A indústria é um dos setores que mais lucram em todo o mundo.

Afinal, é de lá que boa parcela dos produtos comercializados, tais como alimentos, itens de vestuário e farmacêuticos são desenvolvidos.

Neste ponto de vista, cabe destacar a importância dos materiais elétricos de qualidade para o ramo.

Sendo assim, equipamentos como o Eletroduto de PVC rígido, por exemplo, entra como fator decisivo na hora de garantir elétrica do local, pois tem o dever de manter todas as fiações em um local completamente afastado e seguro.

Partindo desse ponto de vista, produzimos este conteúdo especial com os principais materiais elétricos com alta frequência na indústria.

Eletroduto rígido

Conhecido popularmente como conduite, o eletroduto é o item que protege os condutores elétricos contra influências externas, como agentes químicos, choques elétricos, dentre outros fatores.

O eletroduto tem, ainda, a função de controlar chamas em caso de incêndio provocado por curto-circuito nas fiações da indústria.

Para as instalações elétricas de baixa tensão, por exemplo, os eletrodutos comercializados atualmente são os rígidos – no qual vos falo – roscável e soldável; os flexíveis corrugados leves ou médios; e os flexíveis planos médio ou pesado.

Cuidados na instalação

Entre as peculiaridades que precisam de atenção, está a verificação da curvatura na hora de instalar o conduite.

Sendo assim, depois de ser submetido a uma determinada sequência de dobramentos, o produto precisa permitir a passagem da fiação sem implicações ou obstruções.

A resistência a impactos e a compressões também deve ser observada no ato.

O material não deve apresentar rompimentos ou quebras aparentes a olho nu, sendo que a deformação instantânea não pode ultrapassar 25% e a deformação residual não deve ultrapassar 10%.

Veja algumas vantagens do eletroduto:

  • Fabricados para resistir ao calor intenso;

  • Impedem a passagem de corrente com valores altos;

  • Resistência ao longo da vida útil;

  • Garante a segurança do edifício industrial;

  • Dentre outras.

Cabo Blindado

cabo blindado é composto por um fio elétrico no qual o condutor e a sua camada circundante isolante são devidamente incorporados em um ou mais escudos condutores de energia feitos de malha ou folha metálica.

Tido como um revestimento protetor com uma camada exterior, fator que minimiza a interferência eletromagnética (IEM) emitida e recebida pelo cabo.

Ainda assim, os cabos destinados para este serviço podem ser uma importante fonte de IEM em um ambiente industrial.

Eles funcionam como antenas de transmissão de interferência, bem como receptores na conquista e condução de interferência em outros dispositivos.

Para ter ideia o nível de interferência resulta dos padrões de energia de qualquer equipamento elétrico durante seu funcionamento.

Por exemplo, um chão de fábrica possui índice de interferência eletromagnética maior que uma casa ou escritório, uma vez que ambiente é muito mais amplo.

Portanto, nível de blindagem adequado para atenuar a interferência vai variar de acordo com esse parâmetro.

O grau de segurança no cabo depende de diversos fatores que inclui, principalmente, a IEM ambiente em um determinado ambiente.

O gasto e o diâmetro necessário, assim como o peso e a flexibilidade do cabo, são todos fatores adicionais.

Cabo multivias

Já que estamos falando de cabo, vale ressaltar a importância do cabo multivias para comando, item que garante a segurança da parte elétrica da indústria.

Os cabos multivias são amplamente utilizados nos setores da automação industrial.

Esses, por sua vez, podem ser desenvolvidos em pequenos lotes, com fios resistentes à tração, bem como extra flexíveis nas classes 4, 5 e 6, de diversas bitolas e cores num mesmo material eletrico, algo muito parecido com o chicote para automação industrial.

Este tipo de cabo para movimentação e uso móvel também podem ser fabricados nas classes 4, 5 e 6, o que determina sua resistência e flexibilidade frente aos demais.

Tipos de blindagem

Este cabo também entra no quesito de blindagem, já que pode receber blindagem em fita aluminizada, malha de cobre ou estanhada.

A blindagem assegura aos cabos maior resistência e durabilidade durante os procedimentos de uso e menor impacto ao desgaste do dia a dia.

Conclusão

Portanto, esses são alguns dos materiais elétricos com alta frequência no setor industrial.

Durante o uso de cada um deles, é importante salientar a segurança e qualidade proporcionadas, garantindo, assim, a integridade da indústria, bem como a proteção dos operadores e demais funcionários.

Sendo assim, um sistema elétrico seguro é um sistema que não promove gastos adicionais, diminui gastos com manutenção e, sobretudo, proporciona economia para o bolso do empreendedor do ramo.