
As indústrias são estruturas importantes para o desenvolvimento da sociedade em todos os sentidos sociais, econômicos e tecnológicos, produzindo estruturas, serviços e produtos que provêm mais comodidade, praticidade, conforto e segurança a todo população.
Extenso o setor industrial abrange todas as áreas produtivas no país, abastecendo comércios e empresas de serviço.
Essenciais as fábricas ao longo dos tempos foram sendo modificadas e caracterizadas de acordo com o índice de desenvolvimento dos avanços tecnológicos.
Atualmente, as indústrias modernas são caracterizadas pela presenças de máquinas que permitem os processos de automação e demais processos tecnológicos que permite o desenvolvimento de um trabalho automatizado.
Com a crescente inclusão de máquinas alguns processos passaram a ter mais importância e relevância para que as fábricas passassem a ser produtivas, otimizadas, seguras e competitivas, atendendo com precisão e qualidade todas as demandas existentes em cada nicho de mercado atendido.
A montagem industrial e seus benefícios
A montagem industrial torna os empreendimentos funcionais e preparados para que os processos produtivos aconteçam, atualmente, os profissionais responsáveis pelo projeto e seu desenvolvimento, constroem todos os sistemas e máquinas, atuando com a construção dos sistemas:
- Estruturais;
- Tecnológicos;
- Hidráulicos;
- Elétricos.
Todas esses setores forma o organismo das fábricas e possibilita o seu crescimento. O sistema estrutural é responsável pelas instalações das máquinas, equipamentos e estruturas metálicas.
A tecnológica está relacionada a automação industrial, internet das coisas, sistema de armazenamento de dados em nuvem e sistemas cyber-físicos, integrados que permitem uma comunicação mais clara, otimizada e funcional das máquinas.
A hidráulica é composta por tubos e conexões e além da condução das águas para abastecimento desse recurso e seu máximo aproveitamento nas linhas de produção, eles também são aplicados para condução e distribuição de gases e demais substancias necessárias ás indústrias.
Além do sistema elétrico responsável pela criação, condução e distribuição da energia, vital para todos os processos.
Projeto elétrico industrial e seus processos
O projeto elétrico de uma indústria é responsável por abastecer todo o parque industrial com toda a energia necessário para o seu funcionamento seguro e sem risco aos colaboradores e a comunidade ao entorno.
Sendo essencial para que todas as operações e produções sejam realizadas elas precisam ser instaladas seguindo todas as normas e regulamentos.
Um dos processos obrigatórios o projeto SPDA ou projeto de instalação para raio predial é um dos procedimentos que precisa ser seguido a risca.
Atuando na proteção contra as descargas elétricas dos raios e regulamentado pela norma reguladora nº 5914 de 201, ela serve para evitar:
- Incêndios;
- Rachaduras nas estruturas;
- Explosões;
- Perda de eletrônicos;
- Danos a integridade física de pessoas, animais e meio ambiente.
Um dos acessórios essenciais para que o processo seja seguro é o isolador para barramento, um equipamento que assegura que condutores elétricos não se choquem entre si e a terra, além de ser responsável pelo esforço mecânico de sustentação e fixação de fios e cabos.
Presente em diferentes locais e máquinas eles são resistentes, garantindo um bom funcionamento da corrente elétrica, independentemente de sua estrutura.
O projeto SPDA é um dos sistemas analisados para a emissão do AVCB bombeiros, certificado emitido pelos bombeiros que garantem que o estabelecimento atende todas as normas de segurança necessária para que as pessoas fiquem protegidas e trabalhem com todos os sistemas de segurança adequados.
No Brasil, sem essa emissão os estabelecimentos e empresas não podem funcionar, pois o alvará não é emitido.
A manutenção elétrica é primordial tanto para a segurança das pessoas, quanto para o funcionamento regular das fábricas, pois o certificado AVCB possui data de validade e precisa ser renovado a cada 2 ou 3 anos de acordo com a legislação estatal.
Dessa forma, todas as estruturas precisam estar seguras para que o certificado seja renovado por mais tempo e empresa não seja interditada e impedida de realizar suas operações de produção.
Sendo assim, a montagem industrial bem como os seus desdobramentos e áreas de atuação são essenciais a todos os segmentos fabris, indo dos mais antigos como o setor de usinagem aos mais recentes como o automobilístico.
Desse modo, as empresas que atuam com corte e dobra de chapas em Osasco ou uma grande montadora possuem as mesmas necessidades de montagem, segurança e documentações legais para um funcionamento seguro, otimizado e competitivo no mercado.