Na fabricação de produtos para as mais diversas funcionalidades na indústria são usados diferentes tipos de metais, tais como o bronze e o alumínio, que têm aplicações diversas. Conheça alguns dos usos desses metais:
Bronze
O bronze é um metal bastante comum não apenas na indústria mas usado também para fabricação de peças utilizadas no cotidiano como joias, bijuterias e medalhas de premiações para competições diversas.
Na indústria, é muito comum a mistura do bronze com outros metais, o que formam as chamadas ligas metálicas. O próprio bronze, é, na verdade, uma liga de cobre e estanho, outros dois metais bastante usados na indústria.
Um dos usos comuns do bronze na indústria é na produção de embreagens para carros, pois apresenta baixa fricção quando em contato com outros metais.
O bronze é muito usado, ainda na composição de tubos e peças para usos variados, numa mistura com fósforo e chumbo. Algumas das peças muito comuns na indústria são:
-
Válvulas de bronze;
-
Discos de bronze;
-
Anéis de bronze.
Neodímio
O neodímio apresenta uma característica diferente dos outros metais, uma vez que ele não não está presente na natureza de forma pura, ele é encontrado em outros minérios como monazite.
Devido à sua coloração, ele já foi usado como corante de vidro na indústria antiga e hoje é bastante usado para composição de raios laser.
Outro uso do neodímio, esse bastante popular na indústria, é para composição do imã de neodimio, uma liga metálica muito usada em discos rígidos de computador, fones de ouvidos, alto falantes e microfones. Na indústria pesada os ímãs são usados em geradores de energia para aviões e turbinas elétricas.
O ímã fabricado com esse metal é muito valioso para a indústria, pois é capaz de suportar milhares de vezes o próprio peso da peça.
Eles apresentam vantagens em relação ao seu principal concorrente, fabricados em samário cobalto, sendo mais leves e mais baratos, além de mais fortes.
Eles apresentam uma desvantagem perante o concorrente, no entanto: em temperaturas elevadas, o neodímio perde o magnetismo e tende a enferrujar.
Para adquirir o produto, uma rápida pesquisa com os termos “Onde comprar ímã de neodímio” pode apresentar diversas opções de lojas.
Alumínio
O alumínio é um metal leve com muita utilização na indústria. Ele tem como principais características o fato de ser um excelente condutor de calor, ter alta resistência e ser reciclável.
Este metal é muito utilizado na indústria automotiva para fazer carrocerias bem mais leves que as feitas com outros materiais, gerando economia no consumo de combustível e menos emissão de gases poluentes no meio ambiente.
Na construção civil o aluminio também tem bastante uso, pois está presente em esquadrias feitas com esse material para box, por exemplo. As portas e janelas também são muito encontradas.
O alumínio também está muito presente no cotidiano das pessoas graças à indústria alimentícia e aos bens de consumo.
Ele é usado em embalagens com latas e na fabricação de panelas e outros utensílios domésticos como assadeiras, devido à sua excelente condutibilidade de calor.
Materiais em aço
O aço é uma liga metálica formada de ferro e carbono com utilização extremamente variada na indústria. Esse composto é muito resistente e apresenta um valor muito competitivo frente a outros metais com a mesma característica.
Um dos usos do aço é na fabricação do tubo galvanizado, um componente muito utilizado em indústrias diversas para condução de fluidos.
O aço tem propriedade anticorrosiva, sendo ideal para o transporte de líquidos agressivos em indústrias variadas, como a petrolífera, usinas de açúcar e álcool. Nesta última, o uso do tubo favorece a produção de sistemas de cozimento e evaporação utilizados no processo.
Outro material fabricado em aço com muita utilização na construção civil é o Eletroduto galvanizado 1 2, usado para revestimento e condução de cabeamento elétrico.
O metal galvanizado garante muito mais proteção aos cabos elétricos que as outras opções. Geralmente são usados nas instalações internas de paredes e tetos.
Os metais são materiais extremamente importantes para a indústria, podendo ser usados na fabricação de peças, que serão utilizadas indiretamente em elementos do cotidiano, como as peças para carros e até mesmo a utilização direta, como as panelas feitas de alumínio.