A indústria possui diversos setores e peças, e cada um deles é voltado para a fabricação de um bem de consumo, um produto ou um serviço. Para proporcionar esses produtos e permitir com que tenhamos acesso a eles em uma quantia suficiente, os diversos setores industrias investem em equipamentos diferentes.
Cada um desses equipamentos possui uma finalidade, mas todos com o mesmo objetivo: facilitar a produção. Por meio dessa facilidade, é agregada mais qualidade ao produto final, além de proporcionar mais segurança para os trabalhadores diariamente.
Mas, assim como qualquer outro, esses equipamentos e peças utilizados pela indústria precisam de cuidados e manutenção como qualquer outro. Este artigo irá falar um pouco mais sobre eles, bem como da importância de sua manutenção. Confira!
A importância da manutenção na indústria
A manutenção industrial tem a finalidade de maximizar a vida útil dos diversos equipamentos utilizados pela indústria. Isso é possível por meio de uma série de ações que ajudam a manter ou restaurar as peças que compõem um equipamento.
Para evitar transtornos como paradas repentinas, danos irreversível ao maquinário, perda de qualidade do produto final e dentre outros problemas, é realizada a manutenção. Esta pode ter vários tipos, como:
- Manutenção corretiva não planejada;
- Manutenção corretiva planejada;
- Manutenção preventiva;
- Manutenção preditiva;
- Manutenção detectiva;
- Engenharia da manutenção.
Cada uma dessas manutenções atende a uma necessidade diferente e são realizadas por empresas de manutenção industrial. A corretiva não planejada é realizada quando corre falha inesperada no equipamento.
A planejada é realizada quando é identificado que uma falha pode ocorrer. Já a preventiva visa evitar que surjam problemas, a preditiva realiza inspeções rotineiras, a detectiva detecta as possíveis falhas, e, por fim, a engenharia da manutenção aplica técnicas modernas como benchmark.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de manutenção e sua importância, confira a seguir alguns dos equipamentos utilizados pela indústria.
Alguns equipamentos mais utilizados pela indústria
A indústria é quem disponibiliza os produtos, serviços, peças e bens de consumo que utilizamos diariamente. Para isso ser possível, ela utiliza diversos equipamentos, como, por exemplo, o servo motor. Trata-se de um tipo de motor muito utilizado para a robótica e sua posição pode ser controlada por um sinal PWM.
O conserto de servo motor deve ser realizado por um empresa especializada nesse tipo de equipamento, pois somente por meio delas, os problemas apresentados podem ser corretamente resolvidos.
Para o conserto desse equipamento, é necessário a atuação de técnicas avançadas, por isso o profissional precisa ser devidamente capacitado.
O mesmo acontece com o servo drive, um equipamento utilizado para alimentar servomecanismos. Em caso de problemas no equipamento, o conserto de servo drive deve ser realizado por profissionais especializados.
Aliás, o conserto desse equipamento é um serviço de alta demanda no mercado por conta da importância em utilizá-lo no dia a dia das indústrias.
Mas além dos servos, existem diversos outros equipamentos que são fundamentais no dia a dia dos mais variados setores industriais. Todos esses equipamentos são indispensáveis porque, além de agilizar o processo de produção, padronizam a qualidade do produto final, o que o torna muito melhor e acessível para o consumo.
Um dos equipamentos mais utilizados para que isso seja possível é o inversor de tensão. Trata-se de aparelhos que convertem as baixas tensões de baterias e até mesmos de pilhas em uma tensão alternada.
Essas tensão pode ser de 110V ou 220V e alimentam aparelhos que precisam ser plugados na tomada. Isso é possível porque ele regula a velocidade do motor mantendo o torque.
Mas além deste inversor, outro bastante utilizado pela indústria é o inversor de frequencia. Trata-se de um dispositivo eletrônico que varia a velocidade de giro de um motor de indução trifásico.
Ele transforma corrente elétrica alternada fixa em corrente variável, ao mesmo tempo em que controla a potência da carga por meio da variação que é entregue pela rede.
Todos esses equipamentos e peças são parte fundamental para o funcionamentos das mais variadas máquinas presentes da indústria. Sem eles, o funcionamento e desempenho perfeitos fornecidos pelos equipamentos industriais não seriam possíveis.
É importante ressaltar que apesar de serem resistentes e muito evoluídos, são usado continuamente e assim como qualquer outro, esses equipamentos precisam de cuidados e manutenção. Dessa maneira, a produção será contínua e o produto final de muita qualidade.