
Para uma indústria que tem inúmeros equipamentos, é de extrema importância que estes tenham uma ótima manutenção, para que continuem tendo o melhor desempenho.
Fazendo com que a indústria continue a produzir aquela demanda sempre, sem alterações por falta de manutenção das máquinas.
Dessa forma, é necessário contratar profissionais especializados e que realizem a lubrificação de todo o material para um melhor desempenho.
Além disso, é recomendável realizar frequentes inspeções, visto que esses aparelhos afetam todo o andamento da empresa. Existem três tipos de manutenções, que são realizadas nas máquinas.
Porém, cada uma tem uma característica distinta e para realizá-la, é necessário conhecer todas para saber qual é a mais ideal para o negócio.
A manutenção corretiva, por exemplo, se baseia em trocar peças que já não estão mais em funcionamento, corrigindo o problema da máquina.
Esse tipo de inspeção é mais utilizado em casos de emergência, visto que são trocadas as peças quebradas. A manutenção preventiva, como o nome já diz, consiste em realizar frequentes inspeções nas máquinas.
Para sempre estar avaliando e reparando pequenos erros, para que o problema não se agrave. Geralmente, para esse tipo de manutenção, um profissional da área fica à disposição da indústria.
Para avaliar todos os aparelhos, ajustando e lubrificando algumas peças ou esteira, garantindo um melhor desempenho. A manutenção preditiva, é feita a partir do acompanhamento dos equipamentos que sofrem ou já sofreram algum tipo de problema.
Analisando frequentemente se será necessária outra troca de peças ou se será necessária a troca do mesmo.
Esse tipo de inspeção, antecipa alguns incidentes que podem ocorrer, fazendo as trocas necessárias antes que a máquina pare de funcionar.
A manutenção em equipamentos industriais é imprescindível
É muito recomendável a realização de cotação e indicação de fabricantes desses maquinários, para que sejam produtos de ótima qualidade.
Visto que os mesmos estão suscetíveis a um grande desgaste. Alguns benefícios de mantê-la atualizada são:
- Aumenta o desempenho da máquina;
- Prevê futuros problemas, consertando antes de se manifestarem;
- Acompanha de perto o equipamento, com uma inspeção apurada;
- Lubrifica peças que possam estar emperradas;
- Retira dejetos e poeiras que possam estar diminuindo o desempenho da máquina;
- Aumenta a durabilidade dos aparelhos.
Os fabricantes de esteiras transportadoras, podem indicar produtos químicos específicos, para cada peça e material para melhorarem o desempenho.
Os equipamentos utilizados para a inspeção, também são de muita relevância e devem ser manuseados por um operador bem treinado.
Para esses aparelhos, é recomendável a manutenção preventiva, visto que têm um desgaste muito intenso, podendo a qualquer momento ter uma peça quebrada ou desgastada.
Por esse motivo, é importante realizar a troca de correntes, que já estão antigas e que não têm um funcionamento tão bom, assim como lubrificá-las frequentemente, para não emperrar.
É de extrema importância que o profissional que estará realizando a limpeza e manutenção, utilize equipamentos de segurança para não correr riscos de saúde.
Óculos, protetores de ouvidos, máscara e chapéu são acessórios essenciais em uma indústria. A limpeza da correia para esteira é realizada em duas etapas.
Na primeira, é feita apenas a limpeza mais bruta da sujeira acumulada visível, depois todas suas peças são analisadas e, se houver algum problema no desempenho, serão consertadas.
Para não comprometer a rotina de operação dessas máquinas, é necessário organizar e planejar as intervenções, priorizando sempre o local que não está sendo utilizado, poupando também o tempo da limpeza.
Organizar um cronograma de manutenção das máquinas, auxilia o profissional que a realizará, relatando os problemas de cada máquina separadamente.
A conservação das peças
A polia, peça mecânica presente em diversas máquinas, é usada para transferir força e energia cinética. Ela é feita normalmente de metal.
Acionada por uma correia, realizando o trabalho semelhante ao de uma engrenagem. Sendo feita uma limpeza com qualidade, seu tempo de vida útil será maior, poupando gastos.
O fabricante de rosca transportadora helicoidal, bastante presente no setor agroindustrial, deve ter o cuidado de produzir uma peça que não necessite de manutenções complexas.
Mas sim, apenas uma supervisão constante do aparelho, além de orientar o comprador de como realizar a rotina de cuidados desses aparelhos.
Para uma manutenção de alta eficiência, atualmente existem inúmeros equipamentos, que facilitam e poupam tempo do operador.
Lavadoras, enceradeiras e polidoras fazem uma limpeza em alta escala, além de serem acessíveis, tanto para compra quanto para aluguel.