As empresas do setor industrial investem capital financeiro em um espaço dedicado à produção dos mais diversos produtos destinados ao mercado consumidor.
Para atender as normas regulamentadoras e atingir os objetivos pretendidos desde o princípio, é preciso contar com um planejamento estratégico a partir da montagem industrial.
Determinar a localização para a instalação de um galpão industrial, a contratação de mão de obra para os mais variados serviços e implementação de maquinários e equipamentos apropriados.
Tudo isso com um sistema elétrico e hidráulico disponibilizado por todo o espaço, atendendo às necessidades produtivas do chão de fábrica, da linha de produção e da logística integrada.
Desde a captação da matéria-prima, os bens de consumo intermediários e a distribuição para o mercado consumidor, muitos processos são colocados em ação.
Além disso, a tecnologia passa a integrar muitos setores produtivos, agilizando as tarefas e promovendo mais qualidade e eficiência no dia a dia da indústria.
Tecnologia ocupa cada vez mais espaço
Os braços mecânicos, as esteiras que percorrem toda a área de um galpão, além de soluções inteligentes que são aplicadas nos processos produtivos fazem parte da realidade de muitas fábricas e indústrias.
A concorrência globalizada permitiu que muitas corporações enviassem técnicas novas para as filiais. Esse avanço tecnológico apresenta, a passos largos, a implementação da automacao industrial empresas nos mais diversos países, inclusive em território nacional.
Esse modelo de industrialização provocou severas mudanças positivas para o setor, entre eles:
- Autonomia de gestores sobre decisões;
- Informações compartilhadas instantaneamente;
- Operações virtuais e digitais;
- Redução de erros produtivos.
As operações passaram a ser mais dinâmicas, com a descentralização que antes atrasava os processos e prejudicava diferentes setores, por causa de paralisações pertinentes. A programação digital passou a fazer parte da rotina, aumentando a produtividade.
A comunicação instantânea entre as máquinas e os equipamentos utilizados alcança desde o reconhecimento da matéria-prima até o dispositivo de centro de usinagem CNC (Controle Numérico Computadorizado), atendendo a demanda crescente de produtos industrializados.
Aliás, muitas tarefas sob a responsabilidade de esforço físico humano passou a contar com ferramentas automatizadas, reduzindo a possibilidade de erro e empregando mais qualidade no acabamento dos bens de consumo.
Estrutura hidráulica com sistema eficiente
A montagem industrial prevê a instalação de diversos equipamentos e maquinários, desde que estejam devidamente alimentados por energia elétrica, hidráulica ou pneumática. Por iss, os sistemas precisam contar com uma estrutura abrangente, cobrindo todo o espaço do galpão industrial.
A passagem dos fluidos exercida sobre as estruturas de sistemas hidráulicos pode variar em baixa, média ou alta pressão. Por isso, é possível encontrar peças identificadas apenas pelos detalhes.
Um exemplo é a flange 1500lbs, modelo soquete, que é empregada quando a passagem e a temperatura são moderadas.
Esse tipo de material está presente em diferentes industrias, entre as quais:
- Aquecimento siderúrgico;
- Metalurgia;
- Petrolífera;
- Gás natural.
Os sistemas hidráulicos são adaptados de acordo com as finalidades de cada empresa. Dessa, forma, é importante contratar uma equipe especializada em montagem industrial para adequar os sistemas hidráulicos e elétricos para atender de maneira correta os processos fabris.
Movimentação de carga agiliza processos
Outro setor que passou por uma transformação visível dentro do ambiente industrial foi a movimentação de carga, em todos os aspectos.
A partir da entrada da matéria-prima, a organização em depósitos e estoques apropriados, e todo o processo de transformação conta com equipamentos de apoio para transporte.
Os galpões que contam com pisos intercalados recebem elevadores industriais que ligam um ponto ao outro com um equipamento resistente e durável. Dessa forma, é possível fazer o transporte de cargas pesadas para diferentes áreas dedicadas à linha de produção.
O setor de logística também é beneficiado por esses equipamentos, pois os bens de consumo precisam ser levados para veículos de transporte adequados para o encaminhamento ao mercado de distribuição.
Sendo assim, é fácil encontrar um elevador monta carga industrial atrelado a dispositivos de carregamento de caminhões, como empilhadeiras e paleteiras. Isso agiliza o processo de movimentação, sem colocar em risco a saúde dos trabalhadores que atuam nesse setor.
Laboratórios industriais para novos produtos
Cada segmento industrial possui suas particularidades, e isso precisa ser levado em consideração quando se faz a montagem industrial desde o princípio.
A indústria que atua no setor alimentício, ou mesmo o farmacêutico, trabalha com laboratórios químicos que utilizam meio de cultura seletivo e diferencial para o desenvolvimento de novos produtos que serão lançados no mercado.
De qualquer forma, é imprescindível contar com a atuação de profissionais capacitados na área, para empregar os equipamentos corretos, assim como na contratação de mão de obra direcionada para as operações de rotina.
Isso faz toda a diferença na produtividade empresarial, sempre buscando estar à frente da concorrência e gerando lucros e sucesso.