INDUSTRIAIS

Os ambientes industriais são divididos por diversos setores, cada um dedicado a uma finalidade produtiva para garantir a eficiência e praticidade na produção à qual se destina.

Todos possuem importâncias específicas, levando em consideração que são diversos profissionais atuando em áreas técnicas e práticas.

O setor administrativo cuida de muitos processos técnicos, enquanto os operadores do chão de fábrica são responsáveis pela linha de produção e da rotina da empresa. Em áreas intermediárias estão os gestores e supervisores, que gerenciam cada etapa ou resolução tomada no dia a dia.

Uma área importante que muitas empresas investem tempo, dedicação e aplicação de equipamentos apropriados é no laboratório industrial. Os profissionais que trabalham nesse setor estão empenhados no desenvolvimento de novos produtos, por meio de pesquisas e estudos variados.

São procedimentos que ajudam na melhoria do aproveitamento de matérias-primas, processos que visam a redução de custos de produção e ajudam a criar bens de consumo que atendam as expectativas do mercado e do público-alvo.

Laboratório preparado visa equipamentos versáteis

São necessários diversos equipamentos dentro de um laboratório de pesquisas e desenvolvimento de novos produtos. Há peças e instrumentos que são essenciais, como pipetas e microscópios. Ainda assim, existem outros que precisam estar presentes, entre eles:

  • Fotômetros;
  • Condutivímetros;
  • Espectrofotômetros;
  • Eletrodos.

Cada um possui uma finalidade que ajuda no desenvolvimento dos produtos, para que possam chegar ao consumidor de maneira apropriada e com toda a segurança possível.

O uso de um agitador industrial dentro do laboratório de uma fábrica de alimentos, por exemplo, permite o preparo de soluções ou reações químicas entre diferentes elementos. os componentes de uma fórmula ou diferentes ingredientes precisam agitados, dissolvidos, misturados e homogeneizados, sejam eles líquidos ou viscosos.

A preparação de diversos produtos demanda estudos e pesquisas entre diferentes elementos que se combinam, criando um produto que ainda passa por testes laboratoriais por um tempo determinado.

As fábricas que produzem pães e bolos em larga escala são especialistas nesse tipo de estudo. Os laboratórios que atendem esse segmento utilizam uma amassadeira industrial para bater massas e alcançar o ponto ideal dos produtos, tanto na homogeneização quanto para o alcance da característica final.

Siderúrgicas utilizam ensaios de precisão

A qualidade do material que chega ao alcance dos consumidores deve ser garantido para o qual o uso se propõe. Os elementos metálicos utilizados na indústria automobilística, por exemplo, são variados entre estrutura de base, motorização, carroceria e acabamento final.

Nesse caso, as indústrias siderúrgicas utilizam o ensaio de dureza rockwell de acordo com o material a ser testado. As características variam em escalas distintas, sendo comparativas conforme a aplicação final.

O mercado recebe bens de consumo intermediários para as mais variadas finalidades, como as chapas de ferro e aço disponibilizadas para a indústria automobilística, assim como barras de aço endurecido são destinadas para a construção civil.

Os profissionais que atuam em suas respectivas áreas devem estar atentos à qualidade do material, identificando se as peças atendem à classificação indicada pelo ensaio rockwell conforme especificado.

Instalações projetadas para segurança total

Um laboratório industrial deve ser um ambiente controlado, com todos os equipamentos adequados para os estudos e pesquisas às quais se propõe. Mesmo com tudo devidamente no lugar, durante a montagem do espaço a segurança de todos deve ser uma prioridade.

Dessa forma, os balcões de apoio, estantes e armários devem ser aplicados para que a mobilidade seja acessível. A presença de Mangueiras e conexões hidraulicas deve ser acessível, para garantir a manutenção de sistemas de proteção contra incêndio e situações de pânico.

Vale lembrar que, a eficiência dentro da linha de produção passa por pesquisas realizadas em laboratórios industriais, visando melhor aproveitamento de todas as matérias-primas utilizadas e do tempo despendido pela mão de obra especializada.

Desde o tratamento de recursos naturais, como a borracha e o ferro, até os produtos que dependem do agronegócio, como as indústrias alimentícias e farmacológicas, são necessários estudos de todos os componentes, inclusive das mangueiras e conexoes, para evitar qualquer problema com o mercado consumidor.

Por fim, a sustentabilidade no setor industrial é necessário, diminuindo o impacto ambiental e a interferência que as empresas ocasionam no meio ambiente e na saúde da população.

Os laboratórios são imprescindíveis para garantir o tratamento correto da água e esgoto, assim como a aplicação de filtros eficientes nas chaminés.

Todos os processos são resultados de muitos estudos e pesquisas que passaram por mãos e mentes que dedicaram horas e horas dentro dos laboratórios industriais.