O ambiente industrial em si é muito amplo e cheio de surpresas em todas as suas ramificações, isso porque cada uma delas necessita de variados produtos, como a empilhadeira. E isso é em todas as etapas de produção possíveis.
Há muitos maquinários que são utilizados diariamente, e na logística, que cuida da parte de transporte e distribuição, há um material muito importante, o qual iremos falar.
A empilhadeira é uma das máquinas mais utilizadas nesse meio logístico, e sem ela, dificilmente haveria tanta distribuição de produtos, além de organização e transporte. Ou seja, é um ponto muito importante, que deve ser cuidado e manutencionado diretamente.
E, para que você saiba um pouco mais sobre ela, e principalmente sobre como cuidar dela e de todos os seus componentes, acompanhe este texto, que iremos falar mais sobre esse equipamento e suas particularidades.
Tipos de empilhadeiras
Primeiramente, antes de falarmos sobre a manutenção de um equipamento, devemos saber um pouco mais sobre ele, para que assim seja possível entender o que cada passo na hora do reparo fará.
Então, falaremos um pouco mais sobre dois modelos de empilhadeiras, que são os mais utilizados e conhecidos no meio industrial, tanto por sua facilidade quanto por todas as características benéficas.
A primeira que falaremos é a transpaleteira manual, um equipamento que está em todos os galpões industriais, e é muito utilizado nas movimentações de sentido horizontal.
Ela é desenvolvida com a mais alta tecnologia, que a deixa muito mais rápida e prática, mesmo não sendo motorizada. A produção se torna mais ágil e todos os serviços ficam muito mais fáceis e leves de se fazer, por causa de sua mecânica.
Seu corpo pode transportar paletes abertos e também de dupla face. Essa empilhadeira é muito robusta e pode mover uma enorme gama de cargas pesadas de até 3 mil quilos. Possui variados modelos, suas rodas são feitas de poliuretano ou nylon e ajudam por inteiro devido à sua configuração.
Há também a empilhadeira patolada, uma das principais, que é muito utilizada nas indústrias, e podem carregar até uma média de 1600 quilos. Além disso, podem elevar cargas até quase 6 metros.
Ademais, possui muitas possibilidades e características, como:
- Performance;
- Utilização do operador a pé;
- Facilidade de movimentação em corredores;
- Pode ter uma plataforma instalada;
- Possui um preço baixo.
Ou seja, é por essas e por muitas outras propriedades que esse tipo de empilhadeira é uma grande preferência, pois, “cá entre nós”, quem não gosta de qualidade, produtividade, assertividade e preço baixo em um só produto? Pois é!
Serviços para empilhadeiras
Falaremos de dois serviços muito importantes, que devem sempre ser fiscalizados, principalmente na hora da manutenção delas, que é a transmissão automática empilhadeira e o banco para os operadores.
A transmissão é um tipo de mecânica utilizada para fazer mudanças de marchas e ajudar no processo desse trabalho com sensores que possuem uma transmissão mais automática do que outras.
Enfim, as empilhadeira possuem um enorme sistema, que é muito avançado, e ainda consegue calcular matematicamente a velocidade de todas as funções possíveis que esses instrumentos podem proporcionar.
Já o banco para empilhadeira também é um material que possui uma enorme importância, pois é ele quem evita grandes lesões a quem irá operar a máquina. Além disso ele precisa ser verificado constantemente para que esteja em dia.
Com ele nas condições corretas, ou seja, sempre parecendo estar novo, irá evitar muitos problemas físicos e também fará com que o trabalho seja um pouco mais confortável.
Manutenção de empilhadeiras
Por fim, iremos falar um pouco mais sobre a manutenção desse maquinário. Quando for comprar empilhadeira, é interessante que saiba como será o período de garantia e também toda a sua assistência.
Isso porque ela sempre necessitará de três tipos de reparo e manutenção.
A primeira é a preventiva, que receberá verificações regulares para que seja possível identificar problemas futuros e evitá-los.
A segunda manutenção é a preditiva, que será mais rebuscada, com análises e planejamentos. Com ela é possível entender mas sobre a vida útil das empilhadeiras e todas as condições que a rodeiam.
E a última é a manutenção corretiva, que é feita quando algo delas já quebrou ou ela apresenta algum tipo de defeito. Enfim, se na hora da venda de empilhadeiras o vendedor falar que será possível ter esses serviços, aproveite e compre na hora.
Essas são as informações sobre empilhadeiras e todas as suas necessidades e manutenção.