Com o desenvolvimento das tecnologias muitos processos em diversos setores da sociedade forma alterados. No setor industrial muitos processos foram automatizados, o ritmo acelerado, a mão de obra passou a ser mais especializada e segmentada. 

Alguns processos, que no passado demandavam muito tempo e esforço, passaram a ser simplificados e agilizados com a implantação de tecnologias.

Tanto que esse processo ficou conhecido como automação industrial – que consiste em criar tecnologias capazes de modificar processos e equipamentos que resultam na fabricação de um produto melhor, em um tempo menor e, consequentemente, com um custo menor.

Um exemplo simples de automação, presente em toda linha de montagem e produção industrial e que teve um grande impacto nos processos, é a esteira transportadora industrial.

Que como o próprio nome sugere, é um equipamento que foi desenvolvido para contribuir para um processo de transporte das mercadorias mais dinâmico, ativo e menos exaustivo para os trabalhadores, impactando diretamente na logística industrial.

O desenvolvimento dessa tecnologia permitiu a criação de diversos modelos com larguras, alturas e comprimentos variados, a fim de atender às demandas das fábricas e indústrias.

Montadoras de placas eletrônicas

A área de montagem de placas eletrônicas foi uma das indústrias mais beneficiadas com a automatização de equipamentos e processos, e em virtude disso o montador de placas eletronicas precisou se tornar um profissional mais treinado e capacitado, visando um melhor acompanhamento da realização do progresso em seu setor de atuação.

Mas isso permitiu não apenas o crescimento profissional, como também uma oportunidade de profissionalização para demais profissionais e execução de um processo mais simples e prático que exige menos força e tempo dos trabalhadores.

Além disso as montadoras contaram com equipamentos que contribuíram para aumentar a qualidade dos produtos e evitar acidentes como os medidores de corrente elétrica.

Multímetro digital

multímetro digital preço é um equipamento que foi criado para medir grandezas elétricas:

  • Correntes elétricas que tem a medida de amperes;
  • Tensão elétricas medidas em volts;
  • Resistência elétrica em ohms;
  • Frequência;
  • Capacitância;
  • Temperaturas.

Mas nem todos os multímetros disponíveis no mercado conseguem detectar e medir todas as grandezas listadas, isso porque o mercado identificou a necessidade de apresentar um produto que seja mais acessível financeiramente e por isso criou outros modelos de multímetros que são compostos por até três grandezas diferentes e são mais econômicos.

Alicate amperímetro

alicate amperimetro é um aparelho semelhante ao multímetro digital, uma das diferenças está no formato que lembra a um alicate e sua aplicação são para medir correntes elétricas, sendo um dos equipamentos indispensáveis para o profissional que trabalha diretamente com a eletricidade, como é o caso dos eletricistas.

O design de alicate facilita o processo de medição da corrente, diminuindo a zero os riscos de acidentes oriundos da corrente elétrica.

Voltímetro digital

Uma outra derivação dos medidores é o voltímetro digital, mas esse tem o objetivo de fazer a identificação apenas dos volts, ou seja, da tensão elétrica que está passando em um determinado equipamento ou local.

Assim o voltimetro digital tem como vantagem, apresentar uma medição mais segura e correta, indicando se há ou não variações de tensões e identificando possíveis problemas nesses espaços.

Segurança

A tecnologia já contribui muito para a melhoria de diversos processos, proporcionando melhores condições de trabalho e desenvolvimento, entretanto é valido ressaltar que quando o assunto é eletricidade os cuidados sempre devem permanecer para que acidentes sejam evitados, principalmente quando os usos dos aparelhos são residenciais.

Uma vez que nas organizações, os profissionais precisam estar usando os EPI’s (equipamentos de proteção individual) para poderem realizar reparos e manutenções em locais com risco de acidentes.

Importante ressaltar que os equipamentos de proteção deverão sempre ser fornecidos pela empresa, ao profissional cabe o correto uso e manutenção quando necessária, mas são medidas asseguradas por nomas reguladoras, ou seja, procedimentos padrões obrigatórios que precisam ser seguidos por todos.

O objetivo é realizar a proteção do indivíduo, evitando acidentes que, por vezes, pode ser fatal.

Quando os equipamentos e reparos forem serem realizados em casa ainda assim é importante realizar alguns procedimentos de segurança para que o conserto seja realizado da forma correta, sem acrescentar danos às pessoas que estão realizando o processo, bem como a todos as outras pessoas que estão próximas e podem ser atingidas também.