líquidos.

Os modelos de conexões hidraulicas PVC (Policloreto de Vinila) são usados para montagem de sistemas de água fria, sendo muito utilizadas para o abastecimento de caixas d’água, distribuição do líquido pelas torneiras e chuveiros.

Entre os benefícios da fabricação em PVC, podemos destacar: resistência à pressão, instalação simples, pode ser soldável ou utilizar adesivo plástico, preço acessível.

Bombas hidráulicas

A bomba hidráulica é um componente que aciona os motores elétricos ou a combustão, gerando energia para os fluidos hidráulicos, como o óleo.

Investir na manutenção de bomba hidráulica é essencial para conseguir manter o maquinário funcionando com qualidade, para assim, evitar o desgaste precoce das peças.

As bombas são responsáveis pela geração de recursos básicos, e são utilizadas diariamente em: rede de abastecimento de água, coleta de esgoto, tubulações de gás, sistema de refrigeração, entre outros.

Diante disso, os serviços de manutenção de empresas especializadas é a maneira de trabalhar com segurança e garantir o bem-estar de todos os colaboradores.

Peça importante na indústria

A bucha de bronze é um componente cilíndrico oco que ajuda na sustentação de eixo. Essa é uma peça essencial, que possui resistência, antifricção e durabilidade, fatores que permitem o uso da bucha em sistemas de freio, tratores, colheitadeiras e suspensões de caminhões.

Portanto, os investimentos em manutenções períódicas garatem que os sistemas e os equipamentos continuem funcionando de maneira correta, ação que garante a segurança dos colaboradores e o bom andamento dos proessos industriais.