A utilização de EPIs é imprescindível em qualquer ambiente de trabalho que proporcione algum tipo de risco ao profissional.

Dentre os diversos Equipamentos de Proteção Individual está a bota EPI de segurança, que é responsável pela proteção dos pés do trabalhador contra os possíveis perigos que estão presentes no dia a dia daqueles que trabalham em ambientes como cozinhas industriais, indústrias, construção civil, área da saúde e outros.

Os pés são membros essenciais na vida do profissional, já que estes são responsáveis por providenciar a movimentação do corpo e mantê-lo em pé.

Dessa forma, sua proteção é extremamente necessária para que tais atividades possam ser exercidas de maneira satisfatória.

É de responsabilidade do empregador fornecer o Calçado de segurança feminino, conhecido também como botina de segurança, aos seus funcionários, de modo que esta esteja de acordo com o ambiente onde o profissional irá trabalhar.

Deve-se lembrar que o item deve possuir também o certificado de aprovação, a fim de garantir que seja um material de qualidade, testado e aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e que está apta para ser utilizada em ambientes que possam oferecer qualquer tipo de risco.

Mas afinal, o que são os EPIs?

Conhecidos como Equipamentos de Proteção Individual, estão entre as grandes preocupações que uma empresa deve assumir responsabilidade, nas questões referentes à integridade física e à proteção dos seus colaboradores.

De modo geral, eles são obrigatórios e devem ser utilizados em praticamente todas as ocupações em que se faz necessário o uso de meios de proteção pelas atividades a serem desenvolvidas que envolvam ocupações mecânicas, no setor da construção civil, outros tipos de obras e construções, pintura, etc.

Estes equipamentos fazem parte dos deveres e direitos na relação patrão e empregado.

É de suma importância que os empregadores tenham consciência de que a utilização destes aparatos em ambiente de trabalho que possam vir a oferecer riscos é essencial, e devem estes fornecer todo o material adequado a seus funcionários.

Os trabalhadores, por sua vez, devem entender a importância de utilizar a bota de segurança preta em ambientes onde seu uso é exigido, também como estar ciente de sua responsabilidade com a conservação, limpeza e estocagem do calçado no local adequado.

Os calçados designados para utilização visam evitar:

  • Possíveis escorregões;
  • Pisada em objetos perfurantes;
  • Pisada em objetos cortantes;
  • Umidade causada pela água;
  • Proteção contra choque elétrico;
  • Queda de objetos pesados;
  • Queda de objetos cortantes;
  • Topada com os mais variados objetos;
  • Pisões e trombadas;
  • Queda de líquidos quentes;
  • Queda de produtos químicos;
  • Umidade provocada pela água;
  • Proteção contra choque elétrico.

Características de cada tipo de bota e quando usá-la

1. Bota branca de PVC injetado

Pode conter cano curto, médio ou longo, e tende a proteger os pés contra água e umidade, já que é um item 100% impermeável e resistente.

O soldado, por sua vez, pode variar conforme cada local de trabalho, de modo a ter um mais adequado para cada atividade.

2. Botinas de Couro

Podendo também possuir modelos com variações de tamanho do cano, são consideradas as mais confortáveis e possui material com boa durabilidade.

É comumente indicada para trabalhos realizados em canteiros secos, revestimentos e alvenarias.

3. Botas de Borracha

O modelo também pode conter variações de cano e na maioria dos casos pode ter ainda proteção contra queda de produtos, especialmente em ambientes onde a pessoa esteja sujeita a impactos no bico do pé ou metatarso. Neste caso, é recomendado utilizar o sapato com biqueira de composite ou aço, o tornando mais resistente.

Existem, ainda, as botas de borracha que possuem proteção contra a penetração de objetos pontiagudos, sendo estes calçados com palmilha de aço ou que visam proteger contra equipamentos de perfuração.

É extremamente resistente e pode ser a melhor alternativa para locais onde haja animais, como cobras e escorpiões.

Grande parte das lesões obtidas, até certo ponto, comuns, ocorrem durante o dia de trabalho, principalmente, em casos onde os EPIs não são fornecidos, e o trabalhador se vê obrigado a trabalhar sem a proteção de luvas, óculos, botas e máscaras de proteção.

Atualmente, a variedade desses calçados que aderem às normas de segurança e fornecem garantia de proteção no ambiente de trabalho é gigantesca.

Além das lojas especializadas, os sites constituem uma forma excelente de adquirir esses equipamentos com preços mais acessíveis.

Vale lembrar, apenas, que nunca se deve fazer uso dos equipamentos de proteção individual, caso já sejam usados, com desgaste natural dos materiais.

Algumas botas apresentam biqueiras em policarbonato de fibras, sendo este um material muito eficiente na proteção ao profissional, bem como os sapatos e as botas de segurança que contam com solas flexíveis anti-perfuração, solados duplos e calçados com sola de borracha anti-estática, bota impermeável masculina e forros na parte interna.