No ramo industrial, temos em operação um conglomerado grande de máquinas que funcionam rotineiramente de modo devidamente alinhado.
Quase que como uma grande unidade, temos uma série de máquinas que desempenham os seus respectivos serviços a fim de que outras também possam desempenhar os seus, e sendo assim, um grande mecanismo é formado para que se possa confeccionar os devidos produtos ou realizar determinados serviços com a maestria esperada.
Para que esse grande mecanismo industrial possa funcionar da melhor maneira possível, é necessário que todas as máquinas possam funcionar com a sua máxima capacidade, e, sendo assim, seu desempenho precisa se encontrar da melhor forma possível.
Isso só é possível se houver as devidas preocupações acerca do funcionamento de cada máquina em si, e para isso, é mais que necessário a realização de manutenções periódicas e preventivas no mecanismo de cada máquina, seja ela um torno cnc ou qualquer outra máquina.
Isso ajudará para que elas sempre se mantenham no seu desempenho correto e máximo, e para que se evite paradas súbitas de funcionamento, pegando a indústria de surpresa e podendo gerar uma série de prejuízos financeiros e funcionais.
Bom, aqui neste texto, abordaremos um pouco mais sobre a questão de alguns cuidados específicos que podem ser adotados no meio industrial, e esses que fazem a total diferença na linha de produção como um todo, acarretando em melhorias significativas em diversos âmbitos da empresa.
Portanto, aconselho que continue com a sua leitura e venha conhecer mais sobre os procedimentos que previnirão suas máquinas a terem problemas de desempenho, entre outras avarias mais.
Paradas de manutenção industrial
Ao chegar do fim do ano, muitas empresas do ramo industrial adotam o método chamado de Paradas de manutenção industrial.
Ou seja, são paradas técnicas que têm a intenção de se realizar algumas intervenções em um período de tempo que foi previamente determinado, isso com o devido objetivo de se poder realizar uma manutenção preventiva em seus equipamentos, sistemas e maquinários.
Esse tipo de evento é muito marcante para uma companhia do ramo, ainda mais para as chamadas unidades industriais, pois se dá como um serviço de real importância para a operação do ano que se segue.
Dito isso, é de suma importância que haja um planejamento completo do que será realizado, analisando bem os dados e informações operacionais para que se possa reconhecer riscos possíveis, custos e se estabelecer um ponto de inícios deste evento.
Partindo disso, é possível se delimitar alguns prazos e iniciar a execução de tarefas. Utilizando-se dos chamados checklists, a parada pode ficar muito mais simples e prática, pois eles garantem que nada seja devidamente esquecido, proporcionando uma boa organização e contribuindo para que a parada possa ser de real eficiência.
Outra questão importante é que se possa envolver toda a equipe. No momento da parada, é necessário que a equipe possa estar por dentro dos acontecimentos, para que se possa garantir que os objetivos almejados possam ser devidamente alcançados.
Sendo assim, mostra-se altamente possível de se estabelecer uma estreita parceria entre os mais diversos departamentos que compõem a operação de determinada empresa.
Além disso, não iniba a criatividade de sua equipe. É necessário aproveitar o momento para poder incentivá-los e buscar soluções realmente inovadoras que possam facilitar o trabalho.
Alinhamento a laser
Caso você não conheça, o Alinhamento a laser é um serviço onde, por intermédio de um sistema inteligente, possa se executar o alinhamento dos eixos de algumas máquinas específicas e diferentes, essas que compõem um mesmo conjunto rotativos, sempre com a devida precisão e segurança.
O funcionamento do método, consiste em uma fonte de emissão de laser que é instalado num ponto de acoplamento de um determinado conjunto, e junto dele é alocado um receptor sensível a este laser em um outro ponto distinto, sempre medindo as distâncias radiais de seus centros com uma exatidão muito alta, mantendo assim um balanceamento dinâmico.
Esse tipo de alinhamento é muito eficiente, pois permite a correção de falhas através de um sistema mais rápido e intuitivo.
São as vantagens deste método:
-
Reduz custos com melhoria de processos;
-
Reduz a interrupção no funcionamento dos devidos equipamentos;
-
Previne danos aos rolamentos;
-
Não desperdiça tempo com manutenções ou inatividades.
Retrofit de máquinas
O Retrofit de máquinas é um procedimento de atualização de sistemas de determinados maquinários presentes na indústria.
Ele é um termo específico que é muito utilizado na engenharia, entre outros setores para qualificar a modernização de alguns equipamentos que já são considerados ultrapassados ou então fora de norma.
Muitas vezes, o retrofit é utilizado para fornecer uma automação industrial maior para os setores e máquinas qualificadas dentro da indústria.