A produção industrial é essencial para qualquer país nos dias atuais, naturalmente, ao longo dos últimos séculos foram realizadas uma série de modificações no modelo de produção e das máquinas indústrias.
Entretanto, sempre visando um crescimento expansivo das práticas produtivas, principalmente, com a implementação desenfreada de novas tecnologias.
Antes da expansão da Revolução Industrial, ainda no século XVIII, ou seja, 3 séculos atrás, a produção era feita por pequenos artesãos, em uma escala bastante reduzida.
Depois dessa expansão, toda a forma de produção que as pessoas conheciam, foi totalmente modificada pela inserção das máquinas industriais.
Apesar disso, na época, as máquinas construídas eram todas mecânicas, ou seja, dependia totalmente do trabalho braçal dos profissionais para funcionarem.
Esse é um modelo totalmente diferente do que encontramos hoje nas indústrias, visto que, a grande maioria das máquinas que estão sendo construídas dependem cada vez menos da ação do homem.
Com tecnologias sendo implementadas no maquinário constantemente, dispositivos eletrônicos que modificam o controle das operações, as máquinas estão se tornando auto capacitadas, ou seja, conseguem funcionar de forma automática.
Porém, elas ainda dependem de diversos fatores para funcionarem, tais como:
- Fontes energéticas;
- Injeções hidráulicas;
- Ação do homem para ligamento das máquinas;
- Novidades tecnológicas em seu funcionamento.
Isso ocorre justamente pelo crescimento tecnológico, que é um dos principais pontos para a evolução das indústrias.
Fontes energéticas
Como dissemos, as máquinas ainda dependem do recebimento de fontes energéticas para funcionarem.
Nesse sentido, a principal fonte de energia para as máquinas é justamente a eletricidade, que pode ser proporcionado, por exemplo, por uma resistência tubular flexível.
Entretanto, para que a energia elétrica chegue até esses equipamentos e até as máquinas, ela precisa passar por um longo trajeto, e por diversas estruturas e equipamentos industriais.
O primeiro ponto de transmissão da eletricidade nas indústrias são as cabines primárias. Essas são estruturas montadas na parte externa das fábricas, e são as cabines que captam a energia de todo um sistema de fiação e cabeamento, e transfere para a parte interna das fábricas.
Mas, para que essas cabines funcionem da maneira devida, é fundamental que exista todo um planejamento de manutenção das cabines, começando pela manutenção preventiva em cabine primaria.
Essa primeira manutenção serve para prevenir a indústria, ou seja, garantir que todos estarão preparados para caso alguma aconteça com uma ou mais peças de composições das cabines.
Com isso, os profissionais destinados para a realização das manutenções nas indústrias, podem garantir que todo o processo de manutenção em cabine primária, que ainda precisa passar por algumas etapas importantes, será o mais qualificado.
Essa manutenção, começando pela preventiva, passando pela efetiva e chegando até o resultado desejado, garante uma série de benefícios ou ao menos ajuda a evitar que ocorram acidentes e prejuízos financeiros indesejados durante as operações industriais.
Dessa forma, o processo de manutenção de cabines primárias e secundárias é um ponto que precisa ser realizado com muito cuidado e atenção.
Fontes pneumáticas
Além das fontes energéticas, provenientes da eletricidade, existem outras que podem ser utilizadas para gerar força e potência para o maquinário industrial, essencialmente para os motores das máquinas.
É o caso, por exemplo, das fontes pneumáticas, que são constituídas por conta de um amplo sistema pneumático, muito presente em diversos tipos de indústrias nos dias atuais.
O conceito do sistema pneumático é simples: a partir da utilização de compressores de ar, conseguidos facilmente em uma loja compressor de ar, o sistema pneumático realiza a transformação do ar atmosférico em ar comprimido.
A partir disso, esse ar comprimido é utilizado como fonte energética dos motores industriais, fazendo com que eles possam ser ligados mesmo na ausência de eletricidade.
Essa é uma solução interessante por diversos motivos, essencialmente a redução de custos com a energia, mas também por que o ar é uma fonte inesgotável, ajudando a evitar desperdícios de recursos que podem um dia acabar.
Além disso, os compressores são ferramentas que possuem uma variedade de aplicações. No dia a dia, por exemplo, as pessoas podem até não saber, mas muitas vezes dependem do funcionamento de compressores de ar, visto que, são essas as ferramentas utilizadas para encher os pneus de veículos automotivos.
Se você procurar por preço de compressor, você certamente será direcionado para tópicos importantes acerca dessa ferramenta, compreendendo mais como ela funciona, onde pode ser utilizada e como é um instrumento muito interessante para as práticas cotidianas e das atividades industriais.