A indústria é formada por diversas máquinas que funcionam desempenhando o serviço em diversos segmentos industriais. Para que elas funcionem corretamente, é necessário um trabalho de montagem adequada assim como as instalações de modo correto.
Existem alguns equipamentos que precisam ser acoplados para que o funcionamento das máquinas ocorra de forma correta. Esse artigo vai tratar sobre alguns desses elementos que se integram às maquinas e são responsáveis pelo andamento industrial. Confira!
Os equipamentos e as máquinas: auxilio e eficiência
Com o avanço tecnológico constante, cada vez mais a indústria está repleta de máquinas que passam por um processo de automação.
Com isso, elas a partir de uma programação conseguem desempenhar atividades sem a necessidade de supervisão humana. Com isso, os processos ficam mais rápidos, otimizados e, ainda, com menor risco de acidente de trabalho.
Para que essas máquinas funcionem de forma eficiente é importante que as peças estejam acopladas e dispostas de forma correta.
Um material que parece insignificante, mas que é muito importante é o uso do parafuso. Esse elemento está presente em diversos eletrodomésticos, assim como várias máquinas e peças.
Esse material é utilizado para fixação de diversos elementos, estando presente em automóveis também. Um detalhe importante é que os parafusos são confeccionados a partir do metal, o que confere a esses materiais ainda mais resistência e durabilidade. Além do uso desse material, é possível apostar em outros modelos de ferramenta.
Outro material importante, associado ao uso de cabo de aço é a porca olhal. As porcas são elementos que auxiliam os parafusos em sua fixação, para que eles consigam ficar por mais tempo na peça.
A grande vantagem no uso desses materiais é que existem vários tipos e modelos, para locais variados e usos diferenciados dentro da indústria.
Um dos aspectos tratados dentro da indústria também se refere aos procedimentos de segurança, por isso é importante a presença de um relé de proteção.
Esse disposto atua no monitoramento e segurança no caso de portas de proteção, de um perímetro, cortina de luz e dentre outros, evitando que erros aconteçam.
Além disso, seu uso é considerado altamente seguro e confiável, atendendo padrões de segurança, tendo uma longa vida útil.
Além do uso dos equipamentos e máquinas, a indústria também precisa realizar o transporte de variadas cargas, com um alto nível de segurança e precisão.
Um dos equipamentos utilizados nesse processo é a cinta com catraca. Essa cinta é indicada para transporte e movimentação de cargas, sendo um importante acessório nesse processo.
Antes de escolher o tipo de cinta, é importante verificar o tipo de carga que será transportada, para verificar a capacidade suportada pela cinta. Geralmente, esse material é formado de poliéster além de ter acoplado cabos de aço, correntes e até mesmo cordas.
Além disso, esse material é bastante resistente e durável, sendo muito eficiente no transporte de cargas. Outras vantagens em relação ao uso desse material é que ele:
- É resistente, mas considerado leve;
- Possui baixo custo;
- É de fácil manuseio;
- Fácil estoque;
- Flexível e bastante adaptável.
Instalações elétricas dentro da indústria
Um dos aspectos importantes dentro da indústria se refere às instalações elétricas. Elas precisam ser feitas de forma correta, com o objetivo de evitar acidentes como curto-circuito e ainda princípios de incêndio que afetem o funcionamento e ainda podem causar acidentes no ambiente de trabalho.
Um dos equipamentos presentes em instalações elétricas dentro do ambiente industrial é o uso do gerador, que é um equipamento pronto a suprir a necessidade elétrica, no caso de pane na rede de distribuição de energia do município.
Outro equipamento importante nesse processo é o transformador, um equipamento que ajuda a transformar a tensão elétrica e distribui-la para as máquinas na voltagem correta. Isso evita uma sobrecarga de tensão que provocaria danos irreversíveis à máquina.
Vale ressaltar que esses equipamentos estão interligados por um quadro geral de comando, de modo que existem outros equipamentos elétricos que são acoplados e servem nesse controle, por exemplo, disjuntores, fiação e dentre outros.
É importante também contar com a presença de um técnico em elétrica que saiba realizar a monitoria e os procedimentos de automação de forma correta.
Mantendo as máquinas funcionando corretamente e com supervisão orientada, é possível ter um bom desenvolvimento industrial, aumentando a produtividade.