As indústrias possuem diversos processos, e um deles é a montagem industrial. As montagens industriais envolvem diversos equipamentos e máquinas, que fazem com que a indústria desenvolva metodologias práticas e eficientes a fim de que as máquinas tenham um bom desenvolvimento.

A montagem industrial pode envolver uma gama de processos, desde um planejamento de automação industrial, até a montagem de computadores para automatizar processos e sistemas, a fim de atribuir à gestão, firmeza e tranquilidade.

Mas para que as realizações de montagem industrial sejam altamente eficientes é preciso contratar empresas com experiência, para que todos os equipamentos tenham uma produção fluida.

Outro ponto importante que você precisa saber de uma empresa de montagem industrial, é se ela faz montagens eletronicas e assim por diante.

Os benefícios de uma empresa de montagem industrial são:

  • Executa necessidades específicas do cliente;
  • Manutenção de qualidade;
  • Segurança, já que precisa atender a todas as normas;
  • Transmite confiabilidade e assim por diante.

Montagens de painéis elétricos

Um dos processos de montagem industrial é a composição de painéis elétricos, isso porque um painel elétrico é um compartimento que aloca diversos elementos elétricos, como: inversores, chaves eletrônicas, dispositivos de entrada e saída para fazer com que haja o controle dos dispositivos eletrônicos.

A montagem de painéis elétricos tem grande importância, pois eles podem ter funções variadas, e para cada tipo de função será uma fabricação diferente.

Por isso que a empresa que realiza a instalação e montagem de painel elétrico deve estar atenta para executar o serviço adequado para cada projeto.

É importante que todo o processo de montagem venha acompanhado das normas regulamentadoras, pois só assim haverá qualidade e não acarretará em falhas que deverão ser arrumadas, ou então consertadas.

A montagem de painéis elétricos está se desenvolvendo ao decorrer do tempo, sendo hoje uma atividade simples e de pura rapidez.

Montagem de placas SMD

Outro processo de montagem industrial muito importante é referente às placas de circuito, que são responsáveis pelo gerenciamento e controle dos softwares.

A montagem de placas eletrônicas SMD, como é conhecida, é um tipo em que os elementos são colocados em uma placa de circuito impresso (PCI), fazendo com que haja o aproveitamento de ambos os lados da placa.

As placas SMD permitem que os processos se automatizem, fazendo com que as máquinas ajam de maneira rápida, precisa e que evita erros e falhas que acontecem quando o trabalho é feito de forma manual, evitando a necessidade de ser consertado.

As etapas para a montagem desse tipo de placa podem variar muito, mas quase sempre é composta por três tipos de etapas:

  • Solsa paste: em que há a colocação de uma pasta de solda, onde os componentes SMD serão postos;
  • Pick place: do inglês pegar e posicionar, nessa etapa os componentes são colocados na posição correta;
  • Cozedura baking: os circuitos são colocados em fornos, para que a solda se torne líquida, unindo os componentes.

A montagem desse tipo de placa é mais econômica pelo fato de que evita o uso de muito material, quando comparado a outras montagens de placas, como o PTH. Para que a placa SMD seja de qualidade é importante a realização de testes para assegurar sua assertividade.

Automação Industrial

Por fim, nós temos a automação industrial, que nada mais é que uma junção de todos os processos de montagem industrial para fazer uma indústria mais inteligente e mais automatizada. Dessa maneira, tornando os processos mais eficientes.

No entanto, ao pensar sobre automação, muitas pessoas confundem com a mecanização. Apesar de serem termos parecidos, suas definições são diferentes.

Quando falamos em mecanização sempre estamos nos referindo ao emprego de diferentes máquinas que substituem a tarefa que antes eram realizadas pelo esforço físico humano, como entortar uma estrutura metálica ou apertar parafusos.

Já a automação industrial compreende o uso de máquinas que são controladas automaticamente e por meio de circuitos inteligentes.

Um exemplo disso são as portas de shopping centers, que possuem sensores de proximidade, e quando a pessoa chega perto, automaticamente a porta se abre. Esse é um exemplo bem básico de uma automação.

A automação de processos traz agilidade e tranquilidade no desenvolvimento de uma produção mais fluida.

Em termos gerais, vimos que a montagem industrial é de suma importância para que a indústria mantenha seus processos eficientes.