Entre os muitos bens de consumo intermediários que são essenciais para os mais diversos segmentos de produção industrial estão o ferro e aço. Desde os pequenos fios e cabos presentes nos projetos de circuitos elétricos até a indústria automobilística, naval e aviação eles estão presentes.
O setor da construção civil utiliza os metais das mais variadas formas, desde como sustentação de base, vigas e colunas até as esquadrias de portas e janelas, além de corrimões, escadas e uma diversidade de elementos que promovem conforto e segurança dos usuários.
Técnica metalúrgica promove valorização do metal
Antes de chegar ao destino final, as ligas metálicas passam por diversos tratamentos e combinações, até chegar ao produto final.
A partir da matéria-prima principal, o minério de ferro passa por quatro etapas distintas:
- Redução;
- Refino;
- Laminação;
- Forjamento.
A partir desses procedimentos, os materiais passam por uma normalização tratamento termico, para que as peças tenham maleabilidade e os processos possam ser laminados ou forjados de acordo com a necessidade, por meio de um tratamento de metalurgia.
A empresa siderúrgica utiliza equipamentos desenvolvidos para serviços específicos, como placas de desgastes, rolos de compressão e roletes guias para alcançar os diferentes tamanhos e formatos necessários.
Os materiais são oferecidos para o mercado consumidor em forma de vergalhões, bobinas, placas, chapas, fio-máquina após a normalização do aço, que trata de todo o refinamento e proporcionando uma propriedade mecânica adequada para os processos a seguir.
Vale destacar que a composição química metálica do aço é homogeneizada, para garantir a qualidade do material dentro de suas aplicações no ambiente em que será utilizado.
Serviço siderúrgico para formas e tamanhos
As empresas de siderurgia possuem maquinários específicos para o tratamento final antes que as peças metálicas cheguem ao mercado consumidor.
Os materiais podem passar por um processo de corte e dobra de chapas de aço e ser encaminhado para a indústria automobilística.
Apenas nesse segmento é possível identificar centenas de produtos, com modelos variados de veículos como carros, motos, ônibus e caminhões. A indústria naval recebe chapas de aço com tratamento especial para que possam resistir à salinidade da água do mar.
A construção civil é um dos setores que mais se aproveita da resistência do ferro e aço em todos os empreendimentos imobiliários, assim como as obras que envolvem projetos de caráter público, como pontes e estradas.
Dentro de um casa, um estabelecimento comercial ou um ambiente industrial é possível encontrar peças metálicas em forma de tubo de aluminio quadrado com diferentes finalidades.
Em uma residência ele pode ser empregado para a captação de água de chuva e servir como calha desde o telhado até o direcionamento final.
Nos estabelecimentos comerciais, como uma casa de show, por exemplo, esses tubos servem para o sistema de climatização do ambiente. Na indústria a finalidade pode ser variada, incluindo o cabeamento de fios e cabos elétricos para fácil acesso.
Manutenção abrange máquinas e sistema de segurança
A combinação das ligas metálicas resulta em produtos diferenciados, com finalidades que variam por causa da aplicação de outros materiais ferroso como níquel, ouro e até mesmo na galvanização.
Dentro de laboratórios industriais, profissionais trabalham com aparelhos que passam pela calibração de balanças e equipamentos para que a proporção de material químico seja correto.
Essa manutenção deve ser programada de maneira periódica, combinando testes de rotina e identificação da precisão de pesagem.
Aliás, a manutenção preventiva deve ser aplicada em outros equipamentos industriais a todo instante, para garantir a durabilidade de máquinas e ferramentas, garantindo a qualidade dos produtos e a eficiência dos profissionais que atuam nos setores de produção.
A área de segurança patrimonial precisa identificar se a instalação CFTV para monitoramento constante continua válida, como posicionamento de câmera e se os fios e cabos estão intactos ou precisam de substituição.
Até mesmo esses equipamentos possuem uma estrutura metálica, se não no equipamento, nos braços de sustentação ou até mesmo os pregos e parafusos que fazem a fixação em muros, tetos e paredes.
O minério de ferro é um importante recurso da natureza que a sociedade aprendeu a utilizar há milhares de anos. Nos tempos atuais, com toda a tecnologia à disposição, constrói prédios que atravessam as nuvens, carros seguros e confortáveis e até mesmo alcançam o espaço sideral, com satélites em torno da Terra.